caros amigos agora que voces ja conhecem a minha historia e a do meu peugeot 306 rallye clique aqui para reler o primeiro post deste project car e hora de apresentar os detalhes do projeto a ideia original era simplesmente tirar o motor 1 8 16v de 112 cv o xu7jp4 e subir o xu10j4rs 2 0 16v de 167 cv tudo stock mesmo pois estava ferrado de grana e queria simplesmente que o carro voltasse a andar o mais rapido possivel mesmo assim foram quase dois meses juntando grana pra comprar o carro e encosta lo na oficina para fazer o serviço que so começaria com o motor em maos claro aproveitei o tempo que o carro ficou em casa parado para depenar o que dava tirei todo o som fiaçao que ainda sobrou kit de portas e radio mp3 desmontei toda a admissao e alguns perifericos tambem pra facilitar o trabalho depois o motor depois de uma pequena procura combinada a sorte de ter muitos contatos dentro deste mundo de carros franceses encontrei o motor que precisava com um amigo em curitiba porem como disse antes tinha de juntar a grana para poder ir busca lo e eu ainda precisaria comprar um carro de uso diario pois so tinha o 306 ate entao entao foram dois meses relativamente angustiantes quando chegou a hora ja estava com o 207 daily driver subi com ele para buscar o motor quase capotando nas curvas da serra de tao agoniado que estava chegando la tramite feito nao como deveria ter sido depois voces vao entender o por que motor pra ca e grana pra la bora voltar chegando em casa destrinchei todo o kit ja na expectativa de chegar a oficina na primeira hora da manha de segunda feira levar o carro mais o motor recem adquirido e finalmente iniciar a saga uma dura liçao brinquedo na plataforma bora começar a brincadeira de uma vez a criança aqui ja estava subindo nas paredes o destino foi a multicarros do meu amigo celso referencia em psa em joinville e que topou me ajudar no swap ja que o negocio dele e manutençao de carro de rua primeiro passo sacar o motor antigo isso foi tranquilo e facil ai começou a parte de montar o quebra cabeças do motor novo que comprei desmontado com o seguinte pensamento ahhh bem melhor assim facil de revisar ne ai e so montar #soquenao voces nao imaginam a quantidade de coisas que faltavam de parafusos a mancais do virabrequim isso foi pura falta de atençao e de conhecimento meu na epoca de toda forma minha dica para quem for adquirir um motor seja pra substituir um motor quebrado ou mesmo para essa insanidade chamada swap e sempre compre o motor fechado e completo e bem mais facil desmontar tudo conferir retificar e comprar so o que precisa do que fazer trabalho de formiga e descobrir o que sera necessario comprar so na hora da montagem apesar deste incidente nao desisti e fui caçar as peças novas na concessionaria e as que poderiam ser usadas fui atras dos meus contatos tambem usei muita coisa do meu antigo 1 8 que compartilha muitos componentes porque alem de reduzir custos tinha a garantia de procedencia bom enquanto corria atras das peças faltantes as coisas foram se desenrolando na oficina fui estudando mais a fundo os diversos aspectos de um projeto como esse e comecei a pensar em possiveis upgrades futuros em conversas com amigos o assunto de preparaçao se intensificava bastante lembra das pilhas ruins que falei no primeiro post entao mas como disse ja tinha uma meta traçada isso aliado ao meu curto orçamento me fez segurar todas as vontades possiveis e impossiveis afinal era assim ou nao era nada com quase todas as peças em maos era hora de mandar os componentes que precisavam de retifica ou de revisao para um local especializado e foi ai que a historia tomou um rumo completamente diferente açougue infelizmente em joinville nao estamos tao bem servidos de locais confiaveis para alguns tipos de serviço e senti isso na pele com a retifica enviamos o bloco o cabeçote montado e o virabrequim para avaliaçao e possivel trabalho caso necessario o cabeçote tinha uma das camaras bem judiadas e pedi atençao especial nela alem de pedir a aferiçao da taxa de compressao atual do conjunto eis que o cabeçote volta com a camara exatamente como foi naquele momento desconfiei de que eles simplesmente penduraram uma etiqueta nas peças e devolveram depois descobri que eles nao sabiam medir a taxa de compressao e ai me deu um estalo mandei as peças para um açougue nao sendo suficiente fui verificar o bloco e descobri que tambem nao foi mexido ate ai tranquilo pois o dono anterior tinha o retificado e nao precisaria mesmo mas cade os mancais bom o resumo disso tudo e que fiquei extremamente puto com essa retifica e fui atras de outro lugar para fazer o cabeçote de forma decente so o cabeçote ne recebi referencias de um amigo de florianopolis sobre a jj competiçoes de um certo seu jadir que fazia cabeçotes inacreditaveis reservei um sabado e fui ate la com o cabeçote para conversar com ele chegando la so de olhar os cabeçotes que estavam na bancada decidi automaticamente que faria o serviço com o jadir e foi ai que o negocio descambou de vez alinhamos as expectativas e ja deixei o cabeçote para ele trabalhar e na mesma semana o projeto mudou completamente de rumo indo para essa linha motor xu10j4rs ja subiria ao cofre preparado aspirado forte em patamares acima da media dos feitos no brasil se tudo desse certo claro ; pistoes forjados iapel receita ja utilizada no xsara vts do meu amigo haroldo; trabalho monstruoso no cabeçote feito pelo seu jadir; bicos siemens deka 60 no etanol pois a taxa de compressao estara proxima a 14 1; fueltech ft400 pra controlar tudo; radiador de oleo flange e aeroquip; trabalho no virabrequim para evitar possiveis problemas com bronzinas; o projeto esta dividido em duas fases ambas com o motor aspirado primeira fase swap com cerca de 220 cv no motor com a lista de equipamentos descrita acima; segunda fase upgrades para elevar a potencia para entre 260 e 280 cv corpos de borboleta individuais coletor de escape dimensionado comandos bravos etc o cofre antes e depois com tantas mudanças conversei com o celso e decidi levar o carro de vez para floripa afinal o projeto tinha tomado um rumo totalmente insano e seria bem mais facil a jj cuidar por completo do peugeot a esta altura ja estavamos em setembro e eu estava ate que bem controlado no quesito ansiedade estudando a fundo preparaçoes gringas e o motor em si de onde peguei todo o pouco embasamento que tenho hoje na jj foram quatro meses de muito trabalho suor risadas raiva ahhh peugeot entre outras coisas mas isso fica para o proximo post ate la por euripedes marley project cars #71
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