nao e facil ser entusiasta no brasil ficamos num canto do globo em relaçao a europa japao e eua o que deixa o frete astronomico vivemos em um dos pais referencia em tributaçao obscena e cara de pau com sistemas de cascata e arbitrariedades como usar o valor do frete como parte do imposto temos bandidos de colarinho branco nas instituiçoes financeiras e no governo e ladroes nas ruas nao ha sistema de seguro que atenda satisfatoriamente donos de carros com mais de 10 anos aquela pecinha de pouco mais de 100 dolares com frete impostos e tudo o mais pode chegar aqui por quase mil reais imagine entao um jogo de rodas da enkei da rays da bbs algumas delas custam mais de mil dolares cada roda no brasil sai literalmente o preço de automovel pois entre o catalogo da summit e da real st e a sua garagem existe um abismo preenchido por impostos e burocracias o look daquele carro gringo que esta no seu fundo de tela esta no topo de uma montanha de dolares fica facil de entender como as peças replica encontraram um terreno fertil no brasil a montanha vira um morro rodas volantes cintos de segurança peças de suspensao ate bancos tudo esteticamente parecido o suficiente com o original mesmo entre os estudantes norte americanos elas fazem certo sucesso lembrando que la a idade para se poder dirigir com carta definitiva e de 16 anos em varios estados e uma forma de se conseguir a customizaçao desejada gastando ate dez vezes menos por tudo isso este texto nao tem o fim de dar sermao em ninguem nem queremos desmoralizar os carros ou as pessoas que consomem este tipo de peça mas ao conversar com algumas pessoas do meio sentimos que uma orientaçao em relaçao ao que se chama de replicas se faz necessaria o buraco e mais fundo e o sabor nao e doce replicas nao sao replicas replica ou copia sao palavras que passam a noçao errada de que o produto e uma duplicata quase perfeita do original quase como se o que separasse os produtos fosse uma questao de acabamento ou de marca estampada pra que pagar tao caro por esse quando aquele outro e igual so muda a logomarca certo ou no maximo deixa se de usar um material gourmet para se usar outro um pouco mais pesado mas tao funcional quanto nao e este raciocinio e o placebo que tranquiliza muita gente e foi o motivador de escrevermos este texto quase igual mas so um pouco mais pesada eu sei que voce conta essa historia pra voce mesmo imitaçao ou falsificaçao sao termos que soam mais pejorativos e sim sao mais apropriados estas peças nao utilizam os mesmos materiais nao sao fabricados com os mesmos processos e o desenho dos componentes sofre incontaveis atalhos para reduçoes de custos sendo a maior parte deles sutil como eliminaçao de chanfros e adoçao de quinas mais agudas isso fica ainda mais perigoso quando nos damos conta de que a maior parte das falsificaçoes copiam peças de performance que possuem desenho agressivo para maxima reduçao de peso o material os metodos de fabricaçao e a distribuiçao homogenea de pontos de carga e stress sao absolutamente fundamentais rodas de extrema performance sao projetadas e analisadas extensivamente com softwares de simulaçoes computacionais de estruturas como o metodo de elementos finitos antes mesmo de existirem alem do material cada milimetro a mais ou a menos na parede ou no raio de cada curva faz enorme diferença elas sao fabricadas com complexos processos de forja veja nesta reportagem como eram feitas as fuchs de porsche isso ha quase 50 anos que levam em conta ate a estrutura molecular das ligas sempre de especificaçao aeronautica e depois sao testadas extensivamente em laboratorios internos e de homologaçao ja as replicas partem de moldes esculpidos sem muito calculo e sao fundidos em formas de areia com materiais e processos sem preocupaçao com controle de qualidade ocasionalmente ha testes internos mas voce nunca sabera se sim ou nao muito menos como isso porque replicas nao precisam de selo nenhum de aprovaçao de entidades como o jwl japan light wheel alloy veja o selo acima pelo contrario projeto materiais processos controle de qualidade e inspeçoes custam muito muito caro e isso que faz uma volk custar caro e uma folk ter preço camarada e e isso que faz uma te37 ser incrivelmente leve rigida a flexao e ainda ter enorme capacidade de deformaçao numa pancada enquanto uma replica pesa 20 quilos e quebra falando em peso algumas fabricas de imitaçoes tentam adicionar resistencia de forma grosseira empregando paredes mais grossas o que 1 nao elimina falhas catastroficas em potencial no desenho ou na execuçao da peça 2 nao assegura robustez pois a porosidade resistencia mecanica e capacidade de deformaçao elastica e plastica nao precisam seguir nenhum criterio da industria [youtube id= bqnnnpg3rca width= 620 height= 349 ] [youtube id= zbymtmj ylk width= 620 height= 349 ] tudo isso significa que uma roda pode quebrar ou rasgar em vez de amassar em um buraco que um aro ou raio de volante rasgar e virar uma lamina que pode arrancar suas maos num acidente veja os videos acima que um parafuso de ancoragem de um takata oliginal ou daqueles recaro iguaizinhos pode ser decepado em uma batida resultando em enforcamento do motorista dica assista ao video abaixo com muita atençao que uma bucha de pu pode empalar um braço de suspensao comprado no aliexpress e te fazer passageiro para fora da pista a 150 km/h nao estamos dando uma opiniao nem fazendo terrorismo psicologico estamos relatando cenarios nao apenas possiveis mas que ja aconteceram aqui e fora nao e preciso procurar muito para encontrar estes casos e analises alarmantes de todo tipo de componente [youtube id= g05godnu04q width= 620 height= 349 ] [vimeo id= 142522011 width= 620 height= 349 ] se uma pessoa que compra de um site como o aliexpress ja sabe que esta adotando uma falsificaçao o pior contudo e que muitas delas sao vendidas como peças originais em sites como ebay amazon e mercado livre pois estes sites sao apenas intermediarios de diversos lojistas de forma que a auditoria ou inexiste ou e insuficiente para fiscalizar a originalidade destas peças vendidas boa parte destes lojistas compram do proprio aliexpress e usam estas plataformas de comercio para venderem as falsificaçoes valendo se do silencio em relaçao a origem destas peças ficando apenas o preço como indicio de que nao e uma peça original cara frescura tudo isso que voce escreveu tenho um amigo que usa insira aqui a peça replica ha anos e nunca teve problema nenhum todos temos um amigo se nao e voce mesmo que usa ha anos uma peça x replica comprada no aliexpress nao estamos aqui para dar a certeza de que o volante roda ou cinto falsificado ira subitamente se desfazer com pouco esforço talvez voce rode a vida toda com aquelas rodas replicas sem que elas se arrebentem talvez nao mas uma certeza podemos dar em uma situaçao critica de carga extrema que nao precisa ser um acidente pode ser um buraco ou um salto estes componentes nao irao colapsar conforme o projeto original isso abre possibilidades para todo tipo de ferimento que podem trazer todo tipo de sequela o quanto voce esta disposto a arcar com essa roleta russa em termos de integridade fisica e o que vai determinar a sua decisao de comprar ou trocar aquela peça replica tao bonita nem toda replica e ruim nem tudo o que vem da china e lixo mas o que deixa a conversa realmente confusa e que existem muitas empresas serias que fabricam componentes de alta performance e que sao ai sim replicas dos designs originais com homologaçao dos orgaos de transporte e frequentemente usadas em carros de competiçao e/ou de alto nivel isso so acontece no cenario de peças historicas descontinuadas por exemplo a watanabe e conhecidissima pelas rodas abaixo modelo rs feitas de magnesio e com um projeto altamente refinado mas apenas quem e fa do antigomobilismo britanico sabe que o desenho original delas pertence a minilite e nao a watanabe o mesmo vale para as rodas abaixo que vimos no gd t70 que exibimos ontem replica de um lola t70 sao rodas forjadas fabricadas pela britanica image wheels com design inspirado nas rodas do lancia stratos estes casos sim merecem o uso do termo replicas sao feitas com o mesmo rigor tecnico das originais e considerando a evoluçao dos softwares e materiais podemos considera las tecnicamente superiores inclusive ja quando uma falsificaçao de uma volk te37 usa o nome replica faz parecer que o processo de fabricaçao e similar nao nao e nem um pouco pare de se enganar note que sequer usamos a palavra china neste texto ate entao isso porque muitas fabricantes estao usando plantas na china para fabricarem seus modelos de roda caso da american racing o controle de qualidade e materiais usados sao os mesmos mas as marcas estao procurando mao de obra e manufatura mais em conta justamente para tentar competir com os falsificadores que moram logo ao lado alias este e outro ponto quando voce compra uma replica voce esta ajudando a enterrar empresas que sao feitas por e para entusiastas por causa dos falsificadores e de seus compradores a bbs pediu falencia duas vezes em 2007 e em 2011 leia mais aqui peças automotivas sao componentes de engenharia voce pode comprar uma falsificaçao pela estetica mas junto esta comprando um risco que talvez voce nao saiba ou queira preferir nao saber todo atalho tem um preço
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.