A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Petrobras anuncia aumento nos preços da gasolina e diesel

Depois de anunciar duas reduções dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias, a Petrobras anunciou nesta última segunda-feira (5) que os valores cobrados pelo litro dos dois combustíveis voltarão a subir a partir de hoje. O reajuste é de 8,1% para a gasolina e 9,5% para o diesel.

Caso o aumento seja repassado integralmente ao consumidor final, o litro da gasolina pode ficar até R$ 0,12 mais caro, enquanto o do diesel subirá cerca de R$ 0,17.

Segundo a Petrobras, o reajuste se deve à variação do câmbio e dos preços do petróleo no mercado internacional. Desde outubro, a Petrobras adotou uma nova política de definição de preços dos combustíveis, baseadas na cotação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional. Com isso um comitê chamado Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP) se reúne a cada 30 dias para analisar as variáveis econômicas e definir o valor dos combustíveis. Nas duas primeiras reuniões, realizadas em 14 de outubro e 8 de novembro, o preço dos combustíveis foi reduzido devido às mesmas variáveis — câmbio e cotação do barril.

Apesar das reduções nas refinarias, o reajuste não foi repassado pelas distribuidoras, que chegaram a aumentar o valor dos combustíveis para os distribuidores, que acabaram repassando o aumento para os consumidores.

Em sua nota oficial, a Petrobras reforçou que os postos e distribuidores têm liberdade para definir seus preços.

Matérias relacionadas

Mais de 70 carros clássicos e raros são apreendidos em Minas Gerais – veja a galeria!

Leonardo Contesini

BMW planeja uma versão radical para o M2 com 400 cv – e o motor do M3!

Leonardo Contesini

Salão do Automóvel terá Ford F-150 Raptor e 50 clássicos da Volkswagen

Leonardo Contesini