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Zero a 300

Placas do Mercosul ganham novo prazo, novo BMW M4 será a última geração com câmbio manual, Toyota Auris volta a ser flagrado no Brasil e mais!

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Placas do Mercosul ganham novo prazo para implementação

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Diante da evidente impossibilidade de cumprir o prazo para implementação obrigatória das novas placas do Mercosul, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou na sexta-feira (30) mais um adiamento para a adoção do novo padrão. O  órgão publicou um calendário com novos prazos, com datas específicas para cada estado.

Até agora somente o Rio de Janeiro adotou as novas placas e, por essa razão, é o único estado com o prazo imediato. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia terão que adotar o padrão até 10 de dezembro. Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul terão uma semana a mais, até 17 de dezembro. Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí terão até a véspera de Natal, 24 de dezembro. O restante dos estados (AP, CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, RR, SC, SP, SE e TO) terão até o dia 31 de dezembro para adotar o novo padrão.

Como dissemos na semana passada, o clima nos corredores do poder federal em Brasília é de que as nova placas acabarão adiadas novamente, podendo até mesmo ser abandonadas. Para saber se os novos prazos serão levados a sério, teremos que esperar até a próxima segunda-feira (10), data-limite para a adoção das placas nos primeiros estados segundo o novo calendário. Sete dias para fazer o que não foi feito em dois anos. Será que agora vai?

 

Nova geração do BMW M4 será a última com câmbio manual

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Já faz quase três meses que a BMW apresentou a nova geração da Série 3, mas até agora ainda não temos nenhuma pista sobre suas versões esportivas, o M3 e o M4. Contudo, o site australiano Motoring entrevistou o chefe da divisão esportiva da BMW, Klaus Froehlich, e descobriu alguns detalhes sobre os modelos — além de uma pequena insatisfação do executivo.

Nesta próxima geração tanto o M3 quanto o M4 serão equipados com câmbio manual, apesar de os automáticos serem mais eficientes e da tendência ao domínio desse tipo de câmbio. “Honestamente, a resposta baseada somente na engenharia é que você pode ser muito mais rápidos com aletas no volante e um câmbio automático. Especialmente em Nürburgring, onde você tem mais controle quando não precisa tirar a mão do volante. Acho que nos demais carros o câmbio manual vai desaparecer, mas acho que o M4 deve ser a resistência do manual. Se o câmbio manual morrer, ele irá morrer no M4, o mais tarde possível. Este é meu ponto de vista”, disse ao site australiano.

Froehlich também especificou quanto tempo é “o mais tarde possível” ao dizer que o câmbio manual irá sobreviver nesta geração, mas não falou sobre a geração seguinte, que deve chegar em 2027 ou 2028, e também mencionou “o problema dos manuais”. Segundo o alemão, o problema é que os motores turbo estão com um nível de torque muito elevado, e produzir um câmbio manual capaz de suportar esses níveis sem escala de produção não é viável.

Além do câmbio, Froehlich também falou que “haverá uma derivação” com tração nas quatro rodas. Não fico claro se ele se referia ao M3 e ao M4 ou somente ao sedã M3. O executivo falou sobre como o novo M5 conseguiu manter suas qualidades aclamadas pelos fãs mesmo com o sistema M xDrive, e que isso poderia ser transportado para a dupla M3/M4. Mas isso não significa que os modelos irão abandonar a tração traseira. Froehlich vê potencial para derivações do M4 da mesma forma que a Porsche fez com o 911.

Quanto à insatisfação, Froehlich disse que está “de saco cheio de ouvir os jornalistas dizendo que o M3 CSL E46 foi o último grande carro da linhagem” e que por isso decidiu acabar com essa história no novo M4.

 

Novo Mercedes A45 terá “drift mode” e novo sistema de tração

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Há alguns meses a Mercedes apresentou a primeira versão esportiva da nova geração da Classe A, com tração 4Matic, câmbio de dupla embreagem e 306 cv produzidos pelo onipresente 2.0 turbo das demais versões do hatchback. As especificações deste inédito A35 nos deixaram intrigados, afinal, a diferença entre o A35 e o A45 será apenas os 100 cv de potência e elementos visais? Bem, segundo Tobias Moers, o futuro A45 terá um sistema de tração nas quatro rodas inédito. Ao menos é o que parece.

Até agora o A45 — e o novo A35 — usava um sistema de tração nas quatro rodas baseado no diferencial Haldex. Mas, segundo Tobias Moers em entrevista à Road & Track, nesta nova geração, o A45 terá o sistema 4Matic+ como os demais modelos da AMG, porém não compartilhado com eles devido ao motor transversal do hatch. Como no Classe E AMG, ele também terá um modo drift com 100% do torque direcionado para o eixo traseiro, além de vetorização de torque na traseira.

Moers não entrou em detalhes sobre o conjunto, mas disse que será diferente do sistema usado pelo Focus RS, e também afirmou que o modelo não terá a tendência sub-esterçante típica dos carros de tração integral. “É divertido. Não sai de frente. Você pode afundar o pedal logo na saída da curva”, disse.

Ainda não há data para o lançamento do novo A45, mas espera-se que ele seja apresentado em Genebra, em março de 2019, com mais de 400 cv.

 

Toyota hatch continua em testes no Brasil. Estará homologando motor híbrido?

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Você talvez lembre que na metade do ano recebemos algumas fotos do Toyota Auris (o Corolla hatch) com a dianteira camuflada em testes em Campos do Jordão/SP. Na ocasião suspeitamos de ser uma versão híbrida rodando por aqui para testes de desenvolvimento e homologação do motor com tecnologia flex, uma vez que há rumores de que a próxima geração do Corolla ganhará uma variação do powertrain do Prius para acompanhar a versão 2.0 aspirada.

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Agora, o modelo foi flagrado novamente pelo leitor Walther Fillippetti, mas em ação em uma rodovia paulista. Segundo relatado pelo leitor, o carro passou pela praça de pedágio e retomou velocidade com agilidade, o que pode indicar a presença de um motor turbo, como também vinha sendo cogitado há alguns anos — o motor seria o 1.5 turbo de três cilindros da BMW, parceira da marca japonesa — ou simplesmente uma versão mais potente do powertrain híbrido do Prius, abastecida com etanol.

 

Augusto Farfus irá pilotar pela Hyundai além da BMW em 2019

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Há algumas semanas o piloto brasileiro Augusto Farfus anunciou que deixaria a DTM para se dedicar ao WEC, campeonato que disputa pela BMW na categoria GTE Pro com o novo M8 GTE. Mas isso não significa que Farfus participará de menos provas em 2019. Neste final de semana, ele anunciou que também irá disputar o Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCR), não pela BMW, como no WEC e no antigo WTCC, mas pela Hyundai.

Farfus foi convidado pela  equipe BRC Racing e irá dividir a garagem com Gabriele Tarquini, Nicky Catsburg e Norbert Michelisz, correndo com um Hyundai i30 N TCR. Como a BMW não disputa o WTCR, o brasileiro teve autorização da BMW para disputar o campeonato por uma equipe privada. Além das duas categorias, Farfus também irá disputar provas icônicas do endurance mundial, como a 24 Horas de Nürburgring.