andamos falando bastante do mclaren f1 aqui no flatout nos ultimos tempos — da reuniao dos f1 gtr em goodwood da vitoria em le mans dos detalhes que o tornam um carro de rua surpreendentemente pratico de como ele se compara ao p1 e ate do ultimo f1 gtr fabricado que esteve a venda vamos falar dele novamente agora — ou melhor vamos deixar que gordon murray o pai do mclaren f1 conte como nasceu um dos supercarros mais incriveis do planeta ian gordon murray nasceu e cresceu na africa do sul em 1946 seu pai era piloto de motocicletas e preparador de carros de competiçao portanto ja da para ter uma ideia do que inspirou murray a cursar engenharia mecanica — e a construir seu proprio carro de corrida em 1966 aos 20 anos de idade era o igm ford batizado com as iniciais de gordon e equipado com o quatro cilindros de um litro do ford anglia alimentado por um carburador weber 40dcoe tanto a estrutura quanto a carroceria usavam diversos componentes do lotus 7 e por isso o igm ford era assim em 1969 murray mudou se para a inglaterra em busca de um emprego na lotus em vez disso acabou convidado para trabalhar na equipe brabham de formula 1 ainda naquele ano depois de conhecer ron tauranac que na epoca era o dono da equipe quando bernie ecclestone assumiu a brabham em 1971 indicou murray como designer chefe — uma carreira que teve como frutos carros historicos como o iconico bt46b com suas ventoinhas de efeito solo e os vencedores bt49 e bt52 murray passou boa parte de sua carreira trabalhando na brabham e estava pronto para se aposentar em 1986 quando recebeu um convite de ron dennis para juntar se a mclaren como o proprio murray conta no video abaixo feito pela propria mclaren como parte das comemoraçoes dos 20 anos da vitoria do f1 gtr em le mans leia toda a historia aqui ele aceitou com uma condiçao seria um contrato de apenas tres anos sem qualquer possibilidade de extensao e entao murray poderia se aposentar [youtube id= n35bznjwhg8 width= 620 height= 350 ] sabemos que nao foi o que aconteceu claro os tres anos de murray na mclaren marcaram uma das melhores fases da equipe culminando com o impressionante mp4/4 que deu a senna seu primeiro titulo em 1988 e era imbativel na pista sem falar que murray ja havia trabalhado com nelson piquet e jose carlos pace aquela altura murray ja havia meio que desistido da ideia de se aposentar e muito facil dizer [que voce vai se aposentar] mas a verdade e que e um trabalho muito empolgante entao quando eu estava chegando na metade daquele periodo de tres anos comecei a pensar no que faria depois ele conta para minha sorte ron [dennis] estava pensando em expandir a divisao de engenharia a ideia de fazer um carro de rua surgiu em uma conversa entre murray e dennis enquanto estavam presos em um aeroporto esperando por um voo atrasado a ideia de abrir uma companhia para produzir carros de rua surgiu naturalmente era a coisa obvia a se fazer comenta murray aquilo representava uma oportunidade unica — a de fundar uma companhia do zero escolhendo o predio o pessoal definir o que cada um faria e começar a projetar um carro partindo de uma folha de papel em branco os primeiros prototipos do mclaren f1 a conversa com ron aconteceu por volta de 1988 e a companhia — a mclaren automotive — foi fundada em 1989 isto deu a murray uma boa janela de tempo para imaginar como seria o primeiro carro de rua da mclaren e ter uma boa ideia de como o carro deveria ser nao esteticamente claro mas as proporçoes do carro o tipo de motor em v naturalmente aspirado hell yeah e o proposito do design estavam bem definidos em sua mente eu guardei tudo para mim esperando o momento em que tivesse toda a equipe a postos para me ajudar com o projeto entao quando a equipe chegou fiz uma reuniao de dez horas e meia explicando todos os detalhes de como queria o carro foi ali que murray decidiu que tentaria ao maximo afastar sua mente da ideia de fazer um carro de corrida eu nao queria comprometer o carro de rua quando me propus a fazer o melhor carro de rua eu nao pensei apenas na engenharia por tras dele — pensei no aproveitamento de espaço no porta malas no ar condicionado que deveria funcionar direito esse tipo de coisa por isso nao queria que o carro fosse influenciado por ideias vindas dos carros de corrida foi inevitavel contudo eu era um projetista de carros de corrida entao inconscientemente fiz tudo certo — distribuiçao de peso geometria da suspensao esse tipo de coisa de um jeito de outro era tudo tipico dos carros de competiçao e ainda havia o efeito solo — o mclaren f1 foi o primeiro esportivo de rua a aplicar o efeito solo falando assim fica ate dificil acreditar que gordon murray nao queria que o f1 se tornasse um carro de competiçao e no fim das contas talvez ele quisesse mas recusava se a admitir porque nao foi preciso muita insistencia por parte do piloto ray bellm para convencer murray a falar com ron dennis e dar inicio a transformaçao do f1 em um bolido — trabalho que como ja explicamos aqui ficou por conta do engenheiro jeff hazell a partir dai o que murray conta e a historia que ja conhecemos — ele fala sobre como a versao de corrida foi montada e começou os primeiros testes em apenas um dia recebendo uma asa traseira alguns reforços estruturais e a gaiola de proteçao no interior alem de restritores de potencia conta como fato de o carro de corrida ser essencialmente um mclaren f1 de rua com algumas modificaçoes — tinha portas normais e retrovisores eletricos por exemplo — tornava a vida dos pilotos e mecanicos mais facil conta que o carro que correu em le mans ainda recebeu modificaçoes na suspensao e freios de carbono ceramica e que o fato de ele ter suportado como um trem a corrida de 24 horas surpreendeu a todos os envolvidos no projeto a vitoria nas 24 horas de le mans ainda levou gordon murray a bolar uma serie especial — o mclaren f1 lm que era basicamente um f1 de rua 60 kg mais leve com todas as modificaçoes dos carros de corrida porem legalizado para rodar normalmente nas ruas e mais importante sem os restritores de potencia permitindo que todos os 636 cv do v12 bmw de 6 1 litros liberem sua furia [gallery columns= 4 link= file ids= 58319 58320 58321 58322 ] murray decidiu que seriam cinco carros porque foram cinco os f1 gtr que competiram em le mans em 1995 e todos seriam pintados de laranja como os carros de corrida de bruce mclaren — murray ate brinca dizendo que voce poderia comprar seu f1 lm na cor que quisesse desde que fosse laranja [youtube id= 2kllmxuab5a width= 620 height= 350 ] gordon murray acredita que foi o fato de ter acompanhado pessoalmente toda a vida do mclaren f1 da concepçao a suas conquistas no automobilismo e o que torna o carro tao especial e um carro de um homem so em suas proprias palavras — todos os carros feitos por um homem so acabam se tornando icones de certa forma quem somos nos para discutir
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