se voce assiste top gear fifth gear dupla do barulho joias sobre rodas ou qualquer outro programa britanico ou americano ja notou que as dublagens e legendas nao batem com as imagens de velocidade peso e volume de combustivel o motivo e mais do que conhecido o sistema imperial de medidas adotado pelos eua reino unido alem de birmania e liberia duas potencias mundiais e da lhe milhas hp libras gallons e quetais mas por que esses paises continuam a resistir a algo que em teoria seria benefico para eles proprios o sistema metrico surgiu para criar um padrao mundial de medida o que facilitaria o comercio internacional nasceu a partir de medidas criadas pela primeira republica francesa em 1799 que foram ganhando melhoramentos de definiçao e deram origem ao sistema que conhecemos hoje oficializado por uma convençao internacional em 1875 o acordo pioneiro foi proposto por 17 paises austria belgica dinamarca frança alemanha italia russia espanha suecia e noruega que formavam um unico reino portugal suiça peru venezuela argentina brasil turquia e eua acordos internacionais precisam ser ratificados pelos congressos de seus paises para virarem leis nos eua isso nunca aconteceu ele ate havia autorizado o uso do sistema metrico no pais em 1866 antes mesmo da proposta da convençao mas os eua nunca o adotaram como seu sistema oficial de pesos e medidas nem mesmo depois de 1975 quando o presidente gerald ford transformou o ato de conversao metrica em lei mas a lei nao pegou o motivo era voluntaria adotava o sistema metrico quem quisesse e ninguem quis foi ate criado um escritorio federal para cuidar do assunto o u s metric program ken butcher foi encarregado de cuidar do programa e de converter o estado de west virginia sua historia esta neste excelente artigo do mental floss mas vale a pena repassar algumas delas em especial o primeiro posto a trocar galoes por litros foi uma confusao dos diabos os concorrentes pediram ao governo que fechasse o posto porque ele estaria enganando os consumidores e atraindo toda a clientela tudo porque ele obviamente cobrava menos pelo litro do que pelo galao 3 79 litros ou 35 cents em vez de us$ 1 40 havia filas para abastecer e o governo cedeu aos apelos dos empresarios o quilometro tem 1 000 metros que tal colocar 5 280 pes em uma milha para simplificar em 1982 o entao presidente ronald reagan mandou enxugar os quadros do governo e o u s metric program ficou com apenas um funcionario butcher hoje ele trabalha com mais uma pessoa em uma salinha no national institute for standards and technology uma especie de inmetro americano sem grana e sem pessoal seu papel ficou resumido a contar as pessoas que elas ja usavam o sistema metrico e que o usariam cada vez mais a aposta de butcher e que as pessoas nos eua nao aderem ao sistema metrico por medo mas ele explica que sua adoçao e questao de segurança muitos motoristas de caminhao nos eua sao imigrantes do mexico ou da europa e eles sao os maiores responsaveis por acidentes em pontes com caminhoes presos pelo menor vao livre tudo segundo butcher porque eles nao sabem fazer a conta sobre o espaço disponivel e a altura do caminhao mas imagine alguem que tivesse de tomar uma medida qualquer de remedio liquido ou qualquer coisa com risco envolvido no qual a medida exata fosse crucial para o sucesso do processo a resistencia ao sistema metrico tambem encontra ecos bizarros ha pessoas que escreveram livros contra ele como james william batchelder com a obra metric madness over 150 reasons for not converting to the metric system na qual ele diz que existe uma conspiraçao comunista para enfraquecer a economia americana e permitir uma invasao sovietica o livro e de 1981 existem entidades de defesa do sistema imperial como a dozenal society e a resistencia de quem nao quer pensar diferente ate o vovo simpson sai em defesa de medidas como rod 5 03 m e hogshead 238 48 litros metrificando meu carro faz 84 metros com um litro e e assim que eu gosto neste excelente artigo da revista the atlantic do jornalista yoni appelbaum na qual ele entrevista o historiador stephen mihm da universidade de georgia autor do livro mastering modernity weights measures and the standardization of american life ainda nao lançado na entrevista mihm fala que ha sim malucos de pedra e adeptos de teorias de conspiraçao para resistir ao sistema metrico mas que nao foram eles os responsaveis pela falha em sua implantaçao nos eua a culpa maior seria de industrias de ferramentas que de olho nos custos da conversao fizeram lobby e barraram a adoçao do sistema algo que ele chama de a humilde rosca do parafuso em suma a adoçao do sistema metrico nao foi obrigatoria porque muita gente grauda colocou o pe na porta gente grauda que hoje e obrigada a fazer uso do metro do centimetro e do milimetro para exportar seus produtos ou mesmo que ja os produz em outros paises que os adotam mas mihm nao exclui tambem um bocado de orgulho nacional como mostrou recentemente a promessa de campanha de lincoln chafee pre candidato democrata a presidencia dos eua ele pediu que os eua se unissem ao resto do mundo e adotassem o sistema metrico um pedido que virou motivo de piada para seus detratores segundo mihm seria como se submeter a imposiçao de algo vindo de outro pais inclusive pela ignorancia do publico em notar que a proposta original partiu dos proprios americanos fora que e uma indignaçao seletiva o americano nao rejeita carros japoneses e coreanos e alemaes e suecos nem produtos feitos na china como os iphones ou empregos exportados para a india como os call centers mas mudar meu sistema imperial nao antes de condenar os americanos contudo vale uma reflexao caseira pra medir os motivos da resistencia e suas razoes o sistema metrico mais exatamente o sistema internacional ou si tambem tem medidas universais de potencia e torque sao o kw e o nm a europa toda ja utiliza essas medidas a australia adotou ambos sem restriçoes procure nos maiores sites de la como o motoring ou o caradvice uma ficha tecnica que traga cv ou mkgf nao havera nenhum achou estranho voce detestaria falar em kw em vez de cv para nao parecer que dirige um eletrodomestico pense nas suas razoes para resistir e sinta se sob a pele de um americano e o reino unido no reino unido a historia e um pouco diferente o sistema metrico ja foi adotado oficialmente e esta em um lento processo de implementaçao o governo as escolas e faculdades a industria e o comercio ja adotam as unidades metricas mas as medidas de velocidade distancia e volume de bebidas ainda usam oficialmente o sistema imperial os britanicos tambem usam por habito o sistema imperial para medidas corporais e consumo de combustivel alias o galao imperial e diferente do galao americano — sao 4 54 litros ou seja o mile per gallon americano e diferente do mile per gallon britanico ate isso e confuso mas como dito ali acima os britanicos que ainda resistem ao sistema metrico o fazem simplesmente por uma questao de habito — nada de orgulho nacional na terra da rainha elizabeth alem das instituiçoes da sociedade civil como conselhos profissionais institutos normativos etc adotarem progressivamente o sistema metrico como medida oficial segundo uma pesquisa feita em 2013 a populaçao mais jovem — e que aprende os dois sistemas na escola — tambem se mostra mais receptiva ao sistema metrico fica claro que e apenas uma questao de tempo para que ate mesmo o imperio abandone seu proprio sistema
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.