Na semana passada uma raríssima Ferrari 275 GTB/C Speciale foi anunciada como “a próxima Ferrari mais cara vendida em um leilão”. Ela é uma das únicas três de seu tipo produzidas unicamente para homologar a 275 GTB de corridas e dada a sua raridade e o pedigree de pistas, os leiloeiros estimam que ela poderá ser vendida no próximo dia 16 de agosto por US$ 34 milhões.
Dias depois, no começo desta semana, veio a notícia de que uma outra Ferrari clássica está a venda, e com grandes chances de se tornar não apenas a Ferrari mais cara de todos os tempos, mas também o carro mais caro de todos os tempos. Trata-se de uma 250 GTO produzida em 1962 que está a venda na Alemanha por nada menos que € 47 milhões, ou US$ 64 milhões.
Esse valor seria suficiente para superar em US$ 1 milhão a 250 GTO chassi 5111GT, que foi vendida em uma transação particular no final do ano passado e se tornou o carro mais caro do planeta.
A notícia de um carro com chances de se tornar o mais caro do planeta certamente chama a atenção e se espalha rapidamente pelos principais veículos de comunicação do planeta.
Só tem um pequeno problema: a Ferrari 250 GTO em questão tem grandes chances de ser uma réplica. Pior ainda: é bem provável que ela sequer exista.
Os primeiros indícios de que ela seja falsa (ou não exista) é que, diferentemente das demais 250 GTO vendidas recentemente, ela não foi leiloada nem negociada em particular. Na verdade, ela foi anunciada em um site de classificados da Alemanha chamado mobile.de, e em vez de um ensaio fotográfico especial dedicado ao carro, como sempre se faz quando uma raridade destas vai à leilão, o que se encontra no anúncio classificado são apenas três fotos em baixa qualidade e com recortes de enquadramento incomuns.
E tem mais: as especificações tratam apenas das características mecânicas e números de desempenho, sem menção alguma ao número de chassi. O número de chassi é uma informação indispensável para a venda de carros desse tipo, não somente para confirmar a autenticidade, como também para identificar o histórico do carro nas pistas e de antigos proprietários.
Se toda essa história parecia muito estranha desde o começo, na tarde de ontem (01), as suspeitas praticamente se confirmaram. Foi quando Marcel Massini, o maior especialista na história da Ferrari e em modelos clássicos da marca, disse que o carro oferecido no site mobile.de é uma réplica. Ele afirmou ter 100% de certeza de que o carro anunciado não se trata de um modelo original, pois tem fotos e histórias detalhadas de cada uma das 39 250 GTO produzidas, e sabe onde cada uma delas está atualmente.
Mas então como tudo isso começou?
Aqui a história fica um pouco bizarra. É difícil dizer qual foi o primeiro site a dar a notícia da venda, mas sabe-se que em tempos de disputa por cliques, esse tipo de notícia se espalha rapidamente. A primeira notícia que encontramos vem do site americano Carscoops, que publicou no dia 28 de julho a notícia da venda, porém ilustrou a postagem com imagens de estúdio da Ferrari 250 GTO de Ralph Lauren.
No dia seguinte, os americanos do Autoblog.com publicaram a notícia com créditos ao Carscoops, mas deram um passo adiante: eles apuraram quantas Ferrari 250 GTO existem na Alemanha, e descobriram que só há duas delas por lá.
Uma delas é prata, e que a outra é uma vermelha, de chassi 3809GT, assumindo então que esta é a Ferrari 250 GTO à venda (com a ressalva de que eles podem estar enganados incluída na própria postagem). Tal como o Carscoops, eles também não usaram as fotos do anúncio, e optaram por usar fotos das Ferrari 250 GTO reunidas para comemorar os 50 anos do modelo no Concours d’Elegance Pebble Beach de 2012.
Desde então, a notícia se espalhou por diversos portais e até canais de televisão como a CNN e a CNBC — este último também foi o canal que entrevistou Marcel Massini a respeito da autenticidade do carro e do leilão.
Segundo o depoimento de Massini, o carro à venda é uma réplica. Mas pensando por um instante, não faria sentido tentar vender uma réplica por um valor inédito para o modelo — especialmente se tratando de um nicho onde os carros têm um histórico documentado oficialmente por seus fabricantes. Por isso, é bem provável que este carro sequer exista e que o anúncio seja apenas um grande hoax de dimensões internacionais. Ou então uma tentativa de promover uma marca obscura de suplementos alimentares.
O anúncio
Olhando com mais atenção a primeira foto do anúncio, você começa a achá-la um pouco estranha. Talvez por causa do Cavallino Rampante ao contrário, ou talvez por todos os demais carros da foto terem direção à direita — incluindo a 250 GTO, que foi fabricada apenas com a direção na esquerda. É por que ela foi invertida para dificultar o rastreamento pela busca por imagens do Google.
Ou talvez ainda seja por causa dessas frestas largas demais nas portas e paineis da carroceria. A foto original, aparentemente foi publicada no site alemão Carspotting.de, e mostra uma espécie de diorama de miniaturas com alguns modelos Ferrari alinhados à frente de clássicos Mercedes e BMW. O piloto é um boneco, assim como a moça ao fundo. Mas isso não é o mais bizarro.
No canto da imagem invertida do anúncio, vemos uma colagem típica de anúncios do Mercado Livre por volta de 2001 ou 2002, que parece feita no Microsoft Paint. Ela diz: “sponsored by www.meganfc.de”. O texto do anúncio mistura um pouco de inglês com alemão, e diz mais ou menos o seguinte (a pontuação errada do anúncio foi mantida na tradução):
O clássico mais valioso do mundo
Para este carro em estoque:
Este anúncio é patrocinado pela MEGA NFC www.meganfc.de, o comprador deste carro também receberá MEGA NFC grátis por um ano. MEGA NFC é 1.000 vezes mais forte que vitamina A+E, o composto anti envelhecimento mais forte do planeta.
A Ferrari mais bem sucedida construída! Um dos únicos 39 exemplares já está disponível aqui.
Este carro também tem vários equipamentos adicionais.
Para fotos nítidas (estas são apenas ilustrativas) e detalhes sobre o carro serão prontamente enviados caso você apresente sua identificação e prova de solvência para este veículo.
Por favor, não hesite em entrar em contato para mais informações. Estamos aqui para atendê-lo.
Equipe GT.
Em primeiro lugar, que raio de leilão de uma Ferrari 250 GTO tem um anúncio de patrocinador feito assim sem recursos e toscamente? Um carro de € 47 milhões, ou US$ 64 milhões de dólares, “patrocinado” por, vejam só, pílulas de desintoxicação (detox) anti-envelhecimento? E tem mais: pesquisando por Golden Tower GT Cars Berlin, encontramos uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão. A sigla GT seria grã-turismo ou “Golden Tower”? Difícil dizer.
Para tornar tudo ainda mais confuso, a Golden Tower funciona no endereço de um hotel. Sim, veja só o que as fotos de 2014 do Google Street View mostram no exato endereço da Golden Tower GT Cars Berlin:
Agora, é importante notar que descobrimos tudo isso apenas na primeira foto. Sabe por que as fotos têm cortes de enquadramento estranhos? Por que elas foram retiradas de outros sites. A foto do painel, por exemplo, vem do site do jornal Die Welt, e foi feita pela Deutsche Presse-Agentur, uma agência de notícias alemã.
A terceira foto, do motor, é bem mais fácil de se encontrar: ela foi tirada do artigo sobre a 250 GTO na Wikipedia (!).
Nossa conclusão
É difícil imaginar os motivos que levam alguém a criar um anúncio em um site de classificados para tentar vender, ou ao menos promover a venda de um dos carros mais raros da história e o modelo mais caro já vendido até hoje. Como vimos, a notícia ganhou o mundo, e o fato de o anúncio ser “patrocinado” por uma marca de suplementos pode indicar que foi uma ação planejada para divulgar a marca desconhecida que oferece uma substância que promete ser 1.000 vezes melhor que o que há de melhor no mercado.
Pode ser também que alguns golpistas sem muita noção tenham realmente pensado que conseguiriam descolar alguma grana fácil de alguém com muito dinheiro e pouca inteligência (uma combinação impossível), ou ainda pode ser que esses especuladores estejam tentando vender a 250 GTO que será leiloada por cerca de US$ 35 milhões no próximo dia 14 de agosto pela Bonhams antes do leilão. O milionário pagaria os 47 milhões de euros, a tal GT Cars vai ao leilão com a grana, arremata a 250 GTO e fica com o resto do dinheiro. Quem vai saber?
[ Fotos: Drew Phillips / Aol (encontro em Pebble Beach), Die Welt, Ralph Lauren ]