FlatOut!
Image default
Zero a 300

Petrobras reajusta preços dos combustíveis mais uma vez, Toyota Supra será apresentado em outubro, Lamborghini quer manter V12 aspirado vivo e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Petrobras anuncia redução dos preços da gasolina e diesel

gasolina_1

A Petrobras anunciou na noite desta última quinta-feira (26) um novo reajuste nos preços dos combustíveis nas refinarias. Desta vez, os preços serão reduzidos: o diesel ficará 5,1% mais barato e a gasolina 1,4%. Esta é a segunda vez que a Petrobras está reajustando os preços em janeiro — no último dia 5 o preço do diesel foi elevado em 6,1%, o que resulta em um aumento real de 1% neste mês.

Segundo a Petrobras, o reajuste foi motivado pela valorização do real e pela redução dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais — em especial do diesel, que teve uma menor demanda na Europa devido ao inverno mais ameno.

Caso o reajuste seja integralmente repassado aos consumidores e não houver alterações em outras variáveis que compõem os preços dos combustíveis nos postos, o diesel pode cair cerca de R$ 0,08 e a gasolina R$ 0,02. Contudo, o repasse não é obrigatório e, segundo apuramos, os postos de combustíveis tendem a repassar os reajustes (reduções ou aumentos) somente quando o valor é superior a R$ 0,05.

 

Lamborghini poderá manter seu V12 aspirado no sucessor do Aventador

2017-lamborghini-aventador-s-32

Embora os motores turbo estejam se tornando cada vez mais predominantes na indústria, algumas marcas continuam resistindo à sobrealimentação dos motores. Uma delas é a Lamborghini, que apesar de ter mencionado algo sobre considerar turbos no futuro, voltou a falar sobre a longevidade de seu V12 aspirado.

Em entrevista ao site Car Advice, o atual CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali, disse que a posição da marca no grupo “deve ser diferente” e que ter um motor V12 aspirado “faz parte destas diferenças”. “Não acho que ficaremos para trás por não adotar motores turbo. Há espaço para sermos diferentes”, disse. “Ser diferente é a referência para a Lamborghini em termos de estilo e tecnologia. Quanto mais adotarmos a eletrificação, mais iguais seremos”.

Não espere, contudo, que a marca deixe de lado os motores turbo: o antecessor de Domenicali, Stephan Winkelmann, já havia dito que em determinado momento a marca terá que considerar os motores turbo, e esse momento parece ser o lançamento do SUV Urus, que deverá usar um motor V8 biturbo para se adequar à concorrência que o espera.

O discurso é reforçado por Domenicali: “Teremos novos modelos, claro, mas o Aventador — ou qualquer esportivo deste nível — continuará sendo um carro muito específico”, disse. Isso parece deixar claro que, no futuro, o sucessor do Gallardo e o modelo de entrada que a marca planeja, deverão usar motores V8 biturbo como o Urus.

Além disso, o maior sinal de que o V12 continuará vivo nos Lamborghini é que o Aventador, segundo Domenicali, tem “mais cinco ou seis anos pela frente” e a nova plataforma “também usa um V12 como peça-chave do projeto”.

 

Toyota Supra será apresentado em outubro e será inspirado pelo FT-1

A-2

Quando a camuflagem do novo Toyota Supra começou a cair, dissemos que o visual do novo esportivo será realmente influenciado pelo conceito FT-1, apesar de a Toyota ter dito o contrário algumas vezes. O motivo é uma lógica simples: qual o sentido de desenvolver um conceito e apresentar duas versões dele em Salões e períodos diferentes sem que haja a  intenção de colocá-lo em produção ou usar seu estilo como referência estética para seus futuros modelos?

Agora, a edição americana da Car and Driver publicou uma série de informações da revista japonesa Best Car sobre o futuro esportivo da Toyota. Segundo os japoneses, ele será realmente inspirado no FT-1 e terá um estilo mais ousado que o do GT86.

A Best Car também cravou que o modelo será apresentado na forma de conceito (você sabe, aqueles conceitos que são praticamente uma versão de produção) em outubro deste ano no Tokyo Motor Show. O que a Best Car não conseguiu apurar foi qual o motor que irá embalar o novo Supra. A resposta é o mistério mais bem-guardado da indústria automotiva nos últimos anos e nem mesmo as especulações são convergentes: há quem dica que ele usará um 2.0 turbo de quatro cilindros, outras fontes falam em um seis-em-linha turbo compartilhado com a BMW e ainda há a possibilidade de que ele use um 3.0 V6 turbo.

 

Sucessor do Nissan 370Z será apresentado em outubro

2015-nissan-370z-nismo-001-1

Ainda de acordo com as informações dos japoneses da Best Car publicadas pela Car and Driver americana, a Nissan irá anunciar o sucessor do 370Z em outubro deste ano, no mesmo Tokyo Motor Show onde será apresentado o Toyota Supra.

O 370Z já está entre nós desde 2009, e a Nissan já vem trabalhando em um sucessor para ele desde 2015. Segundo a Car and Driver, o novo modelo buscará inspiração no atual GT-R 2017, substituindo sua dianteira fechada e baixa por uma grade maior e elevada. As proporções serão as mesmas de todos os Z Cars desde os anos 1970: capô longo, traseira truncada e tração traseira, porém o teto será ligeiramente diferente do 370Z.

As novidades também abrangem o motor: desta vez serão duas opções de motorização. Na versão de entrada o próximo Z car terá um V6 de três litros, 300 cv e 40,7 mkgf, enquanto a versão de topo usará o V6 biturbo do Infiniti Q60, com 400 cv e 48 mkgf. O câmbio também será novidade: no lugar do manual de seis marchas, haverá apenas um automatizado de embreagem dupla com sete marchas.

A Best Car ainda menciona uma possível versão híbrida, combinando o V6 aspirado de 300 cv a um motor elétrico para produzir 500 cv, o que nos parece pouco provável considerando que isso colocaria o novo Z muito próximo do GT-R em termos de desempenho.