Peruas, peruas e peruas! Como apaixonados por elas, perguntamos aos leitores quais eram as opções mais legais no mercado custando entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Agora temos a lista com as melhores respostas. Não deixe de conferir e, se for o caso, prepare-se para cair de cara nos sites de classificados!
Alfa Romeo 156 Sportwagon
Pergunte a qualquer entusiasta qual é o Alfa Romeo mais bonito dos últimos tempos e as chances de ele responder “156” são bem altas. Lançado há mais de 15 anos, o italiano projetado por Giugiaro envelheceu absurdamente bem, e isto também vale para a sua versão perua. Sua plataforma é derivada da do Fiat Marea, porém com extensas modificações — por exemplo, na suspensão, que usa um sistema de braços sobrepostos na dianteira e McPherson na traseira. É mais comum encontrar sedãs dentro do nosso orçamento fictício, mas com um pouco de empenho você consegue uma perua 156 Sportwagon, equipada com motor 2.0 16v Twin Spark, por cerca de R$ 35 mil.
Volvo V70
O Volvo V70 vendido no Brasil entre 2000 e 2006 já pode ser adquirido por algo entre R$ 32 mil e R$ 36 mil. Sua plataforma, chamada P2, é bem semelhante à de alguns modelos da Ford vendidos até hoje, como o Taurus — o que, no mínimo, pode ser considerada uma prova de suas qualidades dinâmicas (a diferença é que a Ford chama a plataforma de D3). Com visual imponente e opções de motor que vão de um 2.4 de aspiração natural e 170 cv a um 2.5 turbo de cinco cilindros e 250 cv , o V70 era a perua topo-de-linha da Volvo na época.
BMW Série 5 Touring (E39)
Esta você deve ter visto há alguns dias — uma E39 Touring foi um dos nossos últimos “Achados Meio Perdidos“. E é, realmente, uma das peruas mais legais que se pode comprar com algo entre R$ 35 mil e R$ 40 mil: robusta, elegante, recheada e dotada de ótimos motores de seis cilindros em linha e, no caso da 540i, um V8 de 4,4 litros e 286 cv. Como é comum neste tipo de carro, porém, a perua é bem mais rara do que o sedã.
Subaru Forester
A indústria sempre chamou o Subaru Forester de “crossover compacto”, e a última geração está mais para um SUV. Mas as duas primeiras gerações, para nós, são peruas — peruas altas de tração integral, mas ainda assim peruas. Com algo entre R$ 30 mil e R$ 40 mil nas mãos, você pode comprar um Forester de segunda geração (vendida no Brasil entre 2002 e 2008) dotado de um motor boxer de dois litros com turbo e 222 cv, ou de 2,5 litros e 227 cv, também turbinado. Por que não falamos do Impreza WRX? Porque ele ainda não custa menos de R$ 40 mil — ainda.
Peugeot 407 SW
Se tamanho é documento, o Peugeot 407 SW é a maior perua que você pode comprar com algo entre R$ 30 mil e R$ 35 mil. Importada entre 2005 e 2010, a perua francesa traz opções de motores 2.0 16v de 138 cv ou V6 3.0 de 211 cv — esta última, bem mais rara. Mas atenção: se for comprar este carro, que seja a versão com câmbio manual de cinco marchas — o automático de quatro marchas é famoso por seus solavancos em primeira marcha e relações mal escolhidas, programação bizarra e baixa confiabilidade.
Volkswagen Passat Variant (B6)
O Jetta Variant, nossa sugestão, é um carro bem legal, com motor de cinco cilindros e um belo visual. Mas uma alternativa maior, mais espaçosa e luxuosa que custa quase a mesma coisa é o Passat Variant B6, da mesma época. O motor é o 2.0 FSI de injeção direta, podendo ser naturalmente aspirado de 150 cv ou turbinado, com 200 cv e, em ambos os casos, tem manutenção um pouco mais cara que o cinco-em-linha do Jetta, porém bebe menos combustível. Além disso, é um carro muito bonito e de personalidade. O câmbio quase sempre é o Tiptronic de seis marchas, e o preço varia entre R$ 33 mil e R$ 40 mil.
Toyota Fielder
Apesar de sua competência, o Toyota Corolla não tem um perfil muito entusiasta — é um carro confiável, espaçoso e que não te dá dor de cabeça, mas também não empolga visualmente. Uma exceção, porém, pode ser feita para a versão perua da nona geração (terceira por aqui), vendida no Brasil como Toyota Fielder. Por alguma razão, a perua tem um visual bem mais apelativo que o sedã ao mesmo tempo em que conta com o ótimo motor 1.8 16v com comando variável VVT-i de 136 cv. Os exemplares mais novos, de 2008 (último ano de fabricação) custam por volta de R$ 35 mil.
Audi A4 Avant
Com R$ 40 mil você não vai conseguir comprar nenhuma super perua com quatro argolas na grade, mas pode chegar perto — e um pouco de imaginação também ajuda. O caso é que o Audi A4 Avant de segunda geração, vendido no Brasil entre 2000 e 2006 e equipado com motor 1.8 com cabeçote de 20 válvulas, turbo e 163 cv, custa a partir de R$ 30 mil. Na maioria dos casos, o câmbio é um CVT que simula seis marchas, batizado pela Audi de Multitronic.
Hyundai i30 CW
Deixando a polêmica da potência de lado, a Hyundai i30 CW é uma das peruas mais interessantes que se pode comprar por menos de R$ 40 mil — pouco menos, na verdade, visto que o preço é de, em média, R$ 38 mil. O motor é um 2.0 16v com comando duplo no cabeçote e 145 cv, o visual é acertado e a transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas. O maior problema é encontrar uma delas à venda — a i30 CW foi vendida apenas entre 2010 e 2011.
Mercedes-Benz C 230
A segunda geração da Classe C da Mercedes-Benz estreou em 1994, e veio com uma das peruas mais legais que você pode comprar dentro de nosso orçamento. É a C230 Kompressor — que, como o nome diz, é dotado de um motor 2.3 de quatro cilindros com compressor mecânico e 193 cv, suspensão com calibragem mais rígida (típica da versão Sport) e câmbio automático de quatro marchas nos modelos feitos até 1996 e de cinco marchas nos modelos de 1997 em diante (com alguns raros exemplares dotados de câmbio manual de cinco marchas). O visual é quadrado, mas ainda assim estiloso — especialmente nos exemplares da virada da década de 2000 — e o motor é altamente confiável. Não se pode querer muito mais do que isso de uma perua que custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.