o senso comum diz que os carros de formula 1 sao os mais rapidos do mundo nao e para menos a maior categoria do automobilismo mesmo com as constantes mudanças no regulamento traz o estado da arte em engenharia automotiva com relaçao peso/potencia e aerodinamica do mais alto nivel e os melhores pilotos do planeta ainda assim um prototipo le mans da porsche foi mais rapido que o mercedes de lewis hamilton em spa francorchamps superando sua pole position do ano passado por quase 0 8 segundo sim vivemos em um mundo no qual um prototipo le mans consegue ser mais rapido que um carro de f1 [gt40 content search= porsche widget= 1 title= porsche no gt40 ] durante os treinos de classificaçao para o grande premio da belgica em agosto de 2017 o britanico lewis hamilton deu uma volta pelos 7 km de spa em 1 42 553 depois ele liderou de ponta a ponta e venceu a corrida no fim da temporada depois de uma disputa acirradissima hamilton foi o campeao poucas semanas antes em julho de 2017 a porsche anunciou que estava deixando de competir na categoria lmp1 pela segunda vez a primeira foi em 1998 depois da vitoria do porsche 911 gt1 a 16ª desde 1970 com o 917k depois de um retorno em 2014 e tres vitorias consecutivas em 2015 2016 e 2017 a fabricante alema decidiu que o porsche 919 hybrid seu mais recente prototipo havia cumprido sua missao aparentemente a decisao teve a ver com o escandalo e o prejuizo causados pelas fraudes da volkswagen nos testes de emissoes de poluentes de seus carros movidos a diesel a porsche resolveu focar se na formula e para monopostos eletricos o que aconteceu com o porsche 919 hybrid entao bem o pessoal de stuttgart decidiu transforma lo em uma maquina de quebrar recordes o 919 hybrid evo uma vez aposentado da categoria lmp1 do wec o porsche 919 hybrid ficou livre para ter todo seu potencial explorado pelos engenheiros alemaes sem as amarras do regulamento com isto ao percorrer spa francorchamps na manha de ontem 9 ao volante do 919 hybrid evo o piloto suiço neel jani da equipe de fabrica da porsche virou 1 41 770 exatamente 0 783 segundo mais rapido o conjunto motriz do posche 919 hybrid consiste em um motor v4 de dois litros movido a gasolina com turbo e injeçao direta um motor eletrico na dianteira mais dois sistemas de recuperaçao de energia o kers que armazena a energia gerada pelas frenagens e o sistema de recuperaçao de energia termodinamica a energia recuperada pelos dois sistemas e armazenada em um conjunto de baterias de ion de litio e alimentam o motor eletrico o motor e acoplado a uma caixa sequencial de sete marchas e leva a força para as rodas traseiras enquanto o motor eletrico move as rodas dianteiras sob demanda [youtube id= aywkj3yvfws width= 620 height= 350 ] na ultima temporada na qual o 919 hybrid competiu o regulamento do wec limitava o consumo de combustivel por volta o limite era de 1 784 kg 2 464 litros de gasolina para manter se abaixo do limite o motor do prototipo tinha a potencia restrita a cerca de 500 cv agora sem precisar obedecer a estas regras o motor v4 recebeu uma atualizaçao de software e queimando combustivel e20 com 20% de etanol o 919 hybrid evo entrega nada menos que 730 cv o regulamento do campeonato mundial de endurance tambem limitava a quantidade de energia eletrica que podia ser utilizada em 6 37 megajoules segundo a porsche bem abaixo do potencial dos sistemas na pratita isto quer dizer que para a volta recorde neel jani tinha a sua disposiçao um boost de 440 cv um aumento de 10% em relaçao aos 400 cv disponiveis na epoca do wec de acordo com a porsche trabalhar em um carro de corrida sem precisar obedecer a restriçoes e o sonho de todo engenheiro os caras tambem aproveitaram para fuçar a aerodinamica do 919 hybrid que ganhou um novo difusor dianteiro maior e uma nova asa traseira tambem maior e ambo tem elementos atios de reduçao de arrasto controlado por um sistema hidraulico os dispositivos modificam o formato do spoiler dianteiro e da asa para melhorar a eficiencia aerodinamica do carro alem disso novas saias laterais foram instaladas o resultado de acordo com a porsche foi um aumento de 53% no downforce e de 66% na eficiencia aerodinamica em relaçao aos dados do carro em sua ultima corrida no wec que tambem aconteceu em spa francorchamps detalhe em 2017 o 919 hybrid ficou com a pole em spa com um tempo de 1 54 097 sem as restriçoes do regulamento o carro foi 13 segundos mais rapido [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o porsche 919 hybrid evo tambem ganhou freios atuados eletronicamente sem contato fisico com o pedal; modificaçoes no sistema de direçao assistida e braços triangulares reforçados na dianteira e na traseira e para reduzir o peso para 849 kg 39 kg a menos o carro perdeu tudo o que nao era necessario para uma unica volta super rapida ou seja ar condicionado limpador de para brisas diversos sensores e equipamentos eletronicos farois e lanternas e o sistema pneumatico para elevar o carro nos boxes foram retirados por fim a porsche encomendou a michelin novos pneus com as mesmas medidas usadas nas corridas porem com um composto feito sob medida para aumentar a aderencia sem comprometer a segurança e ainda nao acabou pelo que diz a porsche esta foi so a primeira exibiçao do 919 hybrid evo no que eles chamam de tribute tour o carro sera levado para outros circuitos para quebrar novos recordes e a proxima parada ja esta definida nurburgring nordschleife la a fabricante alema pretende quebrar o recorde absoluto do circuito de 20 km 6 11 13 o tempo foi registrado em 1983 quando o jovem stefan bellof conseguiu a pole position para os 1 000 km de nurburgring daquele ano ao volante do porsche 956 ou seja tecnicamente a galera de stuttgart quer quebrar seu proprio recorde
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