no primeiro capitulo do rest in power falamos nao apenas sobre a origem do lancer evolution mas de toda a historia nos ralis que levou a mitsubishi a desenvolver seu modelo mais lendario — e um dos favoritos dos entusiastas agora vamos ver como foi que começou de fato a evoluçao o lancer evolution ii para o ano modelo de 1994 a mitsubishi preparou a primeira atualizaçao do lancer anunciada em janeiro daquele ano — o que obviamente incluia o evo considerando que a primeira fornada do pioneiro de 2 500 unidades foi torrada em apenas tres dias isso explica por que a mitsubishi anunciou o novo evo um mes antes do resto da linha em dezembro de 1993 se voce olhar com pressa um evo i e um evo ii lado a lado nao vai notar as diferenças na verdade mesmo depois de alguns minutos e dificil distingui los isto porque elas estao nos detalhes e algumas mudanças— as mais importantes — nem eram visiveis porem mais do que o suficientes para justificar o sobrenome evolution spoiler dianteiro maior um suporte adicional no aerofolio traseiro com a inscriçao evolution ii luzes de neblina no evo gsr e um acabamento preto entre as lanternas do rs eram as modificaçoes esteticas mais significativas originalmente o evo ii tinha rodas de 15 polegadas da oz racing mas por causa de sua raridade fotos de exemplares originais sao bastante dificeis de encontrar o evo ii tinha o mesmo comprimento do anterior 4 31 m mas era 2 5 cm mais alto com 1 42 m de altura enquanto o eixo dianteiro foi ligeiramente deslocado para a frente aumentando o entre eixos em 10 mm e o deixando mais estavel em curvas de alta para reduzir a transferencia lateral de peso as bitolas cresceram em 15 mm na dianteira e em 10 mm na traseira e os pneus engordaram para os 205/60 r15 antes eram 195/55 r15 levando a adoçao de caixas de roda mais profundas e contribuindo para aumentar a estabilidade o carro tambem ficou 10 kg mais pesado 1 246 kg para o evo ii gsr e 1 180 kg para o rs que era depenado para ficar mais leve perdendo ar condicionado freios abs lavador do vidro traseiro e adotando rodas de aço em vez das peças de liga leve as mudanças na plataforma renderam um novo codigo para a geraçao ce9a em vez de cd9a [gallery columns= 4 link= file ids= 29319 29315 29308 29312 ] o evo ii gsr era oferecido nas cores branca prata azul preta e vermelha enquanto o rs so estava disponivel em branco como voce ja deve ter sacado a proposta do rs mais do que ser acessivel era de ser uma base pronta para ser modificada por entusiastas e competidores o motor era exatamente o mesmo quatro cilindros de 1 997 cm³ dois litros de codigo 4g63 porem trouxe algumas modificaçoes relativamente simples um aumento na pressao do turbocompressor comando de valvulas com maior levante e escapamento de fluxo menos restritivo garantiam um aumento de 10 cv na potencia — 260 cv a 6 000 rpm o torque nao mudou continuou em 31 5 mkgf a baixos 3 000 rpm o ligeiro aumento de potencia nao foi porem a unica mudança agora o motor do evo ii tinha um radiador de oleo preservando as caracteristicas do lubrificante em condiçoes extremas e a transmissao manual teve as relaçoes da primeira e da segunda marchas encurtadas de 2 571 1 e 1 600 1 para 2 750 1 e 1 684 1 respectivamente enquanto a terceira e a quarta marcha ganharam novos sincronizadores a embreagem ficou mais resistente e o diferencial traseiro agora era mecanico tanto para o rs quanto para o gsr este ultimo ate entao tinha acoplamento viscoso na traseira a suspensao ganhou pontos de fixaçao reforçados e a dianteira recebeu componentes forjados e uma barra estabilizadora mais leve enquanto a traseira ganhou molas mais rigidas com os pneus mais largos nova suspensao e entre eixos e bitolas sutilmente ampliados o evo ii ficou mais estavel o interior tambem mudou pouco — a maioria dos componentes era a identica a dos evo i como painel e volante ate porque o evo ii nao era tecnicamente uma nova geraçao e sim uma atualizaçao mas com novos bancos concha recaro com apoio muito superior no gsr o rs continuava com bancos normais mas o que interessa mesmo e o desempenho e o evo ii mostrava a que veio ao acelerar de zero a 100 km/h em 4 7 segundos — quase um segundo mais rapido que a concorrencia direta o toyota celica gt four que levava 5 5 segundos e o subaru impreza wrx que fazia o mesmo em 5 6 segundos a dinamica tambem foi bastante elogiada pela imprensa especializada descrita como precisa e agil como seu antecessor o evo ii era um carro de homologaçao para o wrc e desta vez motivada pelo sucesso do evo original a mitsubishi produziu 5 000 unidades logo de cara foi uma decisao acertada — na verdade poderiam ter sido fabricadas mais unidades visto que estas 5 000 todas para o mercado domestico ja estavam esgotadas em abril de 1994 ainda nao era chegada a hora de a mitsubishi dominar no wrc e o evo ii so começou a competir na quinta corrida da temporada de 1994 eram dez no total na regiao de acropolis na grecia o atraso na estreia se deu por conta do diferencial central nos prototipos o mecanismo hidraulico nao reagia muito bem nas aterrissagens de saltos apresentando certa indecisao na distribuiçao de torque resolvida esta questao o evo ii foi para os estagios de rali armin schwarz no rali de acropolis na grecia em 1994 voce lembra quando no post anterior dissemos que a mitsubishi voltaria aos podios graças ao evo ii pois foi o que aconteceu nesta etapa — o alemao armin schwarz levou o evo ii de rali ao segundo lugar na grecia e o resto da temporada foi marcado por um desempenho cada vez mais satisfatorio dos evo tanto o i quanto o ii levados para correr por divisoes da mitsubishi da alemanha e da finlandia foi um finlandes que deu ao lancer sua primeira vitoria no wrc —tommi makinen ainda comandaria o evo para quatro titulos mundiais consecutivos de pilotos depois de vencer o rali da finlandia ao volante de um ford escort rs cosworth makinen foi para a mitsubishi ele nao chegou a terminar a unica prova que disputou naquele ano pela marca dos diamantes — o rallye sanremo na italia mas brilhou no ano seguinte com um novo carro o lancer evolution iii so que esta historia vai ficar para a proxima parte do rest in power [ agradecimentos eric darwich consultor mitsubishi motors brasil ] ficha tecnica — lancer evolution ii motor quatro cilindros em linha transversal 1 997 cm³ turbo 16v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao eletronica gasolina potencia 260 cv a 6 000 rpm torque 31 5 mkgf a 3 000 rpm transmissao manual cinco marchas traçao integral suspensao dianteira do mcpherson e traseira do tipo multilink freios discos na frente e atras pneus 205/60 r15 nas quatro rodas dimensoes 4 31 m de comprimento 1 69 m de largura 1 42 m de altura e 2 51 m de entre eixos peso 1 246 kg gsr / 1 180 kg rs [ fotos mitsubishi tharakalol/flickr ]
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