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Zero a 300

Porsche 911 GT3 R Rennsport | A van XBUS | Um E-type V8 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Conheça o Porsche 911 GT3 R Rennsport

Desta quinta-feira passada, dia 28 de setembro, até ontem, domingo dia 1 de outubro, aconteceu na pista de Laguna Seca, na Califórnia, o sétimo Rennsport Reunion, um evento que festeja a história de competição da Porsche, que este ano é parte das festividades de comemoração de 75 anos da empresa.

Além dos 911, 917 e 962 rugindo pela pista, um tempo também para diversão despreocupada e engraçada: a corrida de tratores Porsche diesel, algo que está virando uma tradição do evento, depois da estreia em 2018. A corrida de tratores deste ano contou com um time estrelado de atuais e ex-pilotos de fábrica da Porsche: Felipe Nasr, Nick Tandy, Patrick Long e Jorg Bergmeister. Um trator decorado como o famoso 917 “Pink Pig” era especialmente notável.

Mas este ano a grande novidade do evento foi o lançamento do Porsche 911 GT3 R Rennsport. É um carro que não é homologado para as ruas. Um carro de corrida então? Não. Não é feito para nenhuma categoria específica. É um brinquedo de track-day, mas um realmente especial e exclusivo. E é realmente de cair o queixo.

Abaixo de sua enorme asa traseira, está um seis contraposto aspirado de nada menos que 4,2 litros, 620 cv e 9400 rpm.  O motor é ajustado para funcionar com combustível E25 e é baseado no motor do carro de corrida GT3, mas com pistões e comandos exclusivos, e maior taxa de compressão.

Sem precisar seguir legislação ou regras de categoria nenhuma, a Porsche deixou a traseira deste 911 bem aberta para economizar peso. Isso inclui o sistema de escapamento, que pode ser totalmente aberto ou equipado com silenciadores e conversores catalíticos para uso em pistas com restrição de ruído. A caixa sequencial de seis velocidades do GT3 R é reforçada, e a tração é traseira apenas.

É equipado com rodas especiais de 18 polegadas da BBS, e pneus Michelin feitos especificamente para ele. O chassi e suspensão vem diretamente do GT3 de corrida.

Apenas o capô e o teto são compartilhados com o GT3 R, e todo resto é diferente. A frente é inspirada no carro de corrida, mas diferente e mais agressiva. Não há espelhos laterais, e sim câmeras e displays nas portas. A asa traseira lembra o 935/77. É realmente a definição de um carro sem compromisso; o mais além que um 911 foi até hoje. Além, inclusive, das categorias de competição e das ruas.

Os compradores poderão escolher entre sete opções de cores e três designs exteriores. Será algo raro, claro: apenas 77 GT3 R Rennsports serão feitos. O preço? US$ 1.046.000 (R$ 5.271.840), nos EUA. (MAO)

 

Criatividade elétrica: o XBUS EV

Se há algo interessante em toda esta história de elétricos, é a possibilidade do aparecimento de novas empresas, com carros criativos. É este caso aqui: uma startup alemã chamada ElectricBrands, a empresa por trás do interessantíssimo XBUS EV. Obviamente faz lembrar a Kombi original; talvez tenha feito melhor serviço nisso que a VW.

Segundo a empresa, a pequena van será lançada no mercado no final de 2024 ou início de 2025. O carro é pequeno: mede apenas 3640 mm de comprimento. Vai também oferecer incrível modularidade: 10 carrocerias intercambiáveis ​​feito Lego, que podem transformá-la de van de passageiros em furgão, picape, caminhonete, conversível ou motorhome em miniatura.

Estará disponível também em especificação off-road, com pneus todo-o-terreno e maior distância ao solo para combinar com a tração integral. A autonomia da bateria é de 200 km, mas opcionalmente os compradores terão a opção de um pacote de 30 kWh que amplia este número para impressionantes 600 km.

É um elétrico diferente, que foca em pouco peso e tamanho diminuto: a empresa promete apenas 600 kg de peso. Por isso a potência pode ser baixa aos 76 cv, vinda de quatro motores elétricos, um por roda, dentro da roda, o que permite vão livre excepcional. E, apesar da baixa potência, tem impressionantes 102 mkgf de torque!

E mais: a empresa prometeu em 2021 que o carro partiria de apenas €18.070 (R$ 96.313), embora agora preços não estão sendo divulgados. O XBUS e seu irmão Evetta, uma versão elétrica moderna do nosso conhecido Isetta (BMW para os alemães, Romi para nós), serão produzidos na VDL Nedcar na Holanda, uma empresa de fabricação terceirizada. (MAO)

 

Nissan Dayz recebe novo estilo e acabamento

No Japão, os Kei-cars continuam populares. Basicamente uma criação legislatória, pede dimensões reduzidas para mais espaço num país notoriamente densamente povoado. A oferta da Nissan neste mercado, o Dayz, acaba de ser atualizado.

O exterior é totalmente remodelado. A grade do radiador passou é nova, com a adoção da grade V-motion corporativa da marca, que foi adaptada (meio a contragosto, alguns diriam) para o tamanho do kei car.

Sob o capô, continua o mesmo motor de três cilindros e 0,66 litros de aspiração natural. O modelo básico tem 48 cv, enquanto o mais potente chega a 64 cv. Ambas as opções de motor vêm exclusivamente com transmissão automática CVT, e podem vir com tração dianteira ou nas quatro rodas.

A pouca potência é mais que suficiente aqui: o carro é pequeno, medindo 3395 mm  num entre-eixos de 2430mm, 1.475 mm de largura e 1.620 mm de altura.  Pesa em torno de 890 kg.

Dentro, o tema foi o de aumentar a praticidade e locais de armazenamento de briquebraques: uma bandeja mais profunda no lado do passageiro do painel de instrumentos, um novo porta-cartões, novo porta-copos. Um volante aquecido é uma nova opção no Dayz.

Os preços começam no equivalente em ienes japoneses de R$ 48.615, e vai até R$ 70.338 para a versão mais equipada. Já está disponível para venda no mercado japonês. (MAO)

 

Jaguar com V8 Chevrolet reaparece como restomod

Nos EUA, colocar motor V8 Chevrolet em Jaguar, fossem eles E-type ou XJ6 e 12, sempre foi muito comum. O lendário seis em linha da marca, bem como o V12 posterior, eram notoriamente caros de se consertar; se algo ia mal com eles, os donos imediatamente os trocavam por baratos V8 americanos.

O engraçado é que o carro ficava até melhor, tecnicamente, se bem menos inglês e chique. O V8 era mais leve e mais potente, mais curto e mais baixo, mais durável e, se algo desse errado, infinitamente mais barato de consertar. Meu amigo Alexandre Garcia sempre dizia que o V8 “consertava” os Jaguar. Maldade!

Agora, a prática está de volta, sob o verniz mais lustroso do termo restomod. A ECD Automotive Design, da Flórida, tem uma nova linha de produção dedicada a Jaguar E-Types especiais. E adivinha o que vem debaixo de seus capôs longos e fálicos?

Na verdade, a empresa oferece quatro opções de trem de força no seu E-Type restomod. Básico e mais barato é o V8 LT1, com 450 cv, enquanto um LT4 mais potente tem impressionantes 650 cv. Se você quiser um Jaguar com motor Jaguar, vai pagar mais, por menos potência: uma versão preparada do V12 original, com 6,1 litros e 348 cv. Uma inevitável conversão elétrica de 301 cv também está disponível.

Sim, este restomod é baseado na série 3 do E-type, a que originalmente vinha com o V12, e corrente de 1971 a 1974. É o menos bonito dos E-type, mas o mais desenvolvido, e o melhor tecnicamente. O carro doador é totalmente restaurado, e recebe suspensão moderna com coilovers, e freios Willwood a disco nas quatro rodas.

O carro é totalmente customizável, feito sob encomenda, e com espera de alguns meses depois do pedido. No total, a ECD afirma que pode produzir de 10 a 12 E-Types por ano, juntamente com sua atual linha de Defenders restomod, também V8 Chevrolet.

O carro com o LT1 V8 básico começa em US$ 300.000 (R$ 1.512.000). O LT4 V8 mais potente é ainda mais caro, assim como o V12 e o EV.(MAO)