Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente.
Volkswagen Up! deve chegar às lojas no fim de fevereiro
A divulgação das primeiras fotos oficiais, dos dados de consumo e resultados em crash-tests já indicavam que o Volkswagen Up! está perto de ser lançado. Agora, o pessoal da revista Autoesporte flagrou algumas unidades do Up! na frente do Centro de Treinamento da Volkswagen em São Paulo, onde os vendedores tiveram o primeiro contato com o novo modelo. Segundo a apuração da revista, o modelo começará a ser vendido após o treinamento da rede autorizada, o que deve acontecer no fim de fevereiro.
Porsche usará motor V4 em Le Mans
Os britânicos da Autocar revelaram que a Porsche usará um motor V4 em seu protótipo 919 que disputará o Mundial de Endurance neste ano. O motor será um 2.0 16v com injeção direta e um único turbo entre as bancadas — cujo ângulo de separação ainda não se sabe. Acredita-se que a Porsche tenha adotado um design tão pouco convencional devido a questões de espaço, peso e consumo de combustível. É possível ainda que este V4 seja, na verdade, um “V” de 180 graus, como eram descritos os motores flat-4 da Porsche na década de 1950. Veja mais detalhes sobre o Porsche 919 no site da Autocar.
Volkswagen estaria preparando um Polo R
A revista alemã Auto Bild avaliou o protótipo do Polo R, que pode estar perto de chegar à produção na Europa. O modelo é inspirado pelo título de Sébastien Ogier no WRC em 2013, mas diferentemente do irmão de rali e dos primos da série R, seu motor 2.0 turbo tem “apenas” 220 cv e 35 mkgf de torque e tração dianteira em vez de integral. Com esse setup, o Polo R é capaz de chegar aos 100 km/h em menos de seis segundos e ultrapassaria os 250 km/h se não fosse limitado eletronicamente. Será que a Volkswagen arriscaria lançar um carro menor e mais leve com as especificações tão parecidas com a do Golf GTI?
Quando vale a pena comprar carros sem ABS e airbag?
Os carros produzidos no ano passado sem airbags e ABS poderão ser vendidos somente até março, e isso deve alavancar bons descontos para quem não se importa em circular por aí sem esses itens de segurança, nem com uma futura desvalorização. Mas é preciso colocar alguns fatores na balança e a revista Quatro Rodas preparou um pequeno guia para orientar os consumidores na hora de negociar um carro desses. Confira no site da revista.
Ford Ka sai de linha sem avisar
A atual geração do Ford Ka já não aparece mais no site da Ford e deixou de ser fabricado no final do ano passado. Segundo a reportagem da Autoesporte, para comprar o compacto da Ford será preciso procurar alguma das poucas concessionárias que têm unidades a pronta entrega em São Paulo. A nova geração ainda não teve o lançamento confirmado, mas deve chegar entre abril e maio.
Novas medidas de segurança para a F1
A FIA anunciou ontem (23) novas medidas para o regulamento esportivo e técnico da F1. Entre as principais mudanças, estão uma nova forma de penalização antes das trocas de pneus, e a obrigação aos pilotos de levar seus bólidos de volta aos boxes após a bandeirada final de cada GP. As medidas, contudo, ainda dependem da aprovação unânime das equipes, mas a decisão final deve sair antes do início do campeonato. Veja mais no Portal Grande Prêmio.