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Preço da gasolina caiu quase 20% nas refinarias em novembro
A Petrobras anunciou mais uma redução no preço da gasolina nas refinarias, que passará a custar R$ 1,5007 nas refinarias a partir da próxima terça-feira (27). A redução é de 3,53% em relação ao último reajuste, 19,42% em relação ao dia 1º de novembro e cerca de 32% desde que o preço começou a cair em 9 de outubro. A redução se deveu à queda na cotação internacional do petróleo na semana passada, e é o menor preço desde fevereiro deste ano.
O repasse dos reajustes nas refinarias ao consumidor final, contudo, depende das distribuidoras e dos postos de combustíveis. Como resultado, apesar de ter caído quase 20% em novembro, a redução média nas bombas foi muito inferior, variando apenas 2% – de R$ 4,709 para R$ 4,614. Em relação ao início da queda nos preços em outubro, os preços variaram 2,3%, passando de R$ 4,722 na semana iniciada em 07/10 para a média atual de R$ 4,614.
Primeiras fotos oficiais do Porsche 992 vazam na internet
Apesar de ser um dos segredos menos secretos da indústria automobilística nos últimos anos, até agora não havíamos visto o Porsche 992 sem nenhum tipo de disfarce, cobertura ou mesmo em sua configuração de produção. Com o lançamento anunciado para 27 de novembro (amanhã), era apenas uma questão de tempo até que as fotos de divulgação fossem “vazadas”.
Isso aconteceu neste final de semana, quando as fotos foram publicadas pelo Jalopnik, que não declarou a origem da pequena galeria de três fotos. Elas mostram o 992 na versão Carrera 4S e, exibindo todos os detalhes do carro, mostram que o 992 ficou mais harmônico do que parecia nos flagras do carro em teste — especialmente na dianteira, que parecia mais “bicuda” com o capô mais longo que o da geração atual.
O melhor ângulo, contudo, é este acima, que mostra como o 911 mantém sua silhueta tradicional ao mesmo tempo em que se tornou um carro encorpado e imponente. Infelizmente não há fotos do interior, que até agora não foi muito detalhado pelos flagras. Também não houve nenhum “vazamento” da ficha técnica, mas não espere nada muito além do 3.0 turbo flat-6 nas versões Carrera e do 3.8 turbo nos modelos Turbo e GT2 — além, claro, do 4.0 aspirado nos GT3.
Classe A Sedã é flagrado na versão AMG
Quando a Mercedes anunciou o novo Classe A, além de questionar quando ele chegaria ao Brasil, também especulamos se ele teria uma versão AMG — que não foi mostrada até agora — e como ela seria. Pois bem, agora ele foi flagrado em testes em Nürburgring, e algumas respostas sobre ele já podem ser respondidas. A primeira dela: sim, ele terá uma versão AMG.
Apesar da camuflagem, o autor do vídeo (o canal Automotive Mike) diz que trata-se do A35 AMG, a versão de entrada da linha esportiva da Classe A. A hipótese é plausível, afinal, somente o A35 foi apresentado até agora e ele não parece ter o tratamento estético-aerodinâmico dos modelos 45/63.
Em ambas as versões o Classe A AMG será equipado com o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e tração nas quatro rodas. O A35 terá uma variação de 306 cv e 40,7 kgfm combinada ao câmbio automatizado de sete marchas e embreagem dupla compartilhado com o A250 Sport, enquanto o A45 AMG deverá usar uma variação de mais de 400 cv, auxiliada por um motor elétrico de 48 volts, e combinada a uma variação da AMG da caixa automatizada da Classe A.
Pirelli vence Hankook e será fornecedora de pneus para a F1 até 2023
A Pirelli continuará a fornecer pneus para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 por mais quatro anos. O atual contrato, que vai até o fim de 2019, foi ampliado para as temporadas de 2020 até 2023. A marca italiana disputou a posição com a coreana Hankook, e ainda que ambas tenham sido aprovadas pela FIA, a decisão final foi feita com base nos critérios da Formula One Management (FOM), grupo administrador da categoria.
Para Jean Todt, presidente da FIA, a escolha da Pirelli permitirá o aproveitamento da experiência acumulada pela marca e pela Fórmula 1 desde 2011. “Sabemos o quão crucial e difícil é o papel da fornecedora de pneus, particularmente na Fórmula 1”, disse Todt.
Sobre a parceria, a Pirelli disse que sempre definiu o automobilismo como seu mais avançado e tecnológico laboratório de pesquisa e desenvolvimento, e que a Fórmula 1 proporciona “a vitrine perfeita para nossos pneus Ultra High Performance de rua, que equipam os mais desejados veículos premium e prestige, para garantir os mais altos padrões de desempenho, sustentabilidade e segurança.”
Apollo IE terá V12 de 11.000 rpm
Se o fato de o Apollo IE ser equipado com um V12 Ferrari já é algo surpreendente por si — uma vez que a Ferrari não gosta muito de ter seu nome associado a outras fabricantes de supercarros — ainda não sei exatamente como descrever a versão “opcional” deste motor. Sim, a Apollo decidiu que o V12 terá dois níveis de potência.
O primeiro usa a preparação original, que produz 780 cv e gira 9.000 vezes por minuto em seu limite. O outro vai um pouco além: eleva a taxa de compressão para 16,5:1 e o limite de rotações para 11.000 rpm. Tudo para produzir 1.000 cv sem a adoção de sobrealimentação — o motor terá aspiração natural. O motivo é nobre: segundo Ryan Berris, da Apollo, este carro é “uma homenagem aos carros da GT1, que deve ser analógico e proporcionar uma experiência emocional em todos os níveis”.
Infelizmente a marca não exibiu nenhum vídeo do motor em ação, mas se considerarmos que o flat-12 das Ferrari 312 dos anos 1970 não giravam muito além disso, podemos ter um bom exemplo de como será este Apollo IE. Isto é… se alguém optar pela versão de 1.000 cv, uma vez que ela custará “bem mais” que os 2,7 milhões da versão de 780 cv, segundo a fabricante .