ola caros amigos no meu primeiro post alias foi o primeiro post do project cars voces se lembram contei a minha historia com os polo gti e detalhei a historia da compra deste projeto em especifico agora chegou a hora de contar como chegamos a decisao de fazer o swap para o 2 0 tsi e como que foi o processo de montar a configuraçao final do carro vamos la como comprei o carro perto da data do meu casamento nao havia capital disponivel e nem muito o que fazer alem de desmonta lo e avaliar os danos e coisas a fazer organizamos um churrasco em minha casa e vieram todos os amigos ajudar no desmonte o fogo relembre a historia aqui tinha se iniciado perto da entrada da linha de combustivel no cofre e se alastrou em toda a parte direita do cofre atingiu o intercooler a pressurizaçao do turbo parte do front end com as caixas do radiador e condensador e alem do farol direito e parte do para choque o calor que ficou condensado dentro do cofre havia derretido a bela capa do motor o chicote das bobinas e bicos e parte do chicote da maf ufa começamos a listar tudo o que havia sido perdido no fogo para depois iniciar as procuras rapidamente chegamos a primeira conclusao o mais dificil de refazer para colocar o carro para rodar seria o chicote do motor e o modulo do abs pois o modulo e especifico do modelo gti o veiculo possui os controles eletronicos de estabilidade e traçao esp e asr apos um dia com os amigos o cofre do motor do polo ja estava vazio o swap nao fora previsto mas ja parecia inevitavel e foi assim um dia regado a cervejas e bifes de picanha e o carro ja estava sem todo o powertrain e com uma enorme lista de peças para se encontrar nem as partes mecanicas nem os acabamentos do cofre do motor me preocupavam mas a parte eletrica me incomodava desde o inicio o motor 1 8 20v t teve diversas geraçoes e o polo gti recebeu a ultima delas a mesma que equipou os ultimos golf gti 2007 de 193cv a soluçao que parecia mais viavel era achar um golf desta geraçao e depena lo aproveitando todos os sensores e chicotes parecia facil colocar o meu gti para andar com o 1 8 20v t novamente mas a parte facil parece nunca ser o caminho que escolhemos traçar nao e mesmo primeiro em sete meses procurando a lista de peças para montar o 1 8t como original parecia nao parar de crescer e tudo isso para ter uma mecanica que ainda me ofereceria apenas cerca de 210 cv sem grandes investimentos em upgrades e uma das caracteristicas do 1 8 20v que nao me agradavam era a falta de torque em baixas rotaçoes e isto so seria resolvido com um kit stroker para aumento da cilindrada segundo nestes sete meses de procura com muitos olheiros em todo brasil nao encontramos nenhum golf gti 2007 em desmontes de onde poderia aproveitar as peças necessarias para o rebuild terceiro alem de tudo eu ainda teria muito trabalho refazendo o possivel chicote que eu encontraria do golf pois o modulo do abs tem posicionamento diferente no cofre e o golf tem direçao hidraulica no polo eletro hidraulica etc ou seja as diferenças e trabalhos seriam grandiosos desde o inicio para montar um motor que eu ja conhecia os resultados comecei a pesquisar e discutir o que fazer pois o orçamento para algo que iria me satisfazer estava ficando muito alto para a relaçao custo x beneficio e nao a opçao de uma injeçao aftermarket como uma fueltech apesar de simples para mim nao era uma opçao exatamente por isso simploria demais sou do tipo de cara que pensa que as coisas precisam funcionar conforme foram projetadas para ser o swap a ideia de realizar um swap para a mecanica 2 0 tsi foi lançada desde o inicio por um amigo de longa data arved kloumberg ele e um fanatico perfeccionista insano por volkswagen do tipo que prefere fazer as coisas ele mesmo por anos tem renegado qualquer outra coisa que nao seja levar o hobby dele tao a serio que tomou a decisao de deixar a carreira e o diploma de design grafico para abrir sua propria garagem e construir os melhores build projects de vw no brasil a arved s garage foto abaixo no link a esquerda voces podem acessar a fanpage do facebook do local e conferir alguns dos projetos que ele executou partindo do principio que eu teria de reconstruir o chicote para qualquer motor que fosse que tal se este trabalho fosse realizado para um motor que oferecesse mais torque e maior potencia diante de upgrades sem a necessidade de abrir a mecanica tudo isso com o mesmo investimento que eu teria para fazer o 1 8 20v t como original alem disso o swap traria um toque de exclusividade ao projeto e nao apenas o fato de ter recuperado um carro queimado as suas caracteristicas originais puristas pensam que a escolha certa para um carro raro e o restauro mas estes mesmos puristas torcem o nariz ao saber historias do tipo este carro e o que foi capotado ou aquele e o que pegou fogo de tudo isto saiu a frase que define o projeto do nosso amigo yuri polak bateu incendiou esta irrecuperavel e deus falando no seu ouvido deixe de ser purista fui entao pesquisar mais sobre o motor ea888 2 0 tsi descobrimos por exemplo que alguns entusiastas na america do norte e europa estavam usando o virabrequim do tsi no 1 8 20v t para aumento de cilindrada e isto era interessante para mim porque confirmava que a furaçao do virabrequim para a fixaçao do volante era identica a do 1 8 20v t isto significava que eu poderia usar meu cambio manual original do polo gti com embreagem do meu carro sem maiores problemas a furaçao do cambio tambem era identica no bloco do tsi e a utilizaçao do motor nos audi s1 quattro facilitaria para conseguir um suporte de motor e coxim que seriam plug&play pois eles ainda utilizam a mesma plataforma pq24 do polo com suportes de motor e distancias entre longarinas identicas apos algumas pesquisas achei uma mecanica que parecia perfeita baixa quilometragem completa e com todos os acessorios modulo e chicote do motor exatamente como eu procurava retirada de uma tiguan tiptronic 4motion discuti o preço com o vendedor e levei para casa a mecanica e ai vem a dica numero 1 mesmo que voce tenha pesquisado sobre pesquise mais observe mais se empolgue menos hoje vejo que aquela mecanica dita completa era menos do que parcial perto do que eu precisaria para viabilizar o swap polo gti com o motor tsi ja repousando em seu cofre cambio permanecera mecanico original do polo a primeira surpresa desagradavel veio ao desmontar o conversor de torque um virabrequim de 8 furos o volante do 1 8t nao serviria plug & play e eu ja havia ate importado um kit de embreagem e volante aliviado da sachs stage 1 para carros de ate 350cv a soluçao parecia obvia usar o volante de oito furos dos veiculos tsi com transmissao manual mas nao funciona pois a cremalheira dele nao e identica a do motor de arranque do meu carro e o motor de arranque dos veiculos tsi e diferente custando uma pequena fortuna devido ao sistema start stop obrigado robert bosch outra coisa que mudou de rumo foi o suporte do motor a ideia de utilizar o suporte do motor dos a1 quattro seria completamente viavel nao fosse a dificuldade de encontrar tal peça disponivel a venda um carro que foram fabricadas apenas 333 unidades foi algo que consumiu minhas buscas no ebay e a ultima saida era a compra de um suporte na concessionaria audi na alemanha pena que exigiam numeraçao de chassi e assim acabei desistindo de utilizar o suporte original o arved entao disse me nao fique preocupado eu mesmo faço um e foi o que ele fez trabalho manual de fabricaçao do suporte do motor talento e algumas horas de dedicaçao agora a coisa que mais exigiu know how e que eu confesso pouco ter adicionado ao trabalho todo foi a confecçao do chicote eletrico do carro para possibilitar a montagem da parte eletrica foram utilizados contem junto comigo para eu nao perder a conta 1 chicote original do polo gti ou o que sobrou dele depois do incendio 2 um chicote completo de um polo sportline nacional 3 metade do chicote do motor que veio junto com o motor tsi da tiguan 4motion 4 outra metade do chicote do motor de uma audi a3 dsg 5 o chicote e modulo da bomba de combustivel de um jetta 6 e para terminar fui atras da ecu de uma geraçao anterior dos tsi e veio junto a metade do chicote dos perifericos do cofre explico o chicote do polo utiliza um conector na parede corta fogo que divide o chicote em duas partes o que vai dentro do carro e o que fica fora no cofre o chicote de polo nacional que comprei foi focado nos componentes do carro em si farois a/c dh etc o de tiguan que veio junto com o motor era apenas metade do chicote do motor que controla bicos bobinas maf etc a outra metade da audi era para todos os outros sinais que a ecu depende para viver sonda sensores do cambio rotaçoes velocidades temperaturas tudo seria relativamente facil nao fosse cada carro ter um cambio diferente e uma caixa de reles especifica em cada chicote terminais sensores aqui entra o arved novamente tentando me acalmar nao precisarei disto vou construir uma caixa de reles e outro chicote novo unindo estes dois do motor aos outros dois do polo e os perifericos do jetta usando apenas os reles que forem necessarios e como se fosse muito simples foi o que ele fez o arved literalmente penteou mais de duas centenas de fios de 6 chicotes e nem chegou perto de acabar ai quando o chicote estava ficando pronto para os primeiros testes apareceu uma oportunidade e decidi fazer um upgrade de turbina caiu no meu colo um kit com os componentes da apr stage 2 com turbo k04 com coletor integrado e outros acessorios zero km nao podia deixar passar a potencia estimada do conjunto sera de 360 cv isso demandaria remapeamento e assim voltamos a pesquisar sobre reprogramaçao de tsi descobrimos que a geraçao da rede can bus dos primeiros tsi era identica a do meu carro o que facilitaria a comunicaçao entre as redes e o remapeamento tendo apenas de rever o protocolo e pinagem de todo o chicote pois a pinagem do modulo era diferente espera ai rever todo o chicote isso mais uma vez surge o arved e sua paciencia ainda maior que sua barba pode deixar agora que tenho tudo identificado esta facil facil to pra ver algo que esse alemao nao encara fazer rede can bus ligada comunicando com software de leitura de injeçao eeeee funcionou agora estamos aguardando o volante do motor ficar pronto para dar a primeira partida e o arved ja esta la refazendo o chicote pela terceira vez e que o projeto inclui um cofre apresentavel com direito a wire tuck mas isto fica pro proximo post no qual tambem detalharei o setup de suspensao inte por luciano jaccoud project cars #91
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