Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Volvo V90 é revelado em forma de miniatura
Aconteceu de novo: depois dos chineses que fabricam as miniaturas da Volvo publicarem na internet as fotos do sedã S90, agora é a vez da perua V90 ser revelada dessa forma. Sim, a perua V90, a versão de produção da belíssima Volvo Concept Estate. As fotos foram divulgadas pelo site CarNewsChina e mostram a perua em escala 1:43.
A futura V90 será baseada na nova arquitetura modular SPA, que já é usada no XC90, e também usará os motores a gasolina e diesel do SUV, além de um powertrain híbrido plug-in. A julgar pelas fotos a versão de produção irá manter as linhas mais marcantes do conceito de 2014, e terá as lanternas traseiras elevadas que já se tornaram marca registrada das peruas Volvo, além de um teto solar enorme e saída dupla de escape. A nova dupla da família 90 da Volvo deverá ser lançada oficialmente no começo de 2016, e irá concorrer com o trio alemão Mercedes Classe E, BMW Série 5 e Audi A6.
Confira a lista de carros modificáveis do novo Need For Speed
O novo jogo da franquia Need For Speed será lançado no próximo dia 3 de novembro. Ele será ambientado em um mundo aberto noturno, e terá cinco modos de jogo, com corridas e perseguições, para as quais você poderá escolher mais de 50 carros.
A lista completa foi publicada há alguns dias pelos desenvolvedores no site oficial do jogo. Todos eles poderão ser modificados e estarão incluídos no jogo ou disponíveis para download a partir da data de lançamento. A lista está logo abaixo, e você pode ver as imagens detalhadas de cada carro no site de Need For Speed.
Acura RSX-S
BMW M2
BMW M3 E46
BMW M3 E92
BMW M3 Evolution II E30
BMW M4
Chevrolet Camaro Z28
Chevrolet Corvette Z06
Dodge Challenger SRT8
Dodge SRT Viper
Ferrari 458 Italia
Ferrari F40
Ford Focus RS
Ford Mustang
Ford Mustang Boss 302
Ford Mustang Fox Body
Ford Mustang GT
Honda Civic Type-R
Honda NSX Type-R
Honda S2000
Lamborghini Aventador LP 700-4
Lamborghini Diablo SV
Lamborghini Huracán LP 610-4
Lamborghini Murciélago LP 670-4 SV
Lotus Exige S
Mazda MX-5 1996
Mazda MX-5 2015
Mazda RX7 Spirit R
McLaren 570S
Mercedes-AMG GT
Mitsubishi Lancer Evolution MR
Nissan 180sx Type X
Nissan Fairlady 240ZG
Nissan GT-R Premium
Nissan Silvia Spec-R
Nissan Skyline GT-R KPGC10
Nissan Skyline GT-R V-Spec 1993
Nissan Skyline GT-R V-Spec 1999
Porsche 911 Carrera RSR 2.8
Porsche 911 Carrera S (991)
Porsche 911 Carrera S (993)
Porsche 911 GT3 RS
Porsche Cayman GT4
Scion FR-S
Subaru BRZ Premium
Subaru Impreza WRX STI
Toyota GT86
Toyota Sprinter GT Apex
Toyota Supra SZ-R
Volkswagen Golf GTI
Volvo 242
Yamaha vai apresentar conceito de carro esportivo em Tóquio
A Yamaha parece estar decidida a ampliar suas áreas de atuação (que já incluem instrumentos musicais, áudio doméstico e profissional, jet-skis, motos e motores náuticos) com um conceito de carro esportivo, que será apresentado nas próximas semanas no Salão de Tóquio. Essa não será a primeira vez que a fabricante se envolve com o mundo das quatro rodas — ela na verdade construiu o Toyota 2000GT nos anos 1960, depois desenvolveu os motores SHO da Ford, criou um Fórmula 1 para as ruas nos anos 1990 e era responsável pelo motor V8 da Volvo até pouco tempo atrás.
O esportivo ainda é um segredo bem guardado: até agora somente esta imagem que não mostra quase nada foi revelada. Não há nome, nem qualquer outro detalhe. O comunicado à imprensa fala apenas que “o design deste carro conceito é inspirado pelas motos, e expressa o estilo único Yamaha”. Considerando o pouco que podemos ver na imagem, ele parece um esportivo compacto de dois lugares, com um perfil semelhante ao do antigo kei car Autozam AZ-1, porém em maior escala. Há quem diga que Gordon Murray está envolvido no desenvolvimento do carro — dado que ele vem sendo relacionado à marca com alguma frequência recentemente. Por ora, só nos resta esperar alguns dias.
Honda divulga informações detalhadas sobre a nova geração do Civic
A nova geração do Honda Civic foi apresentada há pouco mais de um mês nos EUA, mas somente agora a fabricante japonesa divulgou as informações detalhadas do novo sedã-fastback. Até então, sabíamos apenas que o modelo havia ficado mais longo (no comprimento e entre-eixos), mais baixo e mais largo, e que seria equipado com duas opções de motorização.
A primeira, para as versões de entrada, será um 2.0 aspirado e o outro é um 1.5 turbo, que será reservado às versões de topo. Os dois motores serão combinados a um câmbio CVT com modo de simulação de marchas. O câmbio manual de seis marchas será exclusivo da versão de entrada, um padrão atual do segmento.
Nós já conhecíamos a potência e torque dos motores, mas as novas informações revelam a faixa de rotações em que eles terão seu desempenho máximo. O motor 2.0 aspirado produz 160 cv a 6.500 rpm e 19 mkgf a 4.200 rpm. Essa potência poderá chegar aos 165 cv no Brasil com a adoção da tecnologia flex. Já o motor 1.5 turbo produz seus 176 cv a 5.500 rpm e seu torque máximo de 22,3 mkgf é disponível entre 1.800 e 5.500 rpm.
Outras informações novas são o volume do porta-malas, que passou de modestos 354 litros para razoáveis 427 litros e o peso do carro, que foi reduzido de 1.300 kg para 1.267 kg.
Fiscalização de combustíveis no Brasil está reduzida desde março por conta de cortes de custos
Foto: Pedro França/Agência Senado
Se o aumento do percentual de álcool anidro na gasolina, e as bombas de combustível descalibradas já te preocupavam na hora de abastecer, aqui vai mais uma notícia para causar ataques de nervos a qualquer um que tenha zelo por seus amigos motorizados — sejam de duas, três, quatro, seis ou dezoito rodas:
desde março deste ano a Agência Nacional de Petróleo (ANP) deixou de renovar contratos com universidades que ajudavam na fiscalização dos combustíveis vendidos nos postos em 19 estados e no Distrito Federal. A parceria foi cancelada depois do anúncio de cortes nos gastos públicos do governo federal. Com isso, a fiscalização do combustível fica comprometida nessas 20 unidades da federação.
Capital da Noruega quer banir carros permanentemente do centro da cidade
A capital norueguesa Oslo anunciou que pretende proibir o acesso de quase 350.000 motoristas ao centro da cidade até 2019 (daqui a pouco mais de três anos), ao mesmo tempo em que aumentará o transporte público e ira reestruturar a região para ciclistas e pedestres. O conselho muncipal disse à agência de notícias Reuters que “pretende tornar o centro melhor para pedestres e ciclistas” e que ele “ficará melhor para as lojas e para todo mundo”.
A medida é a mais radical decisão vista até agora. Outras cidades europeias lidam com os congestionamentos de outras formas. Paris, por exemplo, tem um dia por ano em que os carros são proibidos de circular no centro da cidade. Londres, por sua vez, cobra um pedágio urbano para acessar as áreas mais críticas em termos de congestionamentos.
Para banir os carros do centro da cidade, a prefeitura de Oslo irá construir mais 60 km de ciclovias na região e investirá maciçamente na infra-estrutura de transporte público, além de desenvolver um novo sistema de transporte público para deficientes físicos e acessos para caminhões de abastecimento/fornecimento.
Fiat Tipo hatch já está em testes na Turquia
Se você acompanha o Zero a 300 diariamente já deve saber que o nome Tipo voltará a ser usado pela Fiat para batizar o Egea no mercado europeu. E se você ainda acha estranho ver o nome Tipo associado a um sedã (em vez de Tempra), aqui estão um par de fotos da versão hatch do modelo flagrada durante testes na Turquia.
As fotos foram feitas pelo usuário do Instagram trlux, e mostram o carro ainda sob disfarce pesado. Contudo, pode-se ver que — como acontecia com Tempra e Tipo na Europa — a dianteira do hatch é bastante semelhante à do sedã. O modelo será equipado com um motor 1.4 de 95 cv ou 1.6 de 110 cv a gasolina e 1.3 de 95 cv e 1.6 de 120 cv a diesel, enquanto a transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis marchas. A estreia do modelo deve acontecer em março do ano que vem, em Genebra.