Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas
Quando refletimos juntos sobre os novos limites de velocidade nas marginais da cidade de São Paulo, mencionamos que, dos acidentes fatais que ocorrem nestas vias, 5% dos registrados em toda a cidade, 61% deles acontecem de noite ou de madrugada. Talvez este argumento tenha chegado à prefeitura, já que ela estuda enfrentar a questão. Não da maneira que esperávamos, entretanto. Fará isso fechando as pistas expressas das marginais de 0h às 5h.
A medida foi anunciada hoje pelo secretário dos Transportes, Jilmar Tatto. Segundo ele, a intenção é aumentar a segurança dos motoristas. “Não tem demanda, ajuda na segurança porque é o momento em que os motoristas usam para correr muito, causa muitos acidentes, caminhões principalmente”, disse Tatto em entrevista ao G1.
O bloqueio já teria sido tentado de modo experimental e teria sido muito bem-sucedido, de acordo com o secretário. “E, do ponto de vista da segurança, é melhor deixar [o tráfego] só na pista central e na pista local. Você vai ter um pouco mais de fluxo, [mas] não prejudica a velocidade porque são poucos veículos, mas é medida de segurança”, disse ele.
Como o Rodoanel ainda não está pronto, e a chegada à cidade de São Paulo, por muitas rodovias, acaba justamente na pista expressa das marginais, o fechamento não pode ser feito em toda a extensão das vias expressas. “Tem locais pré determinados onde isso vai acontecer. Você inibe o motorista a aumentar muito a velocidade”, disse Tatto.
A implantação da medida dependerá da implantação de cancelas para impedir a passagem dos veículos pelos acessos atuais às pistas expressas. Elas próprias devem receber algum tipo de fechamento, mas acreditamos que isso será feito por equipes da CET com o uso de cones ou cavaletes, uma vez que as sete pistas de alguns de seus trechos exigiriam cancelas gigantescas.
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego, nas duas marginais de São Paulo ocorreram 73 mortes decorrentes de 70 acidentes em 2014. Para reduzir este número, a prefeitura já implementou as reduções de limites de velocidade há dez dias. Os limites das pistas expressas passaram de 90 km/h para 70 km/h, enquanto nas pistas locais a redução foi de 70 km/h para 50 km/h.