Passou a semana torrando na praia? Estava de plantão e nem teve tempo de visitar seu site favorito? Tentou chegar ao litoral mas acabou preso cinco dias no trânsito? Não se preocupe: aqui está nosso tradicional resumo da semana, com tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias para você não ficar perdido por aí.
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Placas do Mercosul adiadas para junho de 2019
Há cerca de duas semanas noticiamos aqui mesmo no FlatOut que as placas do Mercosul poderiam ser adiadas até a metade de 2019 devido a uma série de questões e discussões acerca de sua implementação e até mesmo de sua viabilidade.
Na ocasião soubemos que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) havia assumido junto à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados o compromisso de suspender a implementação das novas placas por 180 dias para que tais problemas fossem sanados, contudo, o Conselho apenas adiou o prazo final para 31 de junho de 2019. A resolução que prorrogou o prazo foi redigida no dia 20/12 porém foi publicada somente na sexta-feira (28).
Com a prorrogação do prazo em vez da suspensão, os estados que já adotaram as novas placas não correm o risco de precisar voltar ao sistema antigo, nem ter a emissão suspensa.
Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias
Depois de quase duas semanas com o preço do petróleo e do dólar em queda, a Petrobras finalmente reajustou os preços da gasolina, reduzindo-os em quase 4% nesta última quinta-feira (27). Com a redução, os preços passam de 1,6202 para R$ 1,5554 — quase R$ 0,06.
Contudo, nesta semana, dois dias antes do reajuste entrar em vigor, o dólar e o petróleo voltaram a subir sutilmente, o que significa que o preço deverá ser reajustado novamente na próxima semana, desta vez com um aumento.
Volkswagen Amarok ganha novas versões e preços para 2019
O ano está acabando, mas ainda não chegou ao fim. A Volkswagen, por exemplo, aproveitou os últimos dias de 2018 para anunciar as mudanças na linha 2019 da picape Amarok.
A versão de entrada, S, deixa de ser oferecida com a cabine dupla e mantém apenas a versão de cabine simples. O motor 2.0 TDI segue em sua configuração mais “mansa”, com 140 cv a 3.500 rpm e 34,7 kgfm a 1.600 rpm combinado ao câmbio manual de seis marchas.
Outra novidade é a versão Comfortline, que é posicionada acima da versão SE e abaixo da Highline, substituindo a antiga Trendline. O motor é o 2.0 TDI em configuração de 180 cv e 42,8 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas, e o pacote de itens de série inclui ar-condicionado de duas zonas, protetor de caçamba, volante com ajuste de altura e bancos com revestimento parcial de couro. O preço ficou quase R$ 10.000 mais caro, uma vez que a Trendline custava R$ 158.700 e a nova custa R$ 168.600.
Nissan lança versão de entrada da Frontier
Como havíamos dito no início de novembro, quando a Nissan apresentou a linha 2019 da Frontier, a picape ganharia uma nova versão de entrada, voltada para uso comercial, no início de 2019. Pois ainda nem viramos a folha do calendário e a nova Frontier S já aparece no site da fabricante.
Com preço sugerido de R$ 136.190, a Frontier S vem equipada com o motor 2.3 turbodiesel de 160 cv combinado ao câmbio manual de seis marchas e tração 4×4. O pacote de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, volante com ajuste de altura e retrovisores com ajustes elétricos. Além do ABS e dos airbags obrigatórios, a picape também tem controle de descida, assistente de partida em rampa, e controles de tração e estabilidade.
YouTube do FlatOut
Semana agitada em nosso canal do YouTube: tivemos três novos vídeos nos últimos sete dias. O primeiro deles foi terceiro vlog do nosso Sandero RS, no qual mostramos a medição da taxa de compressão do motor:
O segundo foi a apresentação técnica, o comparativo com concorrentes e o on board na Estrada dos Romeiros com o Golf GTI, um dos combos mais antigos pedidos pelos nossos leitores:
E o terceiro foi mais um episódio do FlatOut 56, no qual o camarada Marcos Rozen, do MIAU, conta a história do Fusca Itamar com todo aquele material incrível que integra o acervo de seu museu:
Especiais do FlatOut
Nesta semana fizemos a retrospectiva com os melhores posts e vídeos do FlatOut em 2018 (clique na imagem para ler)…
… e também falamos sobre o novo Toyota Supra, que teve uma série de fotos vazadas nos últimos dias, visto que seu lançamento está a menos de 15 dias de distância. Além das fotos, conversamos sobre tudo o que já se sabe — e o que sabemos — sobre a quinta geração do esportivo (clique na imagem para ler):
Exclusivo para assinantes
Nesta semana tivemos uma explicação completa sobre como funciona o modo drift do novo A45 AMG, Supra, BMW M5, E63 S e Focus RS (clique na imagem para ver o post)…
… publicamos a segunda parte do nosso guia das versões especiais do BMW M3, agora com as versões e edições da segunda geração, a E36…
… viajamos ao passado envoltos pela textura e pelo aroma dos interiores de couro, conhecendo seus diversos tipos e variações…
… e contamos a história do parafuso Phillips, que revolucionou não somente a indústria automobilística, como também a mecanização e automação industrial.