decada de 1960 na inglaterra galaxies big block trocavam tintas com lotus cortinas e alfas gta nos estados unidos mustangs e camaros se pegavam com porsches 911 e austin healeys no brasil carreteras como a de camillo christofaro com v8 de corvette versus os dkw de competiçao da equipe vemag em comum a todas estas batalhas a oposiçao conceitual perfeita davi versus golias foguetes de bolso contra canhoes [youtube id= bwp 0tuy4sk width= 620 height= 349 ] se hoje em dia os regulamentos praticamente eliminaram estes belos antagonismos das provas profissionais nos track days e nas categorias vintage de automobilismo esta briga continua nos casos modernos frequentemente os davis partem de carros originalmente mais baratos embora o investimento em preparaçao de alguns deles atinja os seis digitos e os golias quase sempre pertencem a uma classe economica muito superior resultando nao so em uma disputa de conceitos de engenharia mas quase em um duelo de classes todo mundo sempre quer dar porrada no mauricinho [youtube id= wneewpxmj5o width= 620 height= 349 ] embora este tipo de rixa seja muito antiga e que o ser humano tenha aquela fixaçao de se apegar a um modelo ideal emotivamente e depois buscar justifica lo racionalmente a verdade e que ha muito prazer nestes dois tipos de carro e nenhum deles possui vantagem absoluta em todas as condiçoes numa briga dentro de um elevador leva vantagem quem usa uma espada de duas maos ou quem tem uma faca afiada de churrasqueiro mude o ambiente para um campo de batalha e o jogo se inverte o autodromo de interlagos por exemplo favorece muito automoveis maiores e com grande potencia e torque ja o de piracicaba deixa esta margem bem mais estreita e a capuava praticamente a elimina claro dentro de certa medida e graças a uma pura questao de fisica a chuva pode literalmente transformar o vinho em agua no duelo entre carros de traçao dianteira e traseira leia nosso post tecnico falando sobre as vantagens dos veiculos de traçao dianteira com pista molhada destruindo o que seria uma liderança obvia em pista seca fica um certo que de façanha no ar quando voce ve um mini cooper s deixando pra tras um c63 amg nestas condiçoes mas a fisica fica mais a favor do primeiro que do ultimo em condiçoes torrenciais sempre estamos a procura de uma referencia e isso faz parte do nosso trabalho jornalistas e do nosso hobby como entusiastas de performance mas nao ha cenario cristalizado tudo e dinamico e pode se inverter neste post vamos dar uma breve pincelada nas principais diferenças de tocada entre os golias e os davis independentemente da possivel diferença de performance resultante tempo de volta entre eles ambos sao extremamente prazerosos mas de forma distinta e exigem de voce uma abordagem especifica na pilotagem reconheço que este texto tera limitaçoes porque o mundo dos esportivos e feito de infinitos tons mistos intermediarios e aqui colocaremos em oposiçao somente as cores mais intensas os casos mais extremos para diferenciarmos a tocada de cada um de forma clara vamos la carregando a velocidade la pra dentro no mundo do super trunfo um pocket rocket seria uma maquina de tedio quase sempre um hatch de traçao dianteira com motor de quatro cilindros em linha e baixo deslocamento muitas vezes aspirado frequentemente com bitolas estreitas e pneus de tamanho comparavel a um seda familiar sem qualquer pretensao esportiva no mundo real contudo carros como suzuki swift sport mini cooper s e jcw ou os honda civic 1 6 vtec eg e ek sao verdadeiras cascatas de adrenalina em travessias de montanha e circuitos sinuosos porque permitem e estimulam pilotagem emotiva de abordagem agressiva combativa [youtube id= ohmywkjteyi width= 620 height= 349 ] e por que isso acontece embora a dinamica automotiva seja um grande emaranhado de fisica quimica geometria e uma pitada de bruxaria a força essencial por onde tudo isso acontece e a forma como o peso e transferido de acordo com as açoes do automovel aceleraçao frenagens contorno de curvas deixando de lado a aderencia dos pneus o jogo de transferencia de peso lateral longitudinal diagonal e definido basicamente por tres parametros no veiculo a massa sua distribuiçao espacial e a disposiçao dos pontos de apoio os pneus tanto na distancia entre as linhas de centro das rodas do mesmo eixo bitola quanto na distancia entre os eixos em si entre eixos veja a formula de dinamica automotiva que descreve a transferencia lateral de peso fonte debussy bezerra de almeida e luis carlos dantas matias a transferencia de peso lateral e igual a força centripeta* multiplicada pela altura do cg do carro centro de gravidade dividido pela largura das bitolas eixos *força centripeta = aceleraçao lateral** do carro força g multiplicado pelo peso total do carro **aceleraçao lateral = velocidade do carro ao quadrado dividido pelo raio da curva nota para transferencia longitudinal substitui se a largura das bitolas pelo entre eixos e a força de aceleraçao lateral pela longitudinal obviamente um pocket rocket e leve e a altura do centro de gravidade embora nao seja a de um superesportivo nunca e ruim mas devido a configuraçao de motor e traçao dianteira seu peso nao costuma ser bem distribuido sobre os eixos e frequentemente fica na casa dos 60 40 e se as bitolas geralmente estao na media de carros familiares pouco abaixo de 1 50 m quase sempre os entre eixos sao bem curtos com 2 50 m ou menos na pratica a pilotagem fica assim como eles geralmente nao apresentam numeros absurdos de potencia a velocidade de aproximaçao para as curvas nao costuma ser assombrosa permitindo que o piloto freie tarde ou sequer alivie o pe do acelerador entao voce passa muito tempo de pe cravado e usa menos o freio o entre eixos curto somado a distribuiçao de peso mais frontal significa que um carro destes quase sempre tera a traseira rebelde nas frenagens e entradas de curva pois quanto menor a distancia entre os eixos maior e a transferencia de peso para a frente nas freadas e para a traseira nas reaceleraçoes mas como o cg e baixo e ha pouca massa envolvida esta rebeldia embora sempre presente e facilmente controlavel na entrada de curva o entre eixos curto tambem significa que a inercia polar e menor entao ele gira em torno de seu proprio eixo e muda de direçao com incrivel agilidade os pneus sem excesso de largura resultam em mais comunicabilidade do limite de aderencia que se apresenta com uma resistencia elastica crescente ao volante e quando voce passa do ponto ele vai perdendo esta resistencia e como quase sempre eles usam motores aspirados de baixo deslocamento o piloto pode encher o cano do acelerador na saida de curva de forma mais rapida e sem se preocupar tanto com a transferencia de peso pra tras o que causaria perda de aderencia na dianteira este ultimo fator nao vale tanto para os hot hatches downsized com motor turbinado e mesa de torque nem para os preparados mais extremos estes pelo contrario exigem parcimonia no pedal da direita apos o ponto de tangencia pois os pneus dianteiros estarao sobrecarregados com duas funçoes esterçar e tracionar [youtube id= fifyk5xcpb8 width= 620 height= 465 ] o centro da filosofia de pilotagem de um pocket rocket e conservaçao de momento voce precisa carregar o maximo de velocidade para dentro da curva nao perder o embalo e sair cheio em um veiculo que muda de direçao rapidamente e que apresenta traseira viva nas entradas de curva como ha pouca inercia envolvida estas transiçoes ocorrem rapidamente mas sem dramas a nao ser e claro que voce exagere na dose embora nos nos focamos nos hot hatches outros pocket rockets como cupes e roadsters curtos e ate de traçao traseira mazda miata toyota gt86 mg b apresentam as mesmas caracteristicas essenciais pilotar um hot hatch ou um pocket rocket envolve uma abordagem emotiva portanto porque o delta entre a velocidade maxima e minima e mais estreito ou seja numa volta voce passa proporcionalmente menos tempo nos freios as açoes e reaçoes sao vividas instantaneas e sem dramaticidades e e muito mais facil e simples explorar os limites dinamicos do veiculo que dialoga o tempo todo em uma via de duas maos com o piloto canhoes de velocidade raciocine aponte e dispare na mao oposta pilotar um esportivo relativamente grande potente e veloz bmw m3 mercedes benz c63 amg black series porsche 911 turbo camaro ss mustang gt500 e uma tarefa de artilharia sao disparos de enorme calibre e um erro pode te trazer consequencias catastroficas porque as velocidades e a inercia envolvidas sao muito maiores a pilotagem fica menos emotiva e mais racional exigindo mais planejamento e noçao de antecipaçao que e a leitura antecipada das reaçoes do veiculo instantes de elas acontecerem para isso e necessario experiencia sensibilidade e sangue frio pois como diz o jargao dos pilotos das antigas estes carros mordem ou seja se vacilar ele te pega note como o piloto deste m3 gts precisa sempre ficar atento com a traseira apos os pontos de tangencia [youtube id= jfropylmodk width= 620 height= 349 ] a grande verdade e que num pocket rocket a diferença de tempos de volta entre um piloto razoavel e um as jamais sera tao grande quanto num canhao carros muito velozes nivelam por cima evidenciando de forma nua quem nao esta no mesmo nivel do veiculo de tal forma que alguns acabam andando ate mais devagar do que o fariam num automovel menos extremo e por isso que nao e tao raro vermos bons pilotos em hot hatches fuçados dando sabugo em novatos com superesportivos essa dificuldade dos canhoes acontece por uma serie de motivos o principal deles e que a velocidade de aproximaçao de curva e monstruosa e a massa e maior exigindo que o piloto freie bem antes que num hot hatch entao o delta entre a velocidade maxima e a minima fica bem maior calcular essa distancia e ter a coragem de buscar o limite de frenagem a 260 km/h em vez de 170 km/h e uma mistura de xadrez com bungee jump especialmente porque frequentemente o piloto precisa administrar outro fator a temperatura dos freios uma segunda dificuldade surge no casamento do fim desta frenagem com a entrada de curva estes esportivos possuem enorme capacidade de aderencia lateral mas ela nao e tao simples de ser encontrada porque o limite e mais alto mas tambem e bem mais estreito ou seja e facil passar do ponto e espalhar na entrada da curva isso acontece porque eles usam pneus enormes que por natureza ja dao menos aviso e do tipo extreme performance que fornecem o maximo de aderencia com o minimo de angulo de deriva com isso aquela coisa da resistencia elastica surgir no volante deixa de ser uma mensagem para ser um suspiro na pratica a area verde do grafico abaixo fica ainda mais estreita no topo disso com centro de gravidade bem baixo bitolas bem maiores e entre eixos um pouco mais longos as transferencias de peso ficam menores o que e bom dinamicamente mas tambem resulta em menos aviso e apesar de as transferencias serem menores a massa total ou seja a inercia permanece alta correçoes sao mais dificeis de serem executadas ha tambem uma questao sensorial e muito mais facil para o nosso organismo processar uma aceleraçao lateral constante de 0 90 g do que uma de 1 1 g no caso desta ultima manter a postura de pilotagem ja fica mais dificil e o labirinto ja começa a se comportar de forma engraçada deixando muita gente desorientada fora o fator cagaço pois tudo acontece mais rapido e com maior intensidade [youtube id= 7wvd8qi7dpm width= 620 height= 349 ] se estivermos falando de muscle cars especialmente os mais antigos ha um outro desafio em particular a capacidade de aceleraçao e muito maior do que a de frenagem e a de gerar aderencia lateral isso exige um approach bastante cerebral na pilotagem por fim a capacidade de empuxo destes esportivos potentes sempre e colossalmente maior que a de tracionamento dos pneus nao e simplesmente dar pe a seco no acelerador na saida da curva voce precisa alimentar o pedal com a finesse de quem aumenta um botao de volume num toca discos de vinil pois se exagerar na dose tres coisas podem acontecer o controle de traçao te mata a saida de velocidade voce se mata perdendo a traseira do carro no caso de ele estar desligado ou voce mata a velocidade de saida espalhando destracionando ou brigando com o automovel o video acima mostra como essa missao e bem mais complicada do que parece um detalhe obvio mas que vale ser lembrado a maioria dos pocket rockets possui traçao dianteira e nao apresenta tanto torque no caso de o piloto passar do ponto no pedal da direita o veiculo ira espalhar sair de frente e destracionar progressivamente um canhao de traçao traseira com torque suficiente para alterar o eixo de rotaçao da terra gira no proprio eixo sem muito aviso videos de chris harris e tiff needell sao extremamente estimulantes e adoramos os usar para dizer como carro de verdade e isso mas a realidade e bem mais assustadora e complexa do que eles fazem parecer na mao destes caras tudo parece facil e simples porque eles sao extraordinarios mas nao se iluda e malabarismo com facas [youtube id= cjp1xjozjqy width= 620 height= 349 ] se o centro da filosofia de pilotagem de um pocket rocket e buscar nao perder o embalo do carro num canhao o segredo e o piloto nao atrapalhar as capacidades do automovel principalmente nas frenagens e saidas de curva ele deve entrar forte mas de uma forma que nao embarrigue o traçado e principalmente que permita o maior raio possivel nas saidas o que possibilita o maximo de traçao pois a capacidade do motor sempre esta acima da dos pneus nestes carros como o delta entre a velocidade minima e a maxima ao longo da volta e maior isso significa que a pilotagem tende a ser um pouco menos fluida tambem inclusive no traçado como a velocidade de saida de curva passa a ser priorizada pelo traçado mais retilineo possivel em vez da maxima conservaçao do momento tecnicamente o traçado de um canhao ganha um pouco mais de vertice especialmente em curvas de media baixa e de baixa velocidade dependendo do carro as açoes e reaçoes sao vividas e instantaneas tambem mas a tolerancia e zero explorar os limites dinamicos deixa de ser um bate papo em duas maos e vira um par de nunchakus pesados [youtube id= smnzmp57fqa width= 620 height= 349 ] com tudo o que foi escrito aqui fica parecendo que pilotar um rojao e menos emocionante nao e verdade sao prazeres diferentes o que quero situar aqui e que pilotar um esportivo ou um superesportivo e uma tarefa puramente tecnica que fica emocionante pela intensidade das forças envolvidas pelas mordidas que o carro tenta te dar apos os pontos de tangencia e claro pelo ronco destes monstros e do risco potencial e o carro que brinca com seus limites ja pilotar um foguete de bolso e uma tarefa puramente emotiva que fica tecnica pela necessidade de voce extrair o maximo com o minimo possivel voce e que explora os limites do carro se nele e mais facil chegar aos 90% da capacidade do automovel por outro lado nao se iluda extrair todo o bagaço do suco num hot hatch tambem e coisa para alienigenas [youtube id= q_gv2nzqzvg width= 620 height= 465 ] bem como fazer um canhao antigo e pesado deixar carros mais ageis sem entender nada em curvas de alta [youtube id= sdx 3yl7jui width= 620 height= 349 ]
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