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Zero a 300

Peugeot 208 com motor turbo | Jeep Compass híbrido no Brasil | a perua BMW M3 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Peugeot já está testando o motor 1.0 Fiat no 208

Quando o atual Peugeot 208 foi lançado, foi um tanto decepcionante saber que ele mantinha o antigo 1.6 16v de quase 20 anos — embora com atualizações muito bem-resolvidas — no cofre de um carro tão bonito. Na ocasião, contudo, discutimos sobre o novo carro e consideramos a possibilidade de ele ter sido lançado com o motor 1.6 16v como um “tapa-buraco” até que os motores GSE turbo da FCA fossem lançado — na época a Stellantis já estava formada e os motores GSE já estavam confirmados para a linha Fiat e Jeep.

Agora, o pessoal do Auto+ flagrou o 208 em testes com o que parece ser o motor 1.0 GSE turbo – o que confirmaria nossa velha hipótese. Ao que tudo indica, o modelo terá atualizações estéticas, um novo sistema multimídia (uma atualização que exige frequência quando se decide adotar recursos tecnológicos nos carros) e, claro, o motor 1.0 turbo semelhante ao que já equipa o Fiat Pulse, com 125/130 cv e 20,4 kgfm. Espera-se que ele seja combinado ao mesmo câmbio CVT do Pulse e que a tela de 10 polegadas do novo sistema multimídia também seja compartilhada entre os modelos.

Considerando que o 208 já vende razoavelmente bem para as pretensões da Peugeot com o motor antigo e em uma faixa mais alta do IPI (mesmo após as mudanças recentes), a chegada do motor 1.0 pode torná-lo mais competitivo e mais atraente frente à concorrência, especialmente em termos de preço. O compacto, na verdade, tem potencial para ser um dos modelos mais interessantes do mercado, se querem um palpite flatouter.

 

O Willams FW14 de Nigel Mansell está a venda

Lembra da carona que Nigel Mansell deu a Ayrton Senna no GP da Grã-Bretanha em 1991? Pois o carro usado na ocasião será leiloado em maio, pouco antes do GP de Mônaco. O carro foi usado também nos GP da França, da Alemanha, Itália e Espanha, todos vencidos por Mansell.

A cena mais icônica, contudo, foi a da vitória no GP da Inglaterra, quando, depois de vencer a prova, Mansell deu uma carona a Ayrton Senna, que ficou sem combustível na volta final da corrida. Depois da prova, apesar do segundo lugar no Mundial de pilotos, Mansell ganhou o carro da Williams e o manteve em sua coleção pessoal até recentemente.

A casa de leilões RM Sotheby’s espera vendê-lo por algo entre 1,5 milhão e 3 milhões de euros. Parece pouco para um carro tão emblemático? É porque o V10 Renault foi removido do carro antes de ele ter sido entregue a Mansell, o que significa que, embora seja um legítimo FW14 de outro planeta, ele não é um “automóvel” no sentido original da palavra. Nada te impede, contudo, de procurar um motor para instalar ali…

 

Jeep Compass híbrido chega até junho

A Jeep confirmou que irá lançar seu primeiro modelo híbrido no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. Apesar de não confirmar o modelo que será trazido, o material de divulgação trazia imagens do Jeep Compass 4xe, que já havia sido mencionado na ocasião da apresentação do novo Compass com motor turbo flex — além disso, a Stellantis já havia mencionado que ele seria o primeiro híbrido da marca por aqui.

Ainda não se sabe se ele virá em abril, maio ou junho, mas sabemos que a versão europeia do 4xe pode rodar até 50 km/l em trajeto misto urbano e rodoviário. O 4xe combina o motor 1.3 turbo de 180 cv a um motor elétrico no eixo traseiro, que acrescenta 60 cv ao powertrain, totalizando 240 cv.

Com isso, o Compass 4xe pode ir do zero aos 100 km/h em 7,1 segundos e pode rodar até 50 km usando apenas o motor elétrico e as baterias de 11,4 kWh. O motor elétrico também permite ao 4xe chegar aos 130 km/h sem acionar o motor 1.3 turbo. O modelo é um híbrido do tipo plug-in, que pode ser recarregado em tomadas ou pelos sistemas de recuperação de energia.

Sem a confirmação do modelo não temos como prever o pacote de equipamentos, mas, considerando que ele será o modelo de topo e tem uma abordagem mais tecnológica — incluindo na segmentação e público-alvo — é certo que ele terá todo o conjunto de assistências de condução disponíveis na linha Compass (como a frenagem automática de emergência, cruise control adaptativo e sistema de estacionamento autônomo), além de teto solar panorâmico e quadro de instrumentos digital. Quanto aos preços, bem, eu não esperaria nada abaixo dos R$ 250.000.

 

Nova Nissan Frontier já está em produção

A Nissan da Argentina anunciou que já está produzindo a nova Frontier 2022. O modelo, que foi reestilizado, começará a ser vendido localmente em abril e deve chegar ao Brasil em seguida.

A nova Frontier foi apresentada em uma foto na linha de produção em sua versão de topo, a Pro4X, com uma abordagem mais esportiva e design exclusivo desta versão. A reestilização não é segredo algum: o modelo já rodava camuflado pelo Brasil e será exatamente como as versões vendidas no México e na Tailândia.

As principais mudanças estão na dianteira, onde a Frontier ganhou novo para-choques, grade e conjunto óptico. Na traseira, mudam apenas o para-choques e o santantônio. As rodas, como de praxe nos facelifts, também serão redesenhadas, embora apareçam cobertas nas imagens oficiais. No lado de dentro a Frontier terá um sistema multimídia novo, com tela de oito polegadas, e uma nova tela de sete polegadas no quadro de instrumentos.

Tecnicamente, a nova Frontier recebeu reforços estruturais no chassi para otimizar a rodagem e a estabilidade com carga máxima. Boa parte dos reforços foram trazidos da Mercedes-Benz Classe X, que compartilhava sua arquitetura com a Nissan, porém com desenvolvimento próprio da Mercedes-Benz.

Mecanicamente não espere novidades, pois os motores 2.3 turbo diesel e 2.3 biturbo deverão continuar no cofre da picape por um bom tempo. O primeiro irá manter os 160 cv e 40,9 kgfm e o segundo os 190 cv e 45,8 kgfm, sempre combinados ao câmbio manual de seis marchas ou automático de sete marchas.

 

BMW revela traseira da M3 Touring

A M3 Touring está cada vez mais próxima — sim, com um atraso de quase 30 anos, mas próxima — e a BMW, como todas as fabricantes nos últimos 10 anos, está lançando as novidades sobre o carro a conta-gotas à medida em que a data de lançamento se aproxima. Depois de confirmá-lo e mostrar o carro camuflado, agora é a vez de mostrar a traseira do carro descoberta em uma “visita” ao galpão secreto da BMW M.

No vídeo mais recente publicado pela divisão, além de mostrar a BMW M3 E46 Touring que nunca chegou à linha de produção, a super-perua aparece acelerando na pista e também estacionada, junto à equipe da BMW M e, agora, com a traseira descoberta — e um visual bem mais agressivo que o da C63 AMG, muito mais próximo do que a Audi faz com suas RS Avant.

Ainda não há confirmação sobre o powertrain da BMW M3 Touring, mas é evidente que será o mesmo do M3 sedan — o 3.0 biturbo seis-em-linha com 510 cv na versão de topo. A data de lançamento também não foi divulgada, mas considerando o nível de apresentação do carro até agora, não acho que vamos esperar mais de 30 ou 45 dias.

 


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