honda civic toyota corolla volkswagen golf renault clio volkswagen polo bmw serie 3 mercedes classe c opel corsa porsche 911 ford mustang sabe o que esses carros tem em comum todos eles sao produzidos ha pelo menos 30 anos atravessando geraçoes e sempre se renovando mas mantendo a identidade alem do nome carros diferentes sim mas como eu e voce somos diferentes do que eramos ha 25 anos estes carros tambem sao a essencia contudo se mantem o gol poderia estar nesta lista como o polo e o golf mas a volkswagen decidiu mata lo na semana passada entao agora ele nao faz mais parte dos carros que resistem ao tempo e se tornam verdadeiros classicos da industria o fim do gol nao parece ter causado tanta comoçao ele ja vinha esquecido ha algum tempo preterido em nome dos modernos suv com alguma razao mas como diria o mao vamos la pessoal o gol nao e so um carro ele e uma instituiçao nacional se nossa industria automobilistica tem 65 anos e o gol esteve presente em 42 destes anos significa que ele fez parte de 65% dessa historia nao sei se voce ja se deu conta mas so a kombi foi feita por mais tempo que o gol no brasil nenhum outro carro nem o fiat uno nem o chevrolet opala e nem mesmo o fusca foram feitos por tanto tempo nestas terras entao por mais esquecido que ele estivesse acabar com uma instituiçao nacional sobre rodas e no minimo estranho nao por que nao renova lo por que o virtus e o polo nao foram batizados de gol so para manter a linhagem o polo nunca foi muito relevante por aqui mesmo apesar do sucesso moderado nos anos 2000 e 2010 revisitando a historia do gol e alguns fatos recentes da volkswagen e do cenario economico brasileiro cheguei a alguns dos fatores que colaboraram para o fim do gol vou elaborar em topicos o gol e fruto de uma realidade que acabou ha muito tempo lembra como era o mundo em 1980 muitos aqui nao lembram simplesmente por que nao eram nascidos ou eram jovens demais mas era um mundo bem diferente — tanto que mereceu uma materia para reforçar a noçao de distancia temporal naquele mundo bem diferente o brasil tinha importaçoes proibidas elas começaram sobretaxadas e depois em 1976 foram proibidas de vez com o custo de importaçao elevado era mais viavel produzir carros aqui feitos para o mercado local e por isso que tivemos tantos modelos exclusivos do nosso mercado a kombi por exemplo foi mantida na mesma plataforma por 56 anos o fusca nunca mudou de verdade o opala era um rekord adaptado a nossa realidade assim como o corcel falando nele sua chegada mostrou que o fusca era um projeto anacronico mesmo para o brasil daqueles tempos nao era um produto a altura do fusca sob o ponto de vista do publico certamente nao mas era um carro mais sofisticado que o velho besouro que na epoca ja passava dos 30 anos de projeto ficou claro que o fusca era um carro obsoleto e que algo precisava ser feito e o que foi feito foi a brasilia ou o brasilia se preferir ela tinha tudo o que o fusca tinha de melhor sua mecanica e suspensao robustas porem em uma embalagem mais moderna e mais racional nao foi a toa que fez sucesso ainda que nao tenha conseguido superar o fusca em 1973 uma novidade escancarou como a volkswagen estava ultrapassada o chevrolet chevette nao so por que ele era um soco de modernidade na cara do fusca mas tambem por que perto dele a brasilia parecia ultrapassada apesar de nova alias voce ja se deu conta de que o chevette e mais antigo que a brasilia ele foi lançado em maio de 1973 um mes antes da brasilia pois e imagine na epoca a volkswagen precisava mesmo de algo mais novo algo como o passat que chegou na mesma epoca mas era bem mais caro que o chevette importar o polo ou o golf nao era uma opçao alem do ferramental exclusivo para a plataforma de motor transversal a posiçao do motor tambem exigiria novas transmissoes aumentando o custo e consequentemente o risco de fracasso do novo modelo https //flatout com br/como foi o nascimento do volkswagen gol/ no fim das contas como sabemos a volkswagen lançou um misto quente o queijo veio da brasilia e o presunto veio do passat o scirocco inspirou o pao que envolveu esse recheio mecanico a receita so foi funcionar de verdade quando a volkswagen finalmente colocou o motor ea827 no gol pouco antes de matar o fusca ai ele deslanchou e ficou na liderança por 27 anos mas nao sem mudar claro nos anos 1990 com as importaçoes liberadas o mercado brasileiro finalmente amadureceu e o gol precisou mudar mas diferentemente do chevrolet corsa do fiat palio do ford fiesta e mais tarde do peugeot 206 e do citroen c3 o gol manteve um pouco da plataforma bx derivada do passat juntou com um punhado de coisas novas e foi administrando sua fama esse improviso ja deixava claro algo que acabou colaborando para o fim do gol 30 anos mais tarde a matriz alema nao queria um projeto tao localizado em um mercado secundario para a marca enquanto as importaçoes eram fechadas o gol foi tolerado era um projeto local para atender uma necessidade local muito especifica mas com as importaçoes liberadas por que nao matar o gol e vender o polo como na europa um carro so feito em so um lugar poderia ser brasil argentina mexico portugal tanto faz o gol era claramente um carro de outro tempo um tempo em que o brasil era mais local do que global e isso levou ao segundo fator que contribuiu para o seu fim o gol deixou de ser aceito pela alemanha a primeira tentativa de matar o gol no brasil aconteceu em 2002 foi naquele ano que a volkswagen nacionalizou o polo lançando aqui a quarta geraçao 9n a volkswagen do brasil por outro lado decidiu desenvolver um projeto local que pudesse substituir o gol sem a necessidade de um projeto europeu o motivo dificil afirmar com certeza mas suspeito que tenha relaçao com remessa de royalties e as naturais disputas politicas internas — diretores em busca de melhores resultados para escalar o organograma da empresa em bom portugues o fox acabou trazendo alguns problemas e uma soluçao para a volkswagen o primeiro e que ele nao substituiu o gol e precisou ser posicionado acima dele afinal era um projeto novo que estava em amortizaçao para usar um termo simples o gol havia sido desenvolvido na decada anterior e sido um campeao de vendas seu projeto estava mais do que pago e o polo aquele dos farois circulares nunca pegou por aqui outro problema era que o fox mesmo mais caro que o gol tinha um interior mais espartano que o gol — e aqui estou falando do g3 lembrado com saudosismo pelos fas justamente pelo refinamento do design interno e o ultimo problema do fox e que ele nao canibalizou o gol a ponto de substitui lo pelo contrario ele manteve o gol intocado e ainda criou um nicho de si mesmo e por ser derivado da plataforma pq24 do polo ele ainda acabou exportado para a alemanha substituindo o lupo para resolver o problema de o fox ser mais caro e ter acabamento inferior a volkswagen em vez de refinar fox decidiu simplificar o gol e dai veio o infame g4 com seu interior simplorio e seu visual questionavel um evidente retrocesso em relaçao ao g3 a situaçao do gol começou a se complicar de verdade quando ele ganhou a terceira geraçao o chamado gol g5 ou nf o layout de motor transversal permitiu que ele finalmente compartilhasse o conjunto motriz completo com os outros modelos mas sua plataforma pouco tinha das demais era um carro com ferramental exclusivo como o polo nao podia ser no brasil dos anos 1970 para piorar o fox reestilizado continuava vendendo bem — tanto que o polo saiu de linha em 2014 e seu substituto de fato foi o fox que havia sido criado para substituir o gol naquele mesmo ano a volkswagen da alemanha tentou uma nova cartada para substituir o gol o up o modelo fruto de um projeto carissimo nao estava indo bem na europa mesmo distribuido para a skoda e seat a matriz entao decidiu que ele seria vendido no brasil — especialmente por que ele compartilhava elementos com o fox por aqui alem do fato de o brasil ter se mantido em alta durante a crise global de 2008 por te la empurrado para 2014 e verdade mas o up como o fox em seu lançamento era um produto caro ele ate chegou como modelo de entrada mas rapidamente foi reposicionado e o gol voltou a trincheira em 2017 veio o novo polo e ai começa o terceiro motivo para o fim do gol o gol se tornou um estranho no ninho a chegada do polo acabou embolando a linha de hatches da volkswagen na epoca entre os r$ 25 000 e os r$ 50 000 a volkswagen tinha o gol 1 0 o gol 1 6 o up 1 0 mpi o up 1 0 tsi o fox 1 0 o fox 1 6 e o polo 1 0 mpi faça as contas eram sete combinaçoes de carroceria/motor diferentes em uma faixa de apenas r$ 25 000 sem considerar as versoes de acabamento de cada modelo havia um intervalo de menos de r$ 3 600 entre os modelos na pratica a volkswagen intencionalmente ou nao; como saber jogou todo mundo em uma arena para descobrir quem sobreviveria o up morreu de morte matada caro demais ele vendeu muito abaixo do esperado e a volkswagen matou o projeto antes que perdesse ainda mais dinheiro o fox foi morto pelo polo era um carro nascido da simplificaçao do proprio polo de duas geraçoes anteriores aquele com quem concorreu nao tinha chance coitado morreu bravamente contudo ja o gol morreu de morte morrida com as mudanças do mercado sim estou falando dos suv a chegada de rivais mais modernos e mais chamativos ele foi abandonado pelo publico a transferencia do centro de desenvolvimento emergente do brasil para a china alem da globalizaçao das plataformas modulares o levou a ser abandonado pela fabricante por que insistir em um carro cuja plataforma sobrevivia apenas no brasil — que ja nem e mais tao importante como foi um dia um carro que ate mes passado ainda mantinha os trilhos dos bancos do passat b1 de 1974 faz sentido https //flatout com br/o que sobrou do gol original no gol de hoje/ a volkswagen poderia ter investido o dinheiro do fox na modernizaçao do gol talvez va saber se a ideia era essa talvez por isso ele se chama fox — e o mesmo nome do gol seda e do gol perua exportados para eua e canada nos anos 1980 e 1990 a volkswagen tambem poderia ter investido no gol em vez de adaptar o up para o brasil provavelmente mas lembre se que a matriz nao queria o gol desde o fim dos anos 1990 a volkswagen poderia ter matado o gol e o polo n9 em 2014 e trazido o polo mk5 compartilhado com a india e batizando o de gol e voyage poderia mas va saber o que as planilhas e apresentaçoes do pessoal da engenharia da contabilidade e do marketing disseram sobre isso no fim o polo virou o gol ou o gol virou o polo ele nao se chama mais gol mas polo track um polo simplificado como nao poderia ter sido feito em 1974 — ou em 1980 um carro de outro mundo o fim do gol me lembra os ultimos anos de vida do meu avo aos 92 anos ele se sentava a mesa e perguntava sobre os amigos a minha avo o que houve com o fulano — dizia ele morreu ela respondia e com sicrano — perguntava procurando algo familiar morreu tambem ouvindo aquilo eu me dei conta de que o mundo em que ele cresceu se divertiu prosperou e ajudou a construir aos poucos estava se transformando em outro mundo — um mundo do qual ele nao conseguia nao podia e talvez nem queria fazer parte o gol teve uma trajetoria semelhante ele construiu a volkswagen moderna no brasil mas aquele mundo que ele construiu aos poucos se transformou em outro do qual ele nao consegue e nao pode fazer parte e so o ciclo natural das coisas se ate o universo um dia tera fim por que o gol seria diferente ao menos sua existencia nao foi em vao ele veio sobreviveu cumpriu sua missao deixou seus herdeiros e agora partiu ao menos foi bom enquanto durou — nao foi
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