Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Porsche Speedster deverá ser limitado a 70 unidades
Que o Porsche Speedster acabará lançado é algo que temos quase certeza. A Porsche não faria um conceito tão bacana e um protótipo do modelo se não tivesse a intenção de colocá-lo em produção. O que falta saber é qual será seu powertrain, quantos exemplares o modelo terá e quando ele será lançado.
O lançamento ainda é uma incógnita — é provável que a Porsche o esteja guardando para o Salão de Frankfurt em setembro. Já a motorização e o número da série foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo youtuber britânico Shmee150 que, como você talvez saiba, também é cliente de algumas das principais fabricantes de supercarros do planeta. Segundo o britânico, que mencionou uma fonte na própria Porsche, o carro terá 70 exemplares (em referência aos 70 anos da marca) e usará o motor 4.0 de 500 cv do 911 GT3.
O modelo será oferecido somente a uma parcela restrita dos clientes da marca — a Porsche já falou anteriormente que está fazendo o possível para riscar da lista clientes especuladores, interessados em supervalorizar o carro para revenda. Aliás, da mesma forma que a Porsche lançou o 911 GT3 Touring para conter a especulação sobre o 911R, usando basicamente a mesma especificação nos dois carros, o GT3 também ganhará uma versão conversível, já flagrada em testes. Para “compensar” a carroceria diferente, ele terá o motor sutilmente mais potente, com 520 cv, mas também será limitado; serão 1.948 unidades, em referência ao ano de fundação da Porsche.
Ford considera picape compacta – poderá vir ao Brasil?
Parece que a próxima onda dos utilitários suavizados poderá ser a das picapes médio-compactas. Além da Duster Oroch e da Fiat Toro (que se tornou a segunda picape mais vendida no Brasil), a Volkswagen já está desenvolvendo um modelo para ser posicionado entre a Saveiro e a Amarok. A próxima pode ser a Ford, que desde o fim da Courier em 2013, ficou sem uma picape abaixo da Ranger. É o que diz a revista americana Automobile.
A revista diz que, segundo uma fonte ligada ao planejamento de futuros produtos da Ford, a marca americana está considerando uma picape média-compacta que será posicionada abaixo da Ranger nos EUA, mas será maior que a “atual Courier brasileira” — aparentemente eles acham que a Courier é produzida até hoje por aqui, ou a confundiram com a Transit Courier vendida na Europa. A revista diz que o modelo será baseado na plataforma da nova geração do Focus.
Apesar da confusão das Courier, e do fato de que a próxima geração do Focus talvez nem seja vendida por aqui, a picape será construída no México, para onde irá a produção do Focus norte-americano a partir de 2019. A picape, portanto, poderia vir de lá da mesma forma que o atual Fusion.
Novo Audi RS6 terá 605 cv
Com as versões esportivas do BMW Série 5 e do Mercedes Classe E ultrapassando os 600 cv, é de se esperar que a Audi dê ao próximo RS6 um poder de fogo similar. Segundo a Autocar, é exatamente o que está acontecendo: o novo V8 biturbo de quatro litros que irá equipar a perua terá 605 cv. A potência é a mesma do atual RS6 Performance Pack, porém é 20 cv mais potente que o RS6 regular.
E mais: o RS7 também deverá ser equipado com este mesmo motor, que também pode ser encontrado nos cofres do Porsche Panamera Turbo e do Lamborghini Urus. Com isso, a Audi irá superar a BMW, que deu ao M5 um V8 biturbo 4.4 de 600 cv, e irá encostar no E63 AMG, de 604 cv. Como todo Audi RS, ele terá o sistema de tração integral quattro, baseado em um diferencial Torsen e combinado ao câmbio automático de oito marchas.
Além de mais potência, a RS6 também será 80 kg mais leve que a anterior, e deverá chegar aos 100 km/h em 3,5 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h. O modelo, contudo, está a quase um ano de distância das ruas: antes dela teremos o S6 e o S6 Avant, que serão lançados no primeiro semestre de 2019 com um V6 de 2,9 litros (também compartilhado com o Panamera), com mais de 450 cv e também combinado ao câmbio de oito marchas e à tração quattro.
Sedã da Land Rover poderá se chamar Road Rover
Lembra daquele papo de que a Land Rover estava planejando um sedã? Pois bem, ele acaba de ganhar mais força. A Jaguar Land Rover acaba de registrar a marca “Road Rover”, segundo os britânicos do site AutoExpress.
O nome Road Rover foi uma das propostas para o Range Rover nos anos 1960
Eles também dizem que o nome Road Rover pode ser usado em uma perua aventureira, algo como um rival da marca britânica para o Audi A6 Allroad, para o Volvo V90 Cross Country e para o Mercedes-Benz Classe E All-Terrain. Por outro lado, seus rivais da revista Autocar dizem que ele poderá ser um sedã e que terá o mesmo nível de luxuosidade do Mercedes Classe S, bem como um powertrain elétrico com dois motores para fornecer tração nas quatro rodas e capacidade off-road, como todo Land Rover. Com esse conjunto alimentado por uma bateria suficientemente potente, o Road Rover poderá chegar aos 100 km/h em menos de 5 segundos e rodar até 500 km com uma carga.
Ainda não se sabe exatamente quando o modelo será lançado, mas os britânicos esperam que ele chegue depois de 2020.
Jim Glickenhaus apresenta seu carro para Le Mans
Depois de revelar um modelo retrô com ares de filho da Ferrari 250 com o Shelby Daytona, a Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) revelou mais um modelo inédito, o SCG 007 LMP1. Como sugere seu nome, o carro irá disputar as 24 Horas de Le Mans em 2020 ou 2021, quando o novo regulamento dos hipercarros entrar em vigor.
O modelo foi apresentado em uma publicação no Facebook, com a galeria de imagens e um texto lacônico que dizia: “Faz 50 anos que um carro americano terminou em primeiro em Le Mans. Queremos mudar isso.” Como o regulamento ainda não está totalmente definido, a SCG ressaltou que as imagens são baseadas em suposições da empresa sobre os carros da nova categoria. Caso você não lembre, eles terão, basicamente, a carroceria liberada e os efeitos aerodinâmicos concentrados no fundo do carro. Por isso, a SCG diz que este não será o design final e que, claro, ele irá evoluir à medida em que o regulamento for definido.
Outro aspecto positivo da nova categoria é que ela pode trazer de volta o espírito dos especiais de homologação, não por obrigação, mas por redução de custos. A LMP1 será transformada em “hypercar” para que as fabricantes possam usar como base seus hipercarros de rua. Por isso, o SCG 007 LMP1 faz parte de um projeto de 27 exemplares, dos quais 25 serão modelos de rua, que ajudarão a diluir os custos de produção dos dois carros de corrida.