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Sessão da manhã Técnica Zero a 300

Posição de dirigir: porque a postura “15 pras 3” é a melhor e qual o problema das outras?

Na autoescola – ou centro de formação de condutores, que seja –, os instrutores te ensinaram a posição "10 para as 2" como a adequada, segurando na parte superior do aro, separadas por um ângulo de cerca de 25º. Você que é entusiasta, sabe que a melhor posição para dirigir, seja na cidade, na estrada ou no track day, é a "15 para as 3", com os polegares posicionados na junção entre o aro e os raios, com as mãos separadas por 180º na horizontal. E sente calafrios toda vez que vê seu tio ou aquele seu camarada ordenhando o volante para esterçar o veículo, ou segurando a direção com as duas mãos para o alto e avante, como o super-man... Mas quais seriam as limitações da "10 para as 2" e as vantagens reais do "15 para as 3"? E mais ainda, quais as posições equivocadas mais típicas e quais os problemas de controle e de ergonomia que elas trazem? Foi pensando nisto que o pessoal da Team O'Neill Rally School, escola de pilotagem que fica em Neil Hampshire, nos EUA, decidiu