o novo volkswagen polo nova geraçao do hatchback foi apresentado ha poucos dias e ja esta de passagem carimbada para o brasil e pouco provavel que tenhamos a versao gti oferecida no brasil ja temos o golf gti preenchendo o nicho dos hot hatches por parte da vw e toda a homologaçao de um novo modelo nao compensaria o investimento mas isto nao nos impede de querer saber como o novo polo gti se compara com o golf gti tocamos neste assunto porque apesar de pertencer ao segmento imediatamente inferior ao do golf gti no mecado o polo gti compartilha com ele a arquitetura mqb tem dimensoes semelhantes e utiliza sua propria versao do motor 2 0 tsi ea888 nossa aposta e que na europa o pessoal vai ficar em duvida entre o pacote consagrado do golf gti e a novidade do polo gti mas o que afinal os dois carros tem de igual e de diferente para responder a esta pergunta vamos comparar os dois lado a lado a moda antiga bora por fora o volkswagen polo de sexta geraçao chega com a nova cara dos volkswagen e e um bom exemplo do visual evolutivo dos alemaes como ja comentamos os farois continuam tendo sete arestas mas sao mais integrados a nova grade da volks que estreou no seda/cupe de quatro portas arteon a dianteira tem um perfil mais arredondado e baixo o que da ao polo uma expressao mais sisuda e sofisticada em nossa opiniao achamos que nao vai demorar para que o golf que tem um visual mais tradicional acompanhe o polo nas mudanças ambos os carros tem elementos de design caracteristicos de seus modelos desde a primeira geraçao o golf tem a coluna c mais larga e lanternas traseiras mais baixas e largas e a partir da quinta geraçao as lanternas começaram a invadir a tampa do porta malas o polo conserva a traseira que lembra muito a do bmw serie 1 e traz na coluna c uma janela fixa que marca presença desde a quarta geraçao e um detalhe nao ha mais versao de duas portas do polo apenas quatro portas por uma questao de demanda o golf continua a ser oferecido com duas portas mas isto tambem pode mudar em breve medidas o polo gti tem 4 053 mm de comprimento 1 780 mm de largura 1 448 mm de altura e entre eixos de 2 564 mm as bitolas ainda nao foram divulgadas o golf gti tem 4 255 mm de comprimento 1 799 mm de largura 1 452 mm de altura e entre eixos de 2 637 mm ou seja o golf e cerca de 20 cm mais longo e tem entre eixos quase 7 cm maior o que ainda da uma boa diferença de porte entre ambos os carros a diferença de largura entre ambos os carros e bem menor apenas 1 9 cm proporcionalmente entao o polo gti e mais largo e isto o faz parecer mais assentado e proximo do chao do que o golf gti o fato de compartilharem plataforma tambem tornou o polo gti muito mais pratico ate mesmo o tamanho do porta malas ficou bem perto do golf antes eram 280 litros agora sao nada menos que 351 litros o golf gti acomoda 380 litros de bagagem por dentro o golf gti segue com seu excelente acabamento design limpo e ergonomia impecavel para a linha 2017 recebeu uma central multimidia maior e o painel digital active info display versao da volks para o virtua cockpit da audi as saidas de ar ficam na posiçao tradicional os bancos sao revestidos de tecido preto com xadrez e a sensaçao de amplitude e um de seus trunfos este golf gti esta equipado com os bancos de couro opcionais mas o tecido xadrez e bem mais legal detalhe e que o painel ainda tem mostradores analogicos nesta foto o polo gti foi projetado pensando ja na decada seguinte e por isto traz algumas mudanças sensiveis as linhas do interior sao mais angulosas uma seçao do painel e pintada na cor do carro e a central multimidia ganha destaque ficando na parte mais alta do painel com as saidas de ar logo abaixo com as molduras brilhantes pretas no painel e na central somadas as superficies em cores fortes lembramos de gadgets modernos como celulares e laptops coloridos ou do nintendo switch e uma tendencia bastante forte no design industrial atual mecanica como ja falamos tanto o polo gti quanto o golf gti usam o motor 2 0 tsi ea888 da volkswagen trata se de um quatro cilindros com 1 984 cm³ com diametro x curso de 82 5x92 8 mm com taxa de compressao de 9 6 1 alimentado por um sistema de injeçao direta como e turbinado o ea888 permite algumas calibragens diferentes no golf considerando a versao de base sem pacotes de performance o motor entrega 220 cv entre 4 500 e 6 200 rpm enquanto o torque e de 35 7 mkgf entre 1 500 e 4 400 rpm pode ser acoplado a uma caixa manual ou de dupla embreagem ambas com seis velocidades e e suficiente para que o golf va ate os 100 km/h em 6 5 segundos com maxima de 246 km/h quanto ao polo por enquanto a vw revelou apenas a potencia do motor 2 0 tsi 200 cv 197 hp com isto em mente acreditamos que seja uma versao do motor ea888 parecidissima com a que equipa o skoda superb ii o vw scirocco e o audi tt sao 200 cv entre 5 100 e 6 000 rpm e 28 6 mkgf de torque entre 1 700 e 5 000 rpm o cambio manual e o mesmo do golf gti mas a caixa dsg tem sete marchas e nao seis [youtube id= gwrrs4foaqi width= 620 height= 350 ] uma diferença importante entre os dois motores e o sistema valvelift desenvolvido pela audi que controla o nivel abertura das valvulas de admissao e escape em dois estagios e funciona de forma complementar ao comando duplo variavel no cabeçote que controla o tempo de abertura das valvulas o valvelift evita perdas de fluxo na camara de combustao e tambem assegura que os gases do sistema de escape sejam direcionados para o turbo da forma mais eficiente o que ajuda a aumentar o torque ainda nao ha dados de desempenho do novo polo gti mas considerando seu posicionamento no mercado abaixo do golf gti ele nao devera ser mais rapido ainda que seja mais leve que o irmao mais velho informaçoes extra oficiais apontam um tempo de 0 100 km/h menor que 6 7 segundos que e o tempo do antigo polo gti
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.