foto rafael neddermeyer/fotos publicas acredite atualmente e mais barato comprar um barril de petroleo do que a mesma quantidade de coca cola agua mineral detergente desinfetante e ate mesmo guarana dolly a commodity que chegou a valer mais de 115 dolares ha dois anos esta com o barril cotado abaixo dos us$ 30 dolares desde a ultima sexta feira — e e possivel que caia ate us$ 20 antes de voltar a subir e isso logicamente nos traz a uma pergunta muito pertinente se o petroleo esta custando quase um quarto do que custava ha dois anos por que cazzo a gasolina nao ficou mais barata para começar a explicar vamos voltar uma decada ate o distante ano de 2006 na ocasiao a petrobras reeditou o velho bordao o petroleo e nosso do fim dos anos 40 comemorando a sonhada autossuficiencia em petroleo so faltou explicar na epoca que era uma autossuficiencia relativa nossa produçao recorde era de oleo pesado que nao serve para produzir diesel e gasolina para esse fim a petrobras importa oleo leve como a exportaçao do oleo pesado era igual a importaçao do oleo leve a balança se equilibrava e ate dava para dizer que eramos autossuficientes alem disso segundo a petrobras 80% da gasolina vendida por aqui vem da produçao nacional o problema começou mesmo quando passamos a importar mais oleo leve a partir de 2010 ate ali tudo ok o dolar estava abaixo dos r$ 2 e a inflaçao sob controle as coisas começaram a desandar em 2014 quando barril do petroleo começou a subir devido aos conflitos no iraque e chegou a us$ 115 em junho daquele ano mas em vez de reajustar os preços dos combustiveis de acordo com o aumento do petroleo importado a petrobras represou os preços para conter a inflaçao — os combustiveis tem um peso importante no indice devido ao transporte rodoviario predominante no pais isso fica mais claro quando voce descobre que o frete de insumos dentro do brasil e mais caro que o transporte maritimo para outros paises esse represamento dos preços contribuiu para o aumento da divida da estatal que ja somava r$ 130 bilhoes no primeiro semestre de 2014 pois a defasagem dos preços praticados internamente era de 14% em relaçao aos do mercado externo em resumo a petrobras manteve o barril a us$ 99 enquanto ele custava 115 — e o consumo de petroleo no brasil e de aproximadamente tres milhoes de barris por dia em fevereiro de 2015 veio o primeiro reajuste e o preço da gasolina aumentou 8% e o volume de alcool anidro adicionado ao combustivel subiu de 25 para 27 5% — reduzindo tambem o custo do combustivel vendido nas bombas em setembro quando o barril ja estava em queda no mercado internacional custando menos de us$ 50 a petrobras reajustou novamente os preços dos combustiveis nas refinarias tornando a gasolina 6% mais cara e o diesel 4% com isso apesar da cotaçao do petroleo ter caido 60% desde junho passado o preço da gasolina com alcool anidro e bom lembrar subiu 2 4% nos postos enquanto o diesel subiu ainda mais 4 4% enquanto isso nos eua os preços dos combustiveis estao caindo ha mais de 100 dias consecutivos e chegaram a us$ 1 99/galao 3 78 litros na media nacional deste começo de janeiro isso equivale a us$ 0 53 ou r$ 2 12 por litro no começo de 2014 quando o barril de petroleo chegou a us$ 115 os americanos chegaram a pagar us$ 3 8 pelo galao us$ 1 por litro mas no fim do ano quando o barril ja estava caindo para cerca de us$ 50 os preços acompanharam a queda e chegaram a us$ 1 5 por galao us$ 0 40/litro por que o preço do petroleo despencou o principal fator desta queda historica e a menor cotaçao desde junho de 2004 foi o aumento intenso e inesperado nos estoques de gasolina dos eua outro fator e a desaceleraçao da economia chinesa que ira reduzir o consumo de petroleo contribuindo para que haja excedentes mas estes sao apenas os fatores que puxaram a cotaçao ainda mais para baixo — na verdade o preço do barril esta caindo ha mais de um ano no fim de 2014 ele ja estava abaixo dos us$ 100 e desde janeiro de 2015 vem sendo negociado abaixo dos us$ 50 chegando a us$ 37 no final do ano agora o barril fechou esta segunda feira 18 cotado a us$ 28 76 essa queda continua dos ultimos anos se deve ao aumento da produçao mundial de petroleo impulsionada pela produçao do oriente medio que visa manter os preços baixos em uma tentativa de inviabilizar a produçao de xisto nos eua que esta batendo recordes de 30 anos entao por que o preço da gasolina nao cai no brasil vamos dar a resposta direta depois explicamos melhor o preço nao cai porque a petrobras esta aproveitando o momento para aumentar seus lucros e assim diminuir o prejuizo acumulado durante o represamento dos preços em outras palavras ela esta compensando o desfalque do periodo em que manteve os preços internos baixos apesar da alta internacional de acordo com os calculos do centro brasileiro de infra estrutura cbie a gasolina no brasil esta 14 4% acima da cotaçao do golfo do mexico que e a referencia dos mercados do atlantico enquanto o diesel esta 47 1% acima com isso a petrobras esta ganhando cerca de r$ 3 bilhoes por mes com a queda do petroleo mas este e apenas um dos fatores que impedem a queda outro fator sao os impostos sempre eles que correspondem a 53% do preço final da gasolina e 41% do diesel segundo o instituto brasileiro de planejamento e tributaçao ibpt e ha ainda outra questao que dificulta a reduçao dos preços o custo de operaçao dos postos de combustiveis alem do aumento de mais de 50% na energia eletrica os postos sao obrigados a contratar frentistas por força da lei 9 956 de 2000 que proibe a operaçao de maquinas de auto atendimento no brasil como forma de preservar o emprego de 300 000 frentistas na epoca hoje sao mais de 500 000 a contrataçao de um frentista implica em cerca de 68 17% de encargos trabalhistas sobre o salario mais beneficios como vale alimentaçao vale transporte e adicional de 30% por periculosidade por ultimo ha a ausencia de concorrencia na refinaria de petroleo — monopolio que foi quebrado legalmente em 1997 mas que nao atraiu empresas privadas por diversos fatores alem disso a petrobras afirma ter como politica nao repassar aos consumidores as variaçoes do petroleo no mercado externo e por isso nao ha perspectiva de reduçoes mesmo com a queda vertiginosa da cotaçao do barril de petroleo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


