brock yates morreu ontem nas ultimas horas da terça feira 5 aos 82 anos ele sofria do mal de alzheimer e depois de 12 longos anos finalmente sucumbiu a doença como descreveu seu filho brock yates jr ao anunciar a morte do pai no facebook ser tirado ao poucos deste mundo por uma doença mental tao devastadora que vai lentamente acabando com a memoria e a lucidez das pessoas e uma ironia triste para aquele que foi um dos grandes nomes do jornalismo automotivo em todos os tempos se voce lembra do nome de brock yates por aqui nao e por acaso ele foi o criador da cannonball baker sea to shining sea memorial trophy dash ou simplesmente cannonball run a corrida de rua mais famosa dos eua cuja historia ja foi contada aqui no flatout ser o cara que organizou uma corrida atraves dos estados unidos para protestar contra limites de velocidade que achava baixos demais diz muito sobre quem era brock yates e por que voce deveria conhece lo a frente brock yates atras dan gurney na epoca na epoca os eua estavam prestes a impor um limite de velocidade nacional de 55 mph 88 km/h em suas rodovias o pais e o resto do mundo estava atravessando a crise do petroleo que fez os preços dos combustiveis disparar e para o governo da epoca obrigar o povo a reduzir a velocidade era uma forma de poupar combustivel para yates isto era ridiculo — ainda mais nos eua com suas longas retas desertas e carros com motores v8 bons de acelerar apenas um jornalista automotivo influente seria capaz de criar uma corrida ilegal e nao oficial sem a sançao de qualquer organizaçao automobilistica atraindo ate mesmo pilotos profissionais e ainda cobrir tudo na revista para a qual escrevia foi pelas paginas da car and driver onde yates começou a trabalhar em 1964 como editor executivo que se noticiou a vitoria de brock yates e dan gurney vencedor das 24 horas de le mans de 1967 ao volante de uma ferrari 365gtb/4 daytona a dupla percorreu mais de 4 600 km em menos de 36 horas gurney chegou a dizer em momento algum ultrapassamos os 270 km/h mas a dupla tomou uma multa por excesso de velocidade ao passar a 217 km/h em um trecho com velocidade maxima de 110 km/h brock yates seu dodge charger e os participantes da ultima cannonball run em 1979 quando entrou para a car and driver yates tinha uma missao clara fazer a revista se destacar das demais por meio de um olhar mais critico e desbocado da industria automotiva americana deu certo em 1968 ele criticou as tres grandes de detroit por sua postura apatica no mercado automotivo enquanto os importados japoneses ganhavam popularidade atingindo seu auge na decada de 1970 as fabricantes começaram a ouvi lo mesmo que a contragosto sua escrita tambem acabou indo parar em hollywood em 1981 depois de cinco ediçoes da cannonball run yates foi convidado para escrever o roteiro de um filme inspirado na corrida e olha so o diretor de quem nao corre voa the cannonball run 1981 foi hal needham que anos antes havia dirigido a iconica cena de perseguiçao de bullitt 1968 e tambem escreveu o roteiro da sequencia um rally muito louco the cannonball run ii 1984 os dois filmes renderam mais de us$ 100 milhoes na bilheteria tornando se duas das peliculas mais bem sucedidas da decada de 1980 e antes disto yates tambem havia ajudado a escrever em 1980 o roteiro da sequencia de agarra me se puderes smokey and the bandit de 1977 [youtube id= ju5f y585yq width= 620 height= 350 ] em 1984 yates idealizou outro evento a ideia era parecida com a da cannonball run com a diferença de que se deveria respeitar os limites de velocidade as instruçoes eram simples partindo de darien connecticut os participantes deveriam dar uma volta ao longo dos eua percorrendo diversas rodovias em um percurso que poderia ter ate 10 000 km o evento e disputado ate hoje e inclui eventos em circuitos de corrida nas diversas cidades por onde o percurso passa yates tambem era colecionador de automoveis pelo que se sabe ele nao era do tipo que fica exibindo seus carros por ai mas em 2013 um deles ficou famoso ao aparecer no programa em busca de carros classicos do discovery turbo o apresentador wayne carini foi contratado para vender o eliminator um hot rod feito a partir de um ford 1925 equipado com um v8 small block chevrolet acoplado a uma caixa manual borgwarner t10 de quatro marchas yates comprou o carro em 1996 e depois de uma restauraçao correu com ele em eventos historicos como a monterey car week ate 2003 yates permaneceu por quase 40 anos na car and driver e seu estilo acido suas opinioes bem definidas e seus argumentos incisivos e imutaveis ajudaram a moldar o atual formato do jornalismo automotivo ele foi dispensado em 2006 porque era muito caro como ele mesmo disse depois e ate mesmo seus ultimos editoriais pela revista foram memoraveis yates tambem escreveu 15 livros sobre automoveis em outubro de 2001 sua coluna na revista falava sobre como os carros de cambio manual ja eram minoria sobre como em breve teriamos conexao com a internet dentro dos nossos carros e sobre como o futuro nos deixaria apenas com a funçao de virar o volante pois o carro faria todo o resto sozinho bem ainda existe pilotagem e os carros autonomos ainda vao demorar um pouco para chegar mais por questoes eticas do que por questoes tecnologicas e verdade mas ele esta certo mais do que nunca sentimos falta de carros que envolvam de verdade o motorista ou o piloto brock yates era um dos nossos na verdade um dos maiores deles
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