o lançamento do mazda miata de quarta geraçao nesta semana nos fez lembrar porque gostamos tanto dele ele e compacto potente na medida certa e nao tem invencionices um puro driver s car e sabemos que existem varios outros conversiveis de dois lugares com apelo esportivo que sao tao legais quanto o mx 5 e por isso depois de falar sobre os hot hatches achamos que chegou a hora de dar uma atençao especial aos roadsters bem vindo a nossa mais nova serie — que começa com o giro la em cima o nome honda s2000 te diz alguma coisa e bem provavel — trata se de um dos esportivos mais iconicos da empresa fundada por soichiro honda tendo sido produzido por 10 anos 1999 2009 sem alteraçoes significativas o segredo esta na receita simplicidade acima de tudo porem com uma pitada de sofisticaçao nos lugares certos a ideia surgiu em 1995 quando a honda apresentou no salao de toquio o ssm — ou sports study model o nome generico nao fazia justiça a natureza entusiasta do conceito que antecipava um suposto concorrente para nomes como toyota supra mazda rx 7 e nissan skyline era um roadster de dois lugares com motor dianteiro e traçao traseira e visual purista que parecia pronto para correr em um track day a qualquer momento [youtube id= auyez5sbs3e width= 620 height= 350 ] quatro anos depois a versao de produçao foi apresentada — em 1999 no aniversario de 50 anos da honda as linhas basicas de autoria de shigeru uehara foram mantidas porem ficaram um pouco mais conservadoras os farois subiram a grade desceu e os santantonios deram lugar a peças mais discretas atras dos bancos e podiam ser cobertos por uma capota de tecido ou de aluminio que era opcional as linhas mesclavam limpeza e agressividade em uma proporçao perfeita e embora nao representassem nenhuma revoluçao eram extremamente agradaveis e atemporais o interior privilegiava a funcionalidade com todos os comandos voltados ao motorista e proximos das maos um belo painel digital e design minimalista complementado por otimos bancos concha que podiam ser forrados em couro bicolor mas o grande atrativo do s2000 nao se via logo de cara o motor denominado f20c que era uma verdadeira obra prima de engenharia quatro cilindros dois litros e 250 cv isso da 125 cv/l meus amigos sem induçao forçada — uma numero impressionante ate para os padroes de hoje e que so foi superado em 2010 pela ferrari 458 italia cujo v8 de 4 5 litros entrega 126 cv/l com diametro de 87 mm nos cilindros e curso dos pistoes de 84mm o f20c deslocava 1 997 cm³ e por isso o carro foi chamado de s2000 — em homenagem aos pequenos roadsters honda lançou nos anos 60 s500 s600 e s800 que tambem eram batizados de acordo com o deslocamento dos motores emprestados das motos da marca projetado para trabalhar no limite de giro o motor entrega seus 250 cv a 8 600 rpm com a faixa vermelha do conta giros começando aos 8 800 rpm e corte de giro a estratosfericos 9 000 rpm era o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 5 9 segundos com velocidade maxima de 247 km/h com potencial para muito mais mesmo no modelo feito para o mercado americano que tinha taxa de compressao reduzida a potencia ainda impressionava 240 cv a 7 800 rpm acima de tudo — literalmente — ficava o comando duplo variavel vtec que atuava nas valvulas de admissao e escape a partir de 6 000 rpm e alterava completamente o comportamento do motor que queimava combustivel com muito mais eficiencia e ainda proporcionava o famoso vtec kick [youtube id= b1wqwrl_gla width= 620 height= 350 ] ate o ronco do motor muda encarregada de levar a potencia para as rodas traseiras era a transmissao manual de seis marchas conectada a um diferencial torsen de deslizamento limitado ah voce curte automaticos que pena mas um carro potente nao vale muito se tambem nao for controlavel — e a dinamica do s2000 complementava perfeitamente a potencia do motor para começo de conversa a suspensao era independente nas quatro rodas com braços sobrepostos do tipo duplo a e barras estabilizadoras o centro de gravidade era baixo e o motor era o mais recuado o possivel para garantir a distribuiçao de peso perfeita de 50/50 o resultado foi um carro extremamente elogiado por todos os veiculos que o testaram do inicio ao fim de sua vida — sempre valorizando seu motor potente e girador seu comportamento dinamico neutro e seu estilo extremamente agradavel o que nao significa que o carro nao pudesse melhorar e na atualizaçao promovida em 2004 o s2000 ganhou uma revisao na geometria da suspensao rodas de 17 polegadas antes eram de 16 e um visual ligeiramente atualizado com novos farois lanternas e para choques para o mercado americano a mudança foi maior a honda desenvolveu uma versao do f20c com curso ampliado para 90 7mm — resultando em um deslocamento de 2 157 cm³ ou dois litros o motor chamado f22c1 ganhou torque — passando de 21 1 a 22 4 mkgf — mas manteve a mesma potencia enquanto o regime de rotaçoes foi ligeiramente reduzido este motor jamais foi oferecido no japao e na europa a proposta minimalista do s2000 era refletida no modo como ele era vendido nao havia versoes e niveis de acabamento apenas algumas ediçoes limitadas a mais legal delas foi a club racer ou simplesmente cr apresentada em 2008 disponivel apenas nos eua o s2000 cr tinha suspensao mais firme um novo sistema de escape pneus mais largos na traseira e um aerofolio nada discreto sem estepe e com sistemas de som e ar condicionado opcionais o cr pesava 1 254 kg contra 1 299 kg da versao comum foram planejadas 2 000 unidades mas acabaram sendo produzidas apenas 699 entre 2008 e 2009 ao longo de dez anos mais de 110 mil unidades do s2000 foram produzidas e comercializadas no japao na europa e nos eua — e os americanos ficaram com mais de 65 mil delas para fazer tanto sucesso na terra dos muscle cars um roadster minimalista bom de curva e com motor girador precisa ser bom de verdade nao e mesmo recentemente a honda nos deu a pista de que um novo esportivo chamado s2000 podera ser lançado ate 2017 ainda nao soubemos mais nada a respeito mas vamos dizer a verdade se o s2000 voltasse a ser fabricado exatamente como era quando saiu de linha em 2009 nos o comprariamos com um enorme sorriso no rosto — e ficariamos com uma maior ainda na hora de dirigi lo todos os dias pode ter certeza voce nao [gallery columns= 4 link= file ids= 21142 21141 21132 21135 ]
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