na autoescola ou centro de formaçao de condutores que seja os instrutores te ensinaram a posiçao 10 para as 2 como a adequada segurando na parte superior do aro separadas por um angulo de cerca de 25º voce que e entusiasta sabe que a melhor posiçao para dirigir seja na cidade na estrada ou no track day e a 15 para as 3 com os polegares posicionados na junçao entre o aro e os raios com as maos separadas por 180º na horizontal e sente calafrios toda vez que ve seu tio ou aquele seu camarada ordenhando o volante para esterçar o veiculo ou segurando a direçao com as duas maos para o alto e avante como o super man mas quais seriam as limitaçoes da 10 para as 2 e as vantagens reais do 15 para as 3 e mais ainda quais as posiçoes equivocadas mais tipicas e quais os problemas de controle e de ergonomia que elas trazem foi pensando nisto que o pessoal da team o neill rally school escola de pilotagem que fica em neil hampshire nos eua decidiu fazer este video demonstrando e explicando as diferentes posiçoes das maos no volante e nos destrinchamos o video abaixo e adicionamos alguns comentarios a seguir [youtube id= vsvbpg0suw0 width= 620 height= 350 ] uma mao so no volante toretto style apoiar uma das maos na parte superior do aro pode ser razoavelmente confortavel pra um passeio na cidade e te fazer remeter a um certa certa franquia cinematografica de destruiçao em massa que ocasionalmente se recorda de falar de carros nosso ctb estabelece que e preciso usar as duas maos entao de cara essa postura ja pode render uma dolorosa ou no caso da tela abaixo ao menos tres sem cinto com radio/celular as maos e uma mao ao volante mas em termos de controles essa posiçao e uma catastrofe voce consegue esterçar o volante apenas 90º para cada um dos lados sem a mesma velocidade que utilizando as duas maos e principalmente sem o mesmo controle e sensibilidade voce nao tera praticamente nenhum feedback de aderencia dos pneus e ainda tendera a fazer pendulo com o automovel seu braço tambem fica esticado o que significa que e o seu ombro que fara o esforço para esterçamento nao os musculos do seu braço espalmar o volante muitas vezes numa manobra de baliza ou ao dobrar a esquina os motoristas esterçam com a palma da mao manipulando o volante meio que como em um discador de telefone entregamos a idade aqui para esse tipo de situaçao especifica pode ser mais confortavel principalmente com direçao assistida mas em qualquer coisa que seja acima de 10 ou 15 km/h dirigir assim e uma ideia terrivel e o problema de assumir isso como habito para velocidades lentas e justamente o habito vira um vicio na cidade voce nunca vai conseguir desviar de um buraco ou de um pedestre com a mesma velocidade e controle esterçando dessa forma quando voce precisar fazer a manobra com rapidez vai perceber que sua mao desliza sobre o volante pior do que isso nesse cenario de agilidade necessaria voce nao tera controle exato do esterçamento principalmente na hora de parar o movimento e de alinhar o volante em velocidades mais altas e uma catastrofe anunciada qualquer irregularidade mudança na superficie do asfalto ou mesmo o torque vindo dos pneus durante a curva pode alterar subitamente a posiçao do volante como voce nao esta o segurando mas sim o espalmando a direçao corre sob sua palma e mesmo sem este cenario adverso voce nao tera o mesmo tipo de controle sensivel da direçao os movimentos ficam mais exagerados 10 para as 2 ao contrario do que se diz a classica posiçao ensinada nas autoescolas nao e a melhor que a 15 para as 3 em nenhum cenario ainda que ela nao chegue a ser inapropriada voce tem as duas maos no volante firmeza na pegada e um bom nivel de controle mas ha limitaçoes que surgem rapidamente o primeiro e que com as maos assim voce so consegue virar 90º para cada um dos lados neste ponto os musculos dos seus ombros ja estao totalmente tensionados mais do que isso com pouco esterçamento seu braço ja estara sobre o volante o que pode ser um problema no caso de uma colisao em um automovel com airbag seu braço pode ser arremessado contra o seu rosto esse tipo de cenario e dificil de se evitar mas o fato e que na posiçao 10 para as 2 seu braço fica nessa posiçao de risco a todo tempo frente a isso e um erro esterçar o volante no estilo andar de caranguejo com movimentos rapidos das duas maos apalpando o volante aos 3 10 do video e uma derivaçao do ordenhar vaca que e uma das primeiras coisas que os instrutores de autoescola corrigem ou deveriam corrigir feito desta forma o esterçamento acontece em pequenos trancos algo extremamente perigoso numa velocidade de estrada aumentando muito as chances de perda de controle dinamico e na cidade isso jamais lhe dara agilidade suficiente para qualquer desvio emergencial mesmo se voce for o melhor piloto do mundo e fisicamente impossivel aos 4 35 o instrutor ainda comenta outro cenario de pre posicionar as maos antes de uma curva isso era relativamente comum ate a decada de 1970 quando os carros tinham caixas de direçao bastante pesadas e relaçoes desmultiplicadas hoje em dia isso e desnecessario e desorienta o motorista em relaçao ao angulo real em que as rodas estao esterçadas o que pode ser um grande problema numa necessidade de contraesterço que pode surgir numa poça de oleo ou num cenario de aquaplanagem por exemplo 15 para as 3 voce e entusiasta entao certamente ja viu centenas de onboards com pilotos profissionais e reparou que eles sempre estao com as duas maos no volante mas em vez de 10 para as 2 eles costumam deixar as maos na posiçao 15 para as 3 em um primeiro momento parece que deixar as maos mais distantes entre si torna o ato de controlar o carro mais dificil mas e o exato oposto disso como nos dissemos neste post no qual criticamos uma das posiçoes mais absurdas ao volante ja vistas na historia deste planeta a posiçao que sempre permitiu o maximo de agilidade precisao e torque com o minimo de deslocamento do corpo e que induz a menos movimentos involuntarios na direçao sempre foi a 15 para as 3 maos separadas por 180 graus na horizontal pois a contraposiçao simetrica das maos combina as açoes de se puxar com uma mao e empurrar com a outra no ato do esterçamento alem de se alavancar melhor as articulaçoes e sobrecarregar menos os ombros usa se melhor o corpo e por esta razao que o aro do volante de quase todos os carros possui uma cavidade para o encaixe do seu polegar pelo uso inteligente do corpo e por razoes ergonomicas esta posiçao nao e so a melhor para controle dinamico em altas velocidades ou para reduzir a fadiga na estrada para a cidade e a posiçao que permite o maior angulo ao esterçar voce consegue chegar em ate 180º de esterçamento ainda que o ideal seja voce fazer a rotaçao de maos a partir de cerca de 135º na cidade veja aos 7 30 do video nos sugerimos que voce faça esse movimento de rotaçao de maos mesmo ao fazer manobras de esquina ou de estacionamento por um excelente motivo memoria muscular na hora em que o seu carro deslizar de lado e voce precisar fazer um contra esterço radical com mais de 120º de esterçamento a manobra vai ser instintiva seu corpo vai reagir instantaneamente sem que voce precise pensar em fazer a rotaçao de maos ela simplesmente vai ser feita alem do melhor uso do corpo mais ergonomica e agil a posiçao 15 para as 3 ainda oferece mais uma vantagem sensibilidade dinamica veja a foto acima numa curva para a esquerda a sua mao direita a que empurra o volante estara na melhor posiçao possivel para sentir as reaçoes de torque do volante frente ao limite de aderencia dos pneus ou de textura do asfalto nesse caso a mao esquerda ajuda a esterçar mas seu esforço e mais marginal a magica surge justamente na hora de retornar o volante ou de esterçar rapidamente para o outro lado como num trecho sinuoso a mao que estava quase passiva repentinamente e a força de alavanca para esterçar o volante a divisao de tarefas fica perfeitamente dividida por tudo isso a posiçao 15 para as 3 e imbativel seja na cidade na estrada ou no track day seja para o entusiasta hardcore seja para o pai ou mae levando os filhos para escola
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