no fim de 2016 depois de conquistar seu quarto titulo consecutivo no wrc a volkswagen retirou seu time de campo no campeonato mundial de rali por que encerrar assim no auge pelo que a marca disse na epoca era uma questao de foco com a ideia de expandir drasticamente sua linha de produtos ate 2020 e no desenvolvimento de carros hibridos e eletricos para dissipar a fumaça densa e escura do dieselgate o wrc deixou de ser uma prioridade e a vitoriosa equipe de fabrica da volks foi extinta [gt40 content search= volkswagen widget= 1 title= das auto no gt40 ] por outro lado a marca prometeu dedicar se mais a seus clientes e como parte disso ja naquela epoca a volks prometeu uma versao de rali do novo polo que nem havia sido lançado feita para seguir o regulamento da classe r5 do wrc pois bem o polo gti r5 foi anunciado ontem 05 e bem ele tem um motor 1 6 turbo de 272 cv traçao integral e uma bela carroceria alargada alguem ai esta a fim de montar uma equipe de rali a classe r5 faz parte do grupo r de rali voltado aos carros de rali derivados de carros de rua o grupo r foi criado em 2008 para substituir gradualmente o antigo grupo a ao qual pertenceram carros como o lancia delta hf integrale o ford focus e o subaru wrx sti a r5 e a principal classe do wrc 2 categoria de suporte do wrc que serve como trampolim para o a elite do rali mundial a principal diferença entre os carros r5 daqueles que competem no wrc e a potencia em vez de cerca de 380 cv como e no wrc os motores sao limitados a aproximadamente 270 cv o que ainda e impressionante para um 1 6 turbo diga se o polo r5 vem se juntar ao golf gti tcr ediçao especial para track days com 20 unidades fabricadas e ao beetle grc feito para competir no red bull global rallycross com motor 2 0 turbo de 560 cv nas opçoes para equipes profissionais e amadoras oferecidas pela volkswagen segundo a fabricante o hatchback terminara o processo de homologaçao na segunda metade de 2018 a volkswagen diz que o polo gti r5 foi desenvolvido pela mesma equipe de engenheiros e mecanicos que trabalhou no bem sucedido polo r da geraçao anterior comandado pelo diretor tecnico françois xavier demaison diz tambem que com cambio sequencial de cinco marchas traçao nas quatro rodas e 1 320 kg na balança o hatch de competiçao e capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 1 segundos de acordo com a volks o desenvolvimento da versao de rali começou no inicio deste ano e os primeiros testes em campo ou melhor em estagio aconteceram no mes passado segundo demaison os pilotos gostaram bastante os primeiros testes aconteceram sem problemas o feedback dos pilotos foi muito positivo temos uma equipe de engenheiros e mecanicos muito experientes e todos eles ajudaram o vw polo r wrc a vencer no wrc alem disso tivemos uma grande cooperaçao dos nossos colegas da skoda que desde 2015 disponibilizam aos seus clientes um r5 infelizmente a volkswagen nao falou mais a respeito da ficha tecnica do polo r5 contudo a propria frase de demaison da a letra como foi noticiado na imprensa automotiva europeia ha alguns meses o polo r5 usa o mesmo conjunto mecanico ja conhecido skoda fabia r5 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] isto nos ajuda a deduzir algumas coisas sobre o novo carro de rali por exemplo sabemos que o motor 1 6 do skoda fabia r5 deriva do quatro cilindros turbo de 1 8 litro usado no seda soda superb porem com novo virabrequim novos pistoes valvulas e comandos desenvolvidos especialmente para a aplicaçao o sistema de alimentaçao conta com valvulas injetoras de alta vazao; o turbo e o mesmo do audi s3; e uma reprogramaçao eletronica completa foi realizada para que ele opere com 1 5 bar de pressao maxima e restritores de 32 mm no coletor de admissao garantem que a potencia nao passe dos 272 cv com 40 7 kgfm de torque esta força que como ja dissemos e moderada por uma caixa sequencial de cinco marchas e tambem dividida entre os dois eixos atraves de um sistema com dois diferenciais com bloqueio mecanico automatico sem qualquer tipo de eletronica diferentemente dos carros do wrc que possuem diferencial central eletronico ativo isto ajuda a manter o custo mais baixo o conjunto mecanico do skoda fabia r5 que certamente cedeu diversos componentes e caracteristicas ao novo polo r5 os dois carros foram elaborados pelo mesmo time afinal o skoda fabia r5 ainda tem supensao independente do tipo mcpherson nas quatro rodas e freios com discos de 355 mm na dianteira e 300 mm na traseira considerando que o processo de homologaçao de tais componentes e configuraçoes ja foi concluido em 2015 seria natural que a volks decidisse reaproveita los no polo r5 a vw tambem w nao falou quanto o polo gti r5 vai custar a fia no entanto estabelece um teto de € 180 000 para a categoria r5 do wrc 2 isso da r$ 690 000 em conversao direta bem ninguem disse que seria barato
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.