no inicio de maio a porsche anunciou que levaria o 919 evo e o 956 rothmans a nurburgring para uma apresentaçao antes das 24 horas de nurburgring deste ano a apresentaçao tinha cor cheiro e gosto de um anuncio oficial de recorde — especialmente sendo um recorde tao especial quanto o do porsche 956 nos treinos de classificaçao dos 1 000 km de nurburgring de 1983 afinal ele ja perdura por 35 anos e nao parecia nem perto de ser quebrado [gt40 content search= porsche widget= 1 ] entao chegou o final de semana das 24 horas de nurburgring e tudo o que a porsche fez foi um passeio da dupla de prototipos de le mans nenhum anuncio nenhum recorde nada de novo debaixo do sol alemao mas nesta ultima segunda feira 4 começaram a pipocar videos do 919 evo rasgando as retas e curvas do inferno verde a primeira vista pareciam videos da apresentaçao do inicio de maio mas o carro estava rapido demais e nao havia nenhum 956 em sua cola tampouco pessoas acampadas como nas 24 horas de nur foi quando começaram a surgir as primeiras informaçoes e especulaçoes o porsche 919 evo esta acelerando forte em uma sessao privada da porsche que reservou a pista para si por ora a porsche chama apenas de testes mas que tipo de teste se faz com um lmp1 aposentado que nao segue regulamento algum em nurburgring nordschleife aquela velocidade https //twitter com/porsche_team/status/1003663096739745792 resposta o tipo de teste no qual voce coleta dados e seus pilotos treinam para conseguir um recorde absoluto em nurburgring norschleife a busca da porsche pelo recorde ficou evidente quando eles anunciaram o recorde em spa por qual outra razao a marca gastaria uma pequena fortuna em um carro que nao ira mais disputar campeonato algum porque ele e uma campanha publicitaria para fortalecer ainda mais a relaçao da porsche com as pistas e com nurburgring a porsche diz que a turne do 919 evo e uma despedida do modelo uma homenagem a sua campanha tricampea mas este e so um pretexto a real intençao da porsche e garantir que nenhuma outra fabricante roube seu recorde absoluto o recorde ja dura 35 anos mas qualquer carro de corridas moderno poderia facilmente superar este tempo veja por exemplo o bmw m4 dtm de augusto farfus que fez 6 14 com um passageiro andando com trafego na pista e pegando leve em alguns trechos devido as restriçoes de ruido nao e dificil para uma fabricante superar o recorde do 956 com um pouco de dinheiro e um carro de corrida [youtube id= gkhvnv80_lc width= 620 height= 350 ] a porsche certamente percebeu isso e em algum momento do passado recente deve ter definido como meta se tornar a dona de nurburgring primeiro com o 918 spyder quebrando a barreira dos 7 minutos depois com o 911 gt2 rs destroçando o recorde do lamborghini huracan performante e o 911 gt3 na cola do italiano [youtube id= kkvgt4izj9o width= 620 height= 350 ] com um carissimo prototipo de le mans prontinho e sem ter o que fazer com ele por que nao assegurar que este carro seja o novo recordista absoluto do circuito com um novo recorde para durar mais 35 anos — e de quebra agregar um valor absurdo a imagem da marca fechando com chave de ouro as comemoraçoes dos seus 70 anos de historia caros flatouters a porsche ja baixou o tempo do 956 nestes primeiros testes desta segunda feira 4 isso e tao certo quanto maças em um apfelstrudel a questao agora nao e se ela vai quebrar o recorde mas quanto tempo ela ira baixar com este novo recorde sendo um carro da segunda categoria mais avançada do automobilismo — atras apenas da f1 — o 919 ja nasceu como um dos carros mais rapidos do planeta mas ao transforma lo no 919 evo porsche o modificou especificamente para quebrar este recorde nao pense que se trata apenas de uma homenagem ou de uma brincadeira de engenheiros cada uma das modificaçoes feitas no 919 evo foi pensada para lidar com o asfalto e as curvas de nurburgring o carro ganhou ate mesmo uma suspensao ativa eletronica para lidar com o piso irregular do inferno verde alem de mais potencia e menos peso os detalhes veremos em um proximo post e foi por isso que os primeiros rumores vindos de nurburgring falavam em algo em um tempo de volta na casa dos 5 11 sim um minuto inteiro mais rapido que o 956 soa absurdo bem sao 35 anos de evoluçao aerodinamica mecanica de materiais e principalmente de pneus somado a um carro que nao tem amarras atadas a nenhum livro de regras mas isso foi somente o primeiro boato o especialista em nurburgring misha charoudin passou quase nove horas ao lado da pista nesta ultima segunda feira fotografando filmando cronometrando bisbilhotando a frequencia de radio dos fiscais de pista e apurando tudo o que a porsche fazia por la o que ele descobriu e que o carro pode ser ainda mais rapido o que significa um tempo abaixo dos cinco minutos — e tambem significa uma media de 250 km/h em nurburgring nordschleife isso e completamente insano e como base de comparaçao apenas 12 km/h mais baixa que a velocidade media recorde da f1 atingida por juan pablo montoya durante os treinos do gp da italia de 2004 com seu williams bmw fw36 v10 [youtube id= yqypu3mnqhw width= 620 height= 350 ] misha publicou um video explicando toda sua teoria em detalhes — o russo que tem uma empresa de locaçao de carros no circuito desenvolveu um metodo para estimar os tempos de volta e acertou os dois ultimos recordes da porsche no nordschleife [youtube id= pkwzbu aax4 width= 620 height= 350 ] mas desta vez seu metodo original nao funcionou a medida em que os tempos começaram a baixar o carro entrava nos pits antes de completar a volta em uma destas voltas o tempo desde a largada ate o desligamento do motor nos boxes foi 6 20 mas misha acabou descobrindo que o piloto ja tirava o pe cerca de quatro quilometros antes da linha de chegada justamente para impedir que caras como ele estragassem a surpresa com seus cronometros de celular em um golpe de sorte misha conseguiu receber o sinal de radio dos fiscais de pista e ouviu o que eles estavam conversando conhecendo a posiçao de cada um ele pode finalmente estimar o tempo de volta pois cada fiscal avisava pelo radio o momento em que o carro passava por sua posiçao foi preciso apenas usar o desempenho conhecido de um outro carro no circuito como referencia logicamente a referencia foi o atual recordista de carros produzidos em serie o porsche 911 gt2 rs o primeiro trecho foi o wehrseifen a aproximadamente 9 km da largada onde o 919 passou depois de aproximadamente 2 11 e o gt2 rs chegou com 2 43 isso e uma diferença de 31 segundos ou 19% mais rapido uma relaçao de 0 81 entre os dois tempos no segundo trecho o bergwerk a 11 km da largada o porsche 919 passou aos 2 23 ou 21%mais rapido que o gt2 rs que precisou de 3 01 para chegar la o ultimo sinal dos fiscais que misha conseguiu captar foi do pflanzgarten que fica a 17 km da largada onde o 919 evo passou aos 4 minutos cravados enquanto o 911 gt2 rs levou 1 13 a mais chegando la somente depois de 5 13 — um tempo 24% mais alto que o do prototipo depois disso o 919 evo teve praticamente quatro quilometros inteiros de pe embaixo em um trecho que o 911 gt2 rs percorreu a uma media de 305 km/h sendo um trecho de alta o 919 evo sem duvida aumentou ainda mais a vantagem sobre o gt2 rs mas misha foi conservador e considerou que a vantagem de aproximadamente 1 15 se manteve inalterada descontando 1 15 de 6 47 temos um tempo assombroso de 5 32 mas se aplicarmos a diferença de 24% entre o desempenho do 919 sobre o 911 gt2 rs no ultimo trecho chegaremos a 309 segundos — ou 5 09 mas espere como diria o narrador da polishop misha ainda mencionou que se considerarmos que o 919 foi 34% mais rapido que os gt3 em spa e compararmos com o tempo dos gt3 em nurburgring o 919 evo podera chegar a 4 51 em nurburgring caso essa relaçao de tempos seja mantida em nur coincidentemente hoje mais cedo fiz uma comparaçao semelhante tomei o tempo de stefan bellof com o 956 nos 1000 km de spa de 1983 2 09 que usou um traçado praticamente identico ao atual de spa e o comparei ao 1 41 conseguido pelo 919 evo neste ano a relaçao entre os tempos foi de 22% — ou seja o 919 evo foi 22% mais rapido que o 956 tire 22% dos 6 11 do 956 371 segundos e temos 4 50 290 segundos arredondando para cima [youtube id= fh8_2zqz3xm width= 620 height= 350 ] e um tempo insanamente baixo mas como misha observou nao e impossivel por quatro motivos o primeiro e que voce nao ouve o carro no radio dos fiscais o que significa que eles devem ter avisado sobre o checkpoint do carro alguns segundos depois que ele passou pelo setor o segundo motivo esta na pista em si as condiçoes nao eram ideais afinal a alemanha esta entrando no verao a temperatura da pista passou dos 50ºc e a temperatura ambiente estava na casa dos 26ºc as 18h — o que afeta a admissao de motores de baixo deslocamento como o v4 do porsche 919 evo o terceiro motivo e a reta no final do traçado a dottinger hohe la o 911 gt2 rs chegou a 311 km/h mas manteve uma media de 305 km/h o 919 evo chegou a 349 km/h em spa e devera chegar perto disso em nur somente esta diferença de velocidade maxima deve contar cerca de 5 segundos a menos no tempo total da volta por ultimo misha mencionou o tempo de pista do piloto que e necessario para ganhar ritmo progressivamente timo bernhard que estava ao volante durante os testes ja venceu as 24 horas de le mans com o 919 e venceu algumas ediçoes das 24 horas de nurburgring entao ele conhece o carro e o traçado porem nao tem muito tempo de pratica dos dois juntos a porsche entao devera usar os dados coletados para programar seu simulador onde bernhard ira treinar para uma futura tentativa de recorde provavelmente no outono europeu quando as temperaturas ficam mais baixas e mais adequadas para um recorde como este quanto ele consegue bem façam suas apostas a caixa de comentarios e de voces
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