ta se o gt3 veio desse jeito como vai ser o gt3 rs aposto que voce tambem se fez esta pergunta retorica quando viu a ficha tecnica do atual porsche 911 gt3 ou depois de ver as avaliaçoes do carro e tenho certeza absoluta de que a repetiu quando descobriu que o 992 gt3 foi 17 segundos mais rapido que seu antecessor em nurburgring ou seja se o gt3 e mais rapido que o antigo gt3 rs o que sera do proximo gt3 rs bem a resposta chegou hoje 17 de agosto de 2022 o novo 911 gt3 rs e sem duvida alguma o mais perto que voce pode chegar de um gt de pista sem infringir as leis de transito de 195 paises aquele papo de carro de corrida para as ruas mas agora em um nivel completamente diferente o chefe da divisao gt da porsche andreas preuninger chegou a dizer que este e o carro que mais tempo passou em desenvolvimento no tunel de vento o resultado foi um dos projetos aerodinamicos mais avançados e radicais que ja vimos em um carro de rua ao menos entre os carros que nao nasceram como um supercarro de pista que e o caso do 911 talvez voce ja nao se impressione mais com os avanços dos porsche gt especialmente depois que eles dominaram a tabela de tempos de nurburgring e principalmente porque o 911 ja conquistou o status de estrela das pistas ha quase 50 anos mas e importante lembrar que o 911 e um esportivo criado para ser usado diariamente nas ruas e estradas e ele vem sendo usado desta forma desde que foi lançado ha quase 60 anos o gt3 rs pode ter seus trocentos cavalos de potencia e girar o nordschleife em menos de 6 50 mas ele ainda e derivado de um esportivo que tem um 3 0 biturbo de 385 cv em sua versao mais comportada a expressao mostrar logo de cara nunca fez tanto sentido o foco do desempenho do novo 911 gt3 rs esta realmente na sua cara a dianteira do carro nao adianta desviar o olhar as aletas nas saidas de ar do capo sao magneticas e impossivel fingir que elas nao estao ali gritando pela sua curiosidade e atençao elas sao apenas um detalhe de uma mudança radical concedida a este 992 gt3 rs o radiador no 911 gt3 basico o radiador e uma grande peça unica montada na dianteira do carro com saidas na parte frontal do capo no 911 gt3 rs a porsche se deu conta de que voce nao precisa de espaço para bolsas e sacolas na dianteira de um esportivo deste nivel e sacrificou o pequeno bagageiro que poderia haver ali para otimizar o fluxo aerodinamico o radiador foi deslocado para mais proximo do eixo dianteiro inclinado e agora ocupa o lugar que era desperdiçado para levar bolsas que nunca foram levadas o reposicionamento do radiador tambem liberou espaço na dianteira e nos para lamas traseiros onde normalmente havia mais dois radiadores na frente em vez dos radiadores laterais das geraçoes anteriores agora ha uma tomada de ar que direciona o fluxo aerodinamico para uma asa movel frontal que varia sua posiçao em ate 90 graus duas aletas na verdade uma em cada lado do carro ja os defletores nas saidas dos dutos do radiador servem para desviar o ar aquecido para as laterais do carro impedindo que ele seja levado para a admissao do motor — ar quente tem menor densidade ou menos massa por volume algo indesejado quando se quer produzir muita potencia as pequenas barbatanas sobre o teto complementam esta funçao de evitar que o ar aquecido pelo radiador chegue ao motor nos para lamas traseiros as tomadas de ar permanecem apesar de nao haver mais radiadores nem um coletor de admissao ali dentro eles sao dutos para organizar o fluxo aerodinamico na traseira do carro em especial na saida das caixas de rodas traseiras afinal ha um difusor um spoiler e uma asa insanamente gigante ali perto a asa como esperado tem o ja famoso pescoço de cisne como suporte mas diferentemente do gt3 basico ela tem um plano fixo e um segundo elemento movel atuado por um mecanismo hidraulico — alem de estar posicionada acima do teto do carro se voce ja e iniciado em aerodinamica ja sacou a funçao deste elemento movel drs — sistema de reduçao de arrasto na sigla em ingles o elemento varia seu angulo de acordo com a demanda aerodinamica do carro em alta velocidade ele assume um angulo mais neutro para reduzir o arrasto nas frenagens de entrada de curva ele varia o angulo de ataque para produzir arrasto e como consequencia gerar downforce voltando a dianteira do carro aqueles respiros radicais da caixa de roda ainda estao presentes mas segundo a porsche eles ja nao eram mais suficientes para reduzir o arrasto parasitico na dianteira entao os engenheiros decidiram que o 911 gt3 rs nao precisava de uma caixa de roda propriamente dita e substituiram parte do para lama dianteiro por uma aleta e um enorme vao para extrair o ar da caixa ate mesmo as portas foram modificadas abrindo espaço para o escoamento aerodinamico essa mesma soluçao foi aplicada as caixas de roda traseiras repare o resultado foi uma carga aerodinamica de 409 kg a 200 km/h — o que corresponde ao dobro da downforce do 911 gt3 rs 991 2 e ao triplo da carga aerodinamica do gt3 992 preuninger diz que a downforce maxima do carro e comparavel a dos 911 gt3 de pista pois o carro produz uma carga aerodinamica de 860 kg a 285 km/h a dieta 911 gt3 rs o 992 carrera basico aquele de usar na rua com 385 cv tem carroceria de aço e aluminio rodas de liga leve e elementos de diferentes compositos plasticos mas nada de fibra de carbono o 911 gt3 rs 992 apesar de ser um porsche 911 como aquele carrera basico de 385 cv tem para lamas traseiros e colunas de aço de alta resistencia mas em vez de aluminio ele tem a asa traseira de fibra de carbono teto de fibra de carbono para lamas dianteiros de fibra de carbono capo de fibra de carbono e por essa voce nao esperava portas de fibra de carbono que economizam 5 kg em relaçao as convencionais de aluminio — e tornam o carro ainda mais parecido com um 911 de pista a dieta continua com a adoçao de elementos de fibra de carbono na suspensao e pelos vidros com a espessura minima possivel para se ter segurança e conforto — e isso inclui o para brisa mais radical que isso so se a porsche usasse algum polimero plastico mas ai teria a questao da durabilidade que e algo que a marca leva em consideraçao em seus carros de rua por dentro ele tem mais fibra de carbono bancos e alguns elementos estruturais carpetes mais finos e revestimentos de microfibra onde foi possivel usa lo o resultado 1 450 kg em ordem de marcha isso sem considerar os pacotes opcionais clubsport sem custo adicional e weissach o clubsport acrescenta gaiola parcial de aço extintor de incendio e cinto de seis pontos para o motorista o weissach e composto pelo capo teto asa traseira e capas dos retrovisores com a fibra de carbono exposta somente com verniz sobre a trama alem de barras estabilizadoras de fibra de carbono gaiola tambem de fibra de carbono 6 kg mais leve que a de aço aletas de trocas de marcha do cambio pdk com sistema magnetico para simplificar o mecanismo de acionamento e rodas de magnesio 8 kg mais leve que as de aluminio com este pacote o 911 gt3 rs elimina mais 22 kg e o motor se voce ficou animado com o 4 2 do 911 gt3 r de pista e esperava ve lo aqui no gt3 rs ma noticia o novo 911 gt3 rs 992 manteve o flat 6 de quatro litros mas agora ele tem 525 cv — 40 cv a menos que o gt3 r 15 cv a mais que o gt3 basico e 5 cv a mais que o gt3 rs 991 2 a rotaçao maxima foi mantida nas 9 000 rpm apesar de ser o mesmo flat 6 da geraçao anterior e do gt3 basico ele ganhou comandos de valvula com maior duraçao para colocar estes 5 cv extras na faixa alta das rotaçoes novos cabeçotes para otimizar a lubrificaçao sob aceleraçao lateral elevada alem de um sistema de arrefecimento revisado — o que ja era esperado pelo reposicionamento do radiador como esperado o 911 gt3 rs tem o 4 0 combinado apenas ao cambio pdk de sete marchas sem opçao de caixa manual o refinamento dinamico o acerto dinamico do carro ficou a cargo de jorg borgmeister ex piloto de competiçao e atual piloto de testes da porsche a principal mudança foi a adoçao de uma geometria anti mergulho com o ponto de pivotagem da manga de eixo mais baixo que no gt3 basico para controlar a transferencia de carga nos momentos de frenagem especialmente devido ao sistema de aletas dianteiras visando manter o equilibrio aerodinamico nas entradas de curva os amortecedores claro sao ajustaveis — agora individualmente pelo controle no volante que altera as cargas de compressao e retorno outro ajuste feito por um comando no volante e o nivel de atuaçao do diferencial eletronico na vetorizaçao de torque — um ajuste para quando nao ha carga no acelerador frenagem sem trail braking e outra para quando ha aplicaçao de carga no acelerador o controle de traçao continua ajustavel com sete posiçoes e pode ser desligado com o carro em movimento voltando rapidamente a asa movel — afinal ela faz parte deste refinamento — alem do ajuste do drs pelo piloto por meio de um seletor no volante a variaçao automatica da asa e coordenada com os defletores dianteiros na saida do escoamento do radiador o conjunto de rodas e o mesmo do gt3 basico nas medidas — 20 polegadas na frente e 21 atras mais largas elas aumentam a bitola dianteira em 29 mm no eixo dianteiro feitas de aluminio forjado elas calçam pneus 275/35 e 335/30 respectivamente os freios sao de aço com discos de 410 mm na dianteira e 390 mm na traseira mas podem ser substituidos opcionalmente por discos de carbono ceramica com as mesmas dimensoes a evoluçao dinamica do 911 gt3 rs nos ultimos anos vem sido muito mais baseada no refinamento dinamico do que nos ganhos de potencia em si isso ficou claro com o gt3 basico que e apenas 10 cv mais potente que o gt3 991 mas conseguiu ser 17 segundos mais rapido que o antecessor em nurburgring um salto semelhante devera acontecer com este novo 911 gt3 rs — apesar de ter apenas 5 cv a mais que o anterior nao espere uma reduçao inferior a 10 segundos no tempo de volta em nordschleife — o que sera suficiente para coloca lo a frente do antigo gt2 rs com a quarta melhor marca do circuito atras apenas do gt3 rs manthey racing do mercedes amg gt black series e do lamborghini aventador svj no video de apresentaçao ha um cronometro marcando 0 36 37 — seria uma pista discreta de um tempo de 6 36 37 dificilmente mas a porsche ja nos surpreendeu tantas vezes nesse campo no brasil a porsche ja confirmou a vinda do novo 911 gt3 rs ao brasil o modelo sera oferecido por r$ 1 769 000 com o pacote clubsport e com os discos de freio de carbono ceramica nesta configuraçao o 911 gt3 rs vai do zero aos 100 km/h em 3 2 segundos e segue ate os 296 km/h ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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