como voces sabem a recente reestilizaçao da carroceria de tres volumes do ford focus trouxe alem de novidades como borboletas atras do volante para trocas manuais no cambio de dupla embreagem uma mudança em seu sobrenome que passou a se chamar focus fastback algo que deixou muitos puristas com o pe atras afinal este nome esta historicamente ligado aos pony e muscle cars mais iconicos da ford nunca foi adotado no focus antes e no sentido mais estrito do termo sua carroceria nao apresenta esta configuraçao nao e mesmo trouxemos estes questionamentos para a turma de design e de marketing da ford que reconhecem estes pontos para eles tudo começa com a diferença do perfil do publico que compra o focus nos notamos que quando comparamos nosso produto com os mais vendidos do segmento nitidamente temos um que e diferente e que e voltado a um publico diferente e muito mais direcionado a esportividade que ao espaço interno toda a parte tecnica de dirigibilidade e diferente os demais sao focados em conforto; o nosso em prazer de dirigir nao adianta vender do mesmo jeito diz oswaldo ramos gerente de marketing da ford de acordo com ramos a decisao do uso deste nome foi orientada por uma identidade de atitude nao pelo uso descritivo do termo existe esse publico entusiasta no mercado de sedas existe sao novos entrantes gente que gosta de carros mas que casou e ampliou a familia a gente precisava de uma linha de comunicaçao para falar com esses caras como se eu continuar a chamar o carro de focus sedan era preciso chama lo de uma forma diferente pesquisamos uma serie de nomes e veio fastback e realmente nosso carro tem um design com queda de traseira diferente dos tradicionais numa linha com queda continua e mais suave e um nome que vem com fast rapido no meio mas nao foi para travestir nosso tres volumes de algo que ele nao e foi sim para dizer o que ele e quem quer carro espaçoso certamente vai para a concorrencia quem quiser algo bom de dirigir vem com a gente completa o executivo usamos fastback como licença poetica foi um posicionamento de marketing e um nome carregado de significado esportivo; nao precisamos investir em comunicaçao para dizer o que e poderiamos ter criado um nome como a audi fez com o sportback que e patenteado mas nao vimos necessidade fastback ja fala ao entusiasta queiram ou nao teve efeito viramos assunto varios sedas de luxo estao vindo para essa linha mas estao sendo chamados de cupe de quatro portas e cupe la tem quatro portas questiona conectar a coluna c com o volume do porta malas por um caimento suave e fluido da linha de teto e uma tendencia de design muito forte nos sedas de luxo de grande porte com comprimento na casa dos cinco metros um dos primeiros representantes desta escola foi o mercedes benz cls nascido em 2004 e que e identificado oficialmente pela propria marca de cupe de quatro portas e de seda fastback mas entre os sedas medios categoria do focus fastback ele tem 4 53 m de comprimento e mais comum a silhueta do seda classico quando voce e criança e te pedem para desenhar um carro o modelo que nasce e um seda com tres quadrados bem distintos um para o capo um para a cabine e um para o porta malas ai sao desenhadas as rodas e os vidros mas os farois podem ser colocados em qualquer ponta e muitos sedas tem hoje essa distinçao muito clara entre os volumes especialmente no porta malas no caso do focus fastback isso nao acontece diz fabio sandrin supervisor de design da ford america do sul sandrin nos mostra as silhuetas estilizadas do seda e explica note como a coluna c do focus fastback fica bem para tras quase se confundindo com a extremidade traseira do carro e como se ele tivesse um volume so ou dois como os fastbacks historicos da marca mas nao e apenas o perfil do carro que mostra que ele se distancia do conceito mais tradicional de seda toda a linguagem de superficies do focus fastback remete a um modelo mais esportivo veja como nestas imagens abaixo e sob essa perspectiva o carro parece nao ter um porta malas alongado diz sandrin fastback tambem embute um resgate historico de acordo com o gerente de marketing da ford lembrando ao dono do carro que o que ele tem nas maos nao e apenas um seda formato de carroceria tido como um dos mais caretas do universo automotivo e um focus carro que sempre foi exaltado por suas qualidades dinamicas desde sua primeira geraçao e que foram exploradas tanto em modelos de rua apimentados como os nervosos st e rs quanto em participaçoes vitoriosas em diversos campeonatos de automobilismo em todo o mundo no argentino tc 2000 no britanico de turismo btcc no mundial da fia wtc e no epico campeonato mundial de rali wrc por exemplo [youtube id= tbgzcdg3fhq width= 620 height= 465 ] no wrc o focus foi agraciado com alguns dos maiores pilotos da historia colin mcrae carlos sainz marcus gronholm mikko hirvonen e encerrou um jejum de 27 anos da ford conquistando nao apenas o titulo de construtores de 2006 mas tambem o de 2007 leia a historia do focus no wrc aqui tres leitores do flatout tambem estao explorando essas qualidades dinamicas do focus gustavo loeffler e seu epico projeto tributo ao colin mcrae foto acima para disputar provas de subida de montanha e os projetos para track days de joao pensa aspirado e o de joao paulo falcao turbo a precisao do sistema de direçao com boa sensibilidade mesmo com assistencia eletrica a estabilidade da geometria de suspensao uma boa relaçao entre bitolas e entre eixos e uma calibragem bem acertada de amortecedores molas e barras estabilizadoras resultaram em uma dinamica neutra e agil com pouca rolagem de carroceria e bastante aderencia ele e um dos unicos modelos medios a contar com suspensao traseira independente ate hoje curiosamente foi so na terceira geraçao que o seda ganhou um tratamento estilistico mais arrojado ficando mais condizente com a proposta visual que o hatchback oferecia como se o irmao mais sisudo da familia tivesse relaxado colocado uma bermuda e resolvido curtir a praia veja as imagens das tres geraçoes do tres volumes de perfil note como na primeira geraçao o compartimento do porta malas segue o desenho classico dos sedas com uma distinçao nitida do compartimento de carga em relaçao a cabine na segunda geraçao os vincos ficaram um pouco mais suaves e a janela da coluna c ficou ascendente suavizando essa percepçao mas ainda bastante conservadora foi apenas na terceira geraçao que foi apresentada no brasil em setembro de 2013 que o arrojo chegou de forma definitiva em sua silhueta o caimento de teto suave combinado ao avanço das colunas c em direçao a tampa traseira resultou em uma percepçao de terceiro volume curto e fluido voce acertadamente deve estar se perguntando se esta carroceria da atual geraçao esta entre nos ha quase dois anos a recente reestilizaçao nao mudou a sua silhueta por que so chamar de fastback agora trouxemos este questionamento e a ford fez seu mea culpa segundo o gerente de marketing da ford isso aconteceu porque o foco no lançamento da terceira geraçao era o hatch o aspiracional do mercado e o hatchback medio ele e o verdadeiro carro do gearhead e o focus por muitos anos teve a fama de injustiçado as pessoas diziam que ele vendia muito menos do que merecia precisavamos consolidar o hatch e investimos pesado nele em publicidade nos ultimos tres anos nao da para investir em tudo ao mesmo tempo o cobertor e curto agora ja estou com a linha madura o focus e lider do segmento chegou a hora do fastback afirma a renovaçao visual combinada ao novo sobrenome pode ajudar na tarefa de reapresentar o seda ao mercado ja ressaltando alguns diferenciais ele foi o primeiro modelo medio abaixo dos r$ 100 mil a oferecer motor com injeçao direta de combustivel e assistencia de estacionamento por exemplo fora itens mais comuns mas que boa parte dos concorrentes nao oferece como transmissao automatizada de dupla embreagem e controle de estabilidade o entusiasta que tem familia pergunta existe vida feliz depois de casamento e filhos sim existe e era preciso mostrar a esse entusiasta qual carro poderia oferecer essa vida feliz ao volante faltava investimento publicitario no carro algo que resolvemos agora mas continuamos com um problema o hatch e o seda sao focus mas e mais facil comunicar dois carros diferentes se eles tiverem nomes diferentes se voce fala em focus voce pensa em hatch era preciso distinguir os dois de uma forma muito contundente diz ramos de acordo com o gerente de marketing da ford o nome fastback veio para resolver essas questoes uma tarefa que foi muito facilitada por dois sucessos que a marca ja tinha no quintal de casa a gente tem uma linha global de carros com o sucesso do focus hatch em seu segmento ganhamos um pilar de sustentaçao do fastback e ele ja tem uma associaçao natural com o fusion que e lider de seu segmento bomba de vender o fastback e visto como uma versao media do fusion em outras palavras ele e um focus no sentido de dinamica e prazer ao dirigir e um fusion menorzinho um carro associado a status e a sucesso profissional ao cara que venceu na vida com essa ajuda familiar a nova campanha da ford estaria dando bons resultados conseguimos colocar o focus fastback na mira dos compradores todo segmento tem tres ou quatro carros que o comprador considera independentemente de quantas opçoes ele ofereça e o fastback entrou no radar dos clientes algo que nao acontecia com o sedan se o cara nao quiser um carro careta e so houver carros caretas no segmento que ele anda paquerando ele abandona o segmento e os sedas medios tem expressao e tem volume quem quer prazer ao dirigir nos sedas medios encontra isso no fastback diz ramos resumindo nao leve o nome fastback tao ao pe da letra ele e licença poetica para o que o focus de tres volumes busca oferecer como produto de pegada mais esportiva preservando a assinatura dinamica do hatchback mesmo em uma carroceria maior
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