ola pessoal primeiramente gostaria de agradecer aos mais de cem comentarios feitos no primeiro post do pc da minha pick up street rod chevrolet boca de sapo 1950 batizada como the blue thunder ja contei a minha historia e a origem da paixao por carros o desejo adiado de construir o roadster32 e a busca compra e começo da reforma do chassis e suspensao da pick up fiquei muito feliz com as dicas sugestoes e opinioes diferentes e muito legal ver no flatout tanta gente diferente unida pela forte paixao pelo mundo automotivo estamos juntos gearheads hoje vou contar sobre uma das partes mais especiais deste projeto a escolha compra e receita completa da preparaçao do novo motor v8 alguns amigos mais puristas torceram o nariz quando contei que trocaria o motor porque ele estava funcionando bem e poderia ser reformado mas como foi projetado com o unico proposito de transportar cargas tem muito torque mas e lento e definitivamente isso nao tem nada a ver comigo entao vamos em frente [youtube id= vfhu1eghw7e width= 620 height= 350 ] essa pick up the blue thunder que quero manter por toda a vida tem que refletir a minha personalidade e nada melhor do que um v8 com estilo e potencia o seu uso sera casual nada de deixar guardada vou botar para rodar mesmo em passeios nos finais de semana com a familia ou viagens para participar dos encontros na regiao portanto outro requisito e que seja muito confiavel e segura a busca pelo motor ideal foi longa pois tinha como objetivo comprar um chevrolet v8 350 5 733 cm³ ou apenas 5 7 litros small block com potencia aproximada de 350cv este motor foi a minha prioridade por ter o melhor custo x beneficio grande versatilidade excelente performance e facilidade de encontrar peças de reposiçao poderia ser um v8 350 usado em bom estado que pudessemos retificar e prepara lo visando melhorar a sua performance como citei no post anterior uma dica importante e sempre contar com a ajuda de um profissional especializado e escolhi o luciano miozzo da oficina garage34 na mooca sao paulo especializada em motores v8 ele me apresentou algumas opçoes ja preparadas e no estoque mas com potencia bem maior do que eu precisaria para atender as minhas necessidades combinamos que buscariamos um outro motor no mercado e que faria a preparaçao customizada para o projeto mudanças nos motores devido a crise petrolifera e o avanço tecnologico como soluçao nos anos 70 a crise petrolifera e a era smog poderiam ter matado o small block da chevy mas nao foi o caso os engenheiros da chevrolet tiveram a tarefa herculea de conseguir com que o motor 350 de 5 7l o lt1 fosse capaz de cumprir as normas ambientais e ao mesmo tempo ter um apetite mais comedido ainda assim os seus 360cv brilhavam no entanto com a morte dos muscle cars o puro musculo americano conheceria uma decada negra de potencias materializada no l 82 este small block 350 ja debitava apenas 200cv fazendo o corvette parecer um carro mais ou menos rapido os tempos mudaram e a engenharia evoluiu e entao que entra em cena o small block 350 l 98 e a injeçao eletronica permitiria recuperar alguma performance que o corvette e o camaro tinham perdido durante a era smog a potencia nao era brilhante o ganho ficou entre 15 a 50cv mas era mais do que suficiente para o corvette ultrapassar timidamente os 240km/h em 1985 paralelamente aos small block de fabrica a divisao da gm performance sempre ofereceu soluçoes para os varios projetos que um gm fan precisasse o zz4 sendo o 4º de uma geraçao de small block 350 de alta performance culminaria o state of art em 1996 no que respeita a esta cilindrada mitica de 5 7l para a chevrolet a linhagem de small blocks da chevrolet da geraçao ls começa em 1997 provavelmente ja ouviste falar deles quer seja pela performance de que sao capazes preço acessivel ou a facilidade com que se conseguem fazer swaps dadas as suas dimensoes extremamente compactas desde o simbolico ls1/ls6 de 5 7l ate ao gigante ls7 de 7l os blocos ls marcaram para sempre uma geraçao que ansiava por potencia fiabilidade e consumos moderados por um custo menor em relaçao a concorrencia voltando a busca pelo motor v8 ideal para o meu projeto a busca começou do meio tradicional pedindo indicaçoes aos amigos visitando outras oficinas eventos e sites de classificados fiz dezenas de contatos por telefone e visitei com o luciano algumas oficinas e garagens sem sucesso nesta jornada achamos algumas boas opçoes mas com preço muito alto o v8 350 esta valorizado e outras nem tanto nada que realmente valesse a pena sou mineiro uai e dou muito valor ao meu dinheiro a avaliaçao dele foi muito importante para evitar algumas ciladas que pelo meu conhecimento ou falta dele nao saberia identificar por exemplo motores maritimos usados em arrancadas ou ate mesmo montados com peças usadas onde foi feito apenas uma meia sola no motor sem trocar pistoes apenas aneis bronzinas juntas etc outra coisa que nao sabia e serve de alerta aos demais leitores e que varios vendedores anunciam o seu motor como um v8 350 pois sao mais valorizados e os leigos nao sabem identifica lo mas que na verdade sao outros modelos similares 283 292 305 327 etc como nao cair nestas ciladas 1 se voce sabe avaliar o real estado do motor recomendo fortemente que nunca se esqueça de confirmar o modelo gravado no bloco existem varios sites e no meu caso consultei o numero aqui 2 se voce e como eu que tem apenas noçoes basicas de mecanica contrate o serviço profissional de um bom mecanico especializado em v8s voce vera nest post que foi um bom investimento com a segurança de comprar o produto certo evitei muita dor de cabeça e consegui economizar uma boa grana com acessorios apos pesquisar muito encontrei mais um anuncio de um v8 350 finalmente o vendedor pedia um preço justo garantiu que funcionava mas estava parado ha 6 meses e mais uma vez fomos avalia lo apos quase duas horas no transito congestionado de sp cruzamos a cidade e chegamos em uma oficina de pintura na grande sp e desta vez a impressao inicial foi muito boa motor injetado e completo com todos os perifericos nao conseguimos faze lo funcionar no local pois estava travado ops primeira decepçao e a oficina nao tinha os equipamentos necessarios para abri lo o vendedor nao estava no local e liguei para ele confirmando o interesse porem deixei claro que so fecharia o negocio apos uma avaliaçao completa pelo meu mecanico e como ela nao poderia ser feita no local ele me autorizou a levar o motor para a oficina esse cuidado foi decisivo na negociaçao como voces poderao ver abaixo iniciando a autopsia e o diagnostico completo do motor primeiramente o luciano pesquisou o modelo gravado no bloco e a constataçao me surpreendeu nao se tratava do v8 350 modelo anunciado na verdade era um chevrolet v8 305 tbi que equipou os camaros entre 1987 e 1991 externamente e identico ao 350 porem com capacidade cubica reduzida para 5 0 litros possui uma cavalaria media de 200 hp original fiquei p da vida pois me senti enganado e ja estava decidido a desistir do negocio quando o luciano me sugeriu que deveriamos continuar a avaliaçao devido ao seu potencial pois se a sua estrutura geral estivesse boa poderia ser trabalhado para ficar bem mais esperto para que possam conhecer todos os detalhes compartilharei o relatorio completo apresentado pela oficina antes de ser desmontado o motor passou por uma limpeza externa os parafusos estavam cobertos por areia e terra apos a limpeza iniciamos a desmontagem e percebemos que nao havia oleo dentro do carter pois este tinha um corte por onde deve ter vazado todo o liquido lubrificante a ausencia do filtro de oleo tambem atesta isso [gallery columns= 4 link= file ids= 110091 110092 110093 110094 ] chegando aos cabeçotes ao tirar a tampa de valvulas nos deparamos com uma enorme quantidade de borra de oleo misturada com algo que parecia ser terra tivemos que raspar bastante para poder enxergar os parafusos dos cabeçotes que seriam removidos mais adiante [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110075 110076 ] para remover o distribuidor tambem foi dificil pois mais uma vez muita borra de oleo impedia que a peça saisse apos remover o coletor de admissao mais sujeira no interior do motor [gallery link= file ids= 110095 110096 110097 ] a sujeira foi amolecida com solventes e quando tinhamos uma boa quantia solta davamos um giro no motor para que caisse no chao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110127 110128 ] somente quando conseguimos enxergar os parafusos dos cabeçotes as peças foram removidas alguns cilindros possuiam agua em seu interior pois estavam sem as velas de igniçao e parece que ficaram expostos no tempo [gallery link= file ids= 110079 110080 110081 ] partindo para a parte inferior do motor retiramos o carter e para surpresa nossa nao havia muita sujeira no local uma boa hipotese e que talvez o motor tenha ficado de cabeça para baixo por algum tempo fazendo com que o oleo acumulasse nas tampas de valvulas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110131 110132 ] tivemos que limpar e lixar as camisas dos cilindros com infiltraçao para verificar os danos apos essas cenas fortes que realmente me impressionaram o parecer final foi bem positivo o motor nunca foi retificado pistoes bronzinas de biela e bronzinas de mancal originais gm com medidas standard e uma otima matriz do v8 305 para ser retificada com a troca dos componentes internos ficara um motor praticamente zero informaçoes complementares a tampa de valvulas estava bastante amassada e devera ser substituida o carter e adaptador do filtro de oleo deverao ser substituidos os cilindros tem rebarba na parte superior os pistoes deverao ser trocados nos cilindros onde houve infiltraçao pequenas manchas de corrosao permanecem apos a limpeza mas deverao desaparecer quando o cilindro for retificado para acomodar os novos pistoes sob medida numero do motor nao estava registrado no detran portanto estava livre para uso em outro veiculo como o motor era standard teria um bom potencial de desenvolvimento e ainda estava com todos os perifericos portanto eu continuava interessado e usei cada um dos problemas para barganhar na negociaçao transformando os problemas em oportunidade para fechar um bom negocio liguei para o vendedor e pedi que ele olhasse na hora todas as fotos da autopsia liguei em seguida e fui bem direto expliquei cada uma das informaçoes contraditorias que ele havia me dado todas as surpresas negativas relatadas pelo mecanico o mal estado de conservaçao e o impacto no alto custo da reforma que deveria ser feita e ainda o forte impacto psicologico da minha percepçao de que ele havia tentado me enganar ele jurou que nao sabia impossivel saber se era verdade ou nao que estava tao surpreso quanto eu e que entenderia os motivos caso eu quisesse devolve lo porem estava disposto a me dar um bom desconto para ficar com ele apos muita negociaçao fechei a compra por um valor realmente baixo para compensar todo o investimento que sera feito e por outro lado o vendedor tambem ficou livre dessa bagaceira ou seja foi um bom negocio para ambos motor comprado agora e hora de colocar as maos na graxa para iniciar a reforma e preparaçao começamos desmontando completamente o motor seu bloco foi enviado para retifica completa na retificadora de motores dutra em sao paulo os perifericos parafusos e outras partes foram enviados para cromeaçao na niquelaçao e cromeaçao schnyder tradicional empresa de sp fundada em 1954 todos os itens foram catalogados e organizados individualmente para facilitar a montagem apos o serviço [gallery columns= 4 link= file ids= 110090 110089 110088 110087 110085 110084 110083 110082 ] para a sua preparaçao pedi duas receitas ao luciano a primeira mais simples com cerca de 230 cv como a diferença era relativamente pequena uns 150 dolares resolvi logo meter o pe na jaca e optar pela segunda receita mais apimentada que gerara uns 340 cv com os cabeçotes trabalhados principais componentes da minha receita comp cams xtreme energy cam and lifter kits k12 238 2 speed pro hypereutectic pistons h534cp40 scat stock replacement i beam connecting rods 3 icr5700p sealed power performance piston ring sets e 356k40 summit racing® race valves for chevrolet sum v8000 8 cloyes heavy duty timing sets c 3023 melling high volume oil pumps m55hv melling heavy duty intermediate driveshafts is 55e summit racing® tri metal main bearings sum 172010cl dorman harmonic balancers 594 012 summit racing® harmonic balancer bolt kits sum g1677 summit racing® sfi approved flexplates sum g100sfi dura bond high performance cam bearings chp 8 summit racing® stock replacement oil pans sum g3530 crower solid lifters 66915 16 fel pro gasket kit sets ks2656 summit racing® oil filter adapters ses 3 60 08 900 summit racing® ready to run billet distributors sum 850205 tuff stuff gear reduction starters 6584b spectre performance engine oil dipsticks and tubes 57283 [gallery columns= 4 link= file ids= 110115 110116 110117 110118 ] para dar um toque especial no acabamento do motor resolvi investir em uma tampa de valvulas bem legal amor a primeira vista billet specialties die cast aluminum valve covers 95727 veja os detalhes gravados com as bandeirinhas do corvette comprei todos os itens na summit racing a mais completa loja de autopeças dos usa e em menos de uma semana todo o pedido foi entregue no hotel em miami serviço impecavel da summit como sempre apos uma otima semana de ferias com a familia otimo pretexto distribui todos os itens na bagagem tomando o cuidado para nao exceder o peso maximo permitido pela cia aerea em cada mala e voltamos ao brasil [gallery columns= 4 link= file ids= 110098 110099 110100 110101 ] antes de iniciar a montagem e preparaçao do motor busquei todas as peças na schneyder cromeaçao excelente atendimento e entrega no prazo gostei muito do resultado [gallery columns= 4 link= file ids= 110119 110126 110125 110124 110123 110122 110121 110120 ] para completar o novo conjunto mecanico comprei na garage34 uma transmissao automatica 700r4 totalmente revisada excelente opçao devido as 4 marchas com overdrive conversor de torque e shift improver kit em seguida pegamos o bloco do motor retificado e a transmissao automatica para aplicaçao de um fundo wash primer para proteçao do equipamento e preparaçao para a pintura [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110133 110134 ] a cor escolhida para pintura foi o vermelho rosso com acabamento fosco e gostei muito do resultado apos a pintura iniciamos todo o cuidadoso processo de montagem dos componentes internos kit de polias e todos os demais perifericos e peças cromadas trabalho com alto nivel de qualidade garantindo um acabamento de primeira [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110104 110105 ] finalmente o motor ficou pronto felizmente superou todas as minhas expectativas e tera muito destaque no cofre do motor da pick up [gallery columns= 5 link= file ids= 110108 110112 110111 110110 110109 ] o conjunto mecanico esta praticamente pronto para montagem final e aguardamos a conclusao da funilaria para a instalaçao da injeçao eletronica parte eletrica e escape dimensionado nao vejo a hora de ouvir o primeiro ronco do motor e compartilha lo aqui com voces se voce gostou do texto ou tem alguma duvida critica ou sugestao nao se esqueça de postar seu comentario ficarei muito feliz com o seu feedback no proximo post voces acompanharao a desmontagem completa da pick up funilaria instalaçao das novas partes caçamba paralamas e estribos customizados e pintura um abraço e ate o proximo post por otacilio santos project cars #346
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