quando decidiu que o mais recente 911 gt3 rs so teria cambio de dupla embreagem e sete marchas a porsche pretendia com isto garantir que ele fosse o mais rapido possivel o tempo todo e humanamente impossivel com cambio manual e tres pedais realizar trocas de marcha em milesimos de segundo como faz a caixa pdk da porsche que como toda transmissao de dupla embreagem deixa uma marcha pre engatada atras da outra e as aciona ao toque de uma aleta atras do volante e claro que como comentamos neste post foi preciso dar explicaçoes porque os mais tradicionalistas reclamaram imediatamente a fabricante diz que seu cambio pdk se assemelha muito mais a um cambio de competiçao do que um automatizado de rua e no modo manual nao realiza qualquer interferencia nas decisoes do piloto seja para trocas ascendentes ou reduçoes alem disso a porsche chegou a construir um prototipo do gt3 rs com cambio manual e a versao com dupla embreagem se saiu melhor em todos os testes [youtube id= mxax03kf4oq width= 620 height= 350 ] no entanto para os puristas isto pouco importa o porsche 911 e um carro feito para quem aprecia o ato de dirigir seja uma das versoes mais comuns ou uma das mais especializadas e nao dar ao carro mais visceral da porsche a opçao de cambio mais envolvente foi um erro grave do ponto de vista deles e foi pensando assim que o dono de um porsche 911 gt3 rs decidiu resolver este problema por conta propria mandando instalar em seu 911 gt3 rs o cambio manual de seis marchas do porsche 911 r o carro pertence ao um americano chamado robert janev que mora na florida eua ele tem outros exemplares do porsche 911 em sua garagem como um 911 carrera 993 um 911 turbo 997 e um gt3 rs 997 todos com cambio manual exceto pelo 911 gt3 rs 991 ate agora janev diz que admira a transmissao pdk da porsche mas que gostaria de poder optar pela caixa manual em qualquer 911 janev criou um topico no forum rennlist dedicado especialmente mas nao exclusivamente ao porsche 911 para contar sua aventura para começar foi dificil topar com uma oficina que topasse a empreitada ninguem sequer sabia ao certo como conseguir um cambio que tivesse escalonamento compativel com as rotaçoes estratosfericas do gt3 rs sem que ele perdesse desempenho bem como compativel com a sua entrega de torque ainda que por ser aspirado esta seja mais linear e que desse a janev uma experiencia igual a de uma transmissao instalada na fabrica ele finalmente conseguiu convencer a bgb motorsports de ormond beach na florida a fazer o serviço a empresa e especializada nos modelos da porsche e ja realizou diferentes transplantes de conjunto mecanico como a instalaçao de um motor 3 8 do porsche 911 no cayman por exemplo mas seria a primeira vez que um 911 gt3 rs receberia um cambio manual a escolha natural foi o cambio de seis marchas do 911 r que de forma resumida e um 911 gt3 rs com cambio manual o motor e o mesmo flat six de quatro litros e 500 cv usado no gt3 rs e ate mesmo o sistema de esterçamento das rodas traseiras esta presente ele so nao tem os componentes aerodinamicos do gt3 rs e claro tambem nao tem aletas atras do volante ele e e tambem a versao mais leve do porsche 911 991 com 1 370 kg na balança todas os 991 exemplares foram vendidos logo que o 911 r foi anunciado alguns so para fins de especulaçao hoje em dia se voce conseguir encontrar um porsche 911 r a venda ele custara o dobro do preço de um 911 gt3 rs novo por isto foi que a bgb motorsport pensou bastante antes de aceitar a o projeto foi preciso encomendar um cambio de 911 r que e exclusivo da versao novo em folha a suncoast porsche parts que levou algumas semanas para conseguir adicionar o item ao seu catalogo tambem foram encomendados uma nova embreagem o volante do motor alavanca de cambio e toda a adaptaçao do chicote e dos modulos boa parte das seis semanas que se passaram entre o inicio do projeto e a instalaçao do cambio consistiu em esperar as peças chegarem uma vez com as peças em maos tambem foi relativamente facil retirar as aletas atras do volante e trocar a alavanca e o cambio originais do 911 gt3 rs pelos novos componentes de acordo com a bgb motorsports os encaixes sa todos iguais e o bom acabamento dos esportivos de stuttgart ajuda neste ponto especialmente nos detalhes do interior janev ate fez algumas coisas sozinho foi ele quem removeu as aletas de tras do volante e trocou o conta giros do painel que traz um indicador de marchas para o cambio pdk por uma peça mais apropriada como era de se esperar o ponto mais complicado foi a eletronica refazer toda a programaçao foi outra razao para que outras oficinas recusassem o serviço mas a bgb decidiu se arriscar depois de instalada a transmissao diversas luzes de alerta acenderam no painel e apagar cada uma delas processo que envolve descobrir o codigo de cada um dos erros e reprograma lo algo que nem sempre da certo da primeira vez neste caso foram necessarias de 60 a 70 horas de trabalho dedicadas somente a esta fase do projeto ha muitos sistemas eletronicos interconectados em um porsche moderno na verdade em qualquer carro atual mais sofisticado que muitas vezes desligar uma luz espia pode fazer o motor parar de funcionar mesmo que as duas coisas nao tenham nenhuma relaçao aparente era preciso fazer com que a transmissao se comunicasse com o carro e o carro respondesse de volta sem nenhum problema na pratica foi preciso fazer malabarismos para que a o carro pensasse ser um 911 r para lidar corretamente com o novo cambio porem que a programaçao original do controle de traçao e do de esterçamento das rodas traseiras do 911 gt3 rs fosse conservada visto que os dois carros utilizam razoes diferentes para os dois sistemas o carro de janev ficou pronto ha alguns dias apenas ele tambem recebeu um novo sistema de escape sem os ultimos abafadores e algumas pequenas modificaçoes no interior que ganhou revestimento de couro e o ja citado novo conta giros e quanto custou de acordo com janev cerca de us$ 45 000 r$ 141 000 em conversao direta sendo que us$ 22 000 r$ 69 000 correspondem ao preço do cambio manual de seis marchas [youtube id= fdepb_xqfjq width= 620 height= 350 ] existem alguns videos do carro funcionando e o som produzido pelo conjunto mecanico mostra que sim este e um 911 gt3 rs com cambio manual fora o prototipo feito pela porsche ele e o unico que existe no mundo janev contudo acredita que agora que o primeiro swap foi realizado talvez a bgb motorsport consiga repeti lo com mais rapidez se ja tiver os componentes necessarios em maos ele se considera um pioneiro e acredita que as manifestaçoes de fas e clientes e atidudes como a sua realmente tem mesmo a força levar a porsche a trazer de volta o cambio manual para o gt3 rs aguardemos
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