FlatOut!
Image default
Projetos Zero a 300

A Porsche não fez nenhum 911 GT3 RS com câmbio manual… mas esse cara fez!

Quando decidiu que o mais recente 911 GT3 RS só teria câmbio de dupla embreagem e sete marchas, a Porsche pretendia com isto garantir que ele fosse o mais rápido possível o tempo todo – é humanamente impossível, com câmbio manual e três pedais, realizar trocas de marcha em milésimos de segundo como faz a caixa PDK da Porsche, que, como toda transmissão de dupla embreagem, deixa uma marcha "pré-engatada" atrás da outra e as aciona ao toque de uma aleta atrás do volante. É claro que, como comentamos neste post, foi preciso dar explicações, porque os mais tradicionalistas reclamaram imediatamente. A fabricante diz que seu câmbio PDK se assemelha muito mais a um câmbio de competição do que um automatizado de rua, e no modo manual não realiza qualquer interferência nas decisões do piloto, seja para trocas ascendentes ou reduções. Além disso, a Porsche chegou a construir um protótipo do GT3 RS com câmbio manual, e a versão com dupla embreagem se saiu melhor em todos os testes.