Ele chegou de mansinho ao Brasil, em 2014, e o pessoal o achou meio caro para substuir o ancião Gol G4. O que nem todo mundo percebeu era que, aos poucos, o mercado brasileiro estava mudando e já não havia mais espaço para carros de projeto antigo maquiados para os dias atuais. E o Up provou que suas qualidades iam além da plataforma moderna e do visual simpático (ainda que um tanto discreto demais para o gosto do brasileiro médio): ele é bom de curva e, com motor 1.0 turbo, se torna um belo brinquedo entusiasta – desde que se conheça suas limitações.
É por isto que, mesmo que o novo Up GTI ainda não tenha data para chegar ao Brasil (se é que isto vai acontecer), não poderíamos deixar de acompanhar cada novidade a seu respeito. Primeiro, um protótipo foi testado por algumas publicações gringas no fim do ano passado. Depois, em maio de 2017, o modelo de pré-produção foi apresentado durante o Wörthersee Treffen. Agora, ele estreou oficialmente no circuito dos Salões do Automóve