Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Porsche 911 R é divulgado antes do lançamento
Em nosso Guia do Salão de Genebra publicado na última sexta-feira (ainda não viu?) dissemos que o 911 R poderia ser um dos destaques da Porsche, caso fosse confirmado. Pois aqui está a confirmação: as primeiras imagens oficiais do modelo, divulgadas de forma não-oficial. Aquele vazamento típico que acontece antes de todo lançamento hoje em dia.
Na prática, o 911 R é um GT3 RS sem o visual espalhafatoso e equipado com câmbio manual. Sim: em vez do 3.8 do GT3, o motor será o 4.0 do GT3 RS, segundo a apuração do site Vierenzestig.nl, e não haverá nenhum computador trocando marchas por aqui — ou você troca por conta própria ou a troca não acontece. Além disso, ele terá o mesmo capô e o mesmo teto do GT3 RS — ambos feitos de alumínio para manter o peso do carro o mais baixo possível.
Agora uma notícia não muito boa para quem pensava em comprar um deste: ele será produzido em série limitada e oferecido apenas aos proprietários do 918 Spyder — o que significa que, a menos que um dos compradores do 918 decline da oferta, você não verá um desses dando sopa nas lojas.
Aston Martin DB11 também dá as caras antes da hora
Outro modelo que deu as caras antes do lançamento oficial em Genebra foi o novo Aston Martin DB11. O sucessor do DB9 inaugura uma nova era na linha da Aston — não apenas por abandonar de vez o design da década passada, mas também por trazer os novos motores desenvolvidos pela Mercedes-AMG.
No campo visual o DB11 traz elementos dos conceitos DBX, DB10 (visto no filme do espião 007, “Spectre”) e até do especial CC100. A dianteira mantém a tradicional grade da Aston enquanto a traseira é algo completamente novo para a marca. Ainda não há imagens do interior, mas os protótipos usavam instrumentos digitais virtuais, como no Mercedes-Benz Classe S — algo que pode ser resultado da parceria com a fabricante alemã.
Aliás, os rumores apontavam a possibilidade de que o DB11 fosse baseado em uma plataforma AMG, porém ele continuará usando a arquitetura VH da Aston Martin em uma releitura mais moderna. O motor V12 de 5,2 litros e cerca de 600 cv também é desenvolvido pela Aston e deverá usar câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. A AMG entra em cena com o motor V8, que deverá ser o mesmo 4.0 biturbo do AMG GT/C63/E63.
Ford apresenta Fiesta ST 200
O terceiro modelo a aparecer antes da abertura dos portões de Genebra é o Fiesta ST 200. Até agora ele vinha sendo chamado de ST Plus, talvez por isso você não tenha reconhecido. Como seu nome sugere, ele é uma versão mais potente do ST e teve seu 1.6 EcoBoost retrabalhado para produzir 200 cv e 29,6 mkgf, podendo chegar aos 215 cv e 32,6 mkgf por 15 segundos com o modo overboost. O câmbio será manual de seis marchas como no ST comum, porém com diferencial encurtado, o que ajuda o ST 200 a chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos e à máxima de 230 km/h. Em relação ao ST, o ST 200 tem 18 cv e 5,1 mkgf a mais, é 0,2 segundo mais rápido no zero a 100 e 10 km/h mais veloz.
Também mudam a direção, que ganhou relação mais curta; freios com discos maiores na traseira e suspensão 15 mm mais baixa, além de rodas de 17 polegadas. Além das modificações mecânicas, o Fiesta ST 200 recebeu um novo programa de estabilidade, que agora tem três modos de atuação, e modificou o controle de tração para otimizar a vetorização de torque.
Nova S10 é flagrada em testes no Brasil
Com a chegada da nova geração da Toyota Hilux ao Brasil, a Chevrolet já está se preparando para manter a S10 atualizada e competitiva. Para isso, a picape engravatada vai ganhar cara nova e possivelmente mudanças no powertrain.
A nova S10 foi flagrada por um leitor do FlatOut que pediu para não ser identificado. Embora a foto da dianteira seja feita com a ajuda do retrovisor, a nova S10 terá a dianteira inspirada na Chevy Colorado americana, que tem a dianteira mais robusta com sua grade preta e faróis mais retangulares. A traseira da S10 também irá mudar, adotando uma nova tampa para a caçamba, sem os vincos em forma de T na parte superior, e com um vinco reto e horizontal na parte inferior (repare acima da primeira linha de adesivos de baixo para cima). Segundo o leitor autor do flagra, o modelo era equipado com o motor diesel, notado pelo ronco diferenciado e pelo vigor das arrancadas (descritas como “muito fortes” por ele).
Touring Superleggera revela Disco Volante Spider
A Carrozzeria Touring Superleggera revelou nesta segunda-feira o novo Alfa Romeo Disco Volante Spider — possivelmente o carro mais bonito que você verá neste ano. O modelo comemora os 90 anos da carrozziere italiana e é baseado na modelo cupê de 2012. Ambos são inspirados no Alfa Romeo C52 de 1952, mais conhecido por seu apelido Disco Volante — ou “disco voador”, em português.
Como o cupê, o Disco Volante Spider usa o chassi do Alfa Romeo 8C, mas em vez de adotar o teto de tecido ele usa dois paineis de fibra de carbono desenvolvido em parceria com os engenheiros da Alfa Romeo. Segundo Louis de Fabribeckers, o chefe de design da Touring Superleggera, o carro foi desenvolvido como se não fosse ter nenhum tipo de teto, assim as características dinâmicas do modelo não seriam afetadas pela ausência dos paineis de fibra de carbono.
O modelo foi apresentado na cor Blu Ceruleo (ou azul céu) com interior de couro Connolly bege e preto. Ainda não há informações sobre a motorização, mas é provável que seja a mesma do cupê, que usa o V8 de 4,7 litros e 450 cv do Maserati GranTurismo. Serão feitos apenas sete exemplares, e teremos mais detalhes quando o modelo for apresentado oficialmente em Genebra.