fala pessoal do flatout tudo bem com voces desde meu ultimo post contando a historia do augenblick este aqui pra quem nao lembra ou nao leu demorei um pouco pra mandar a 2º parte por conta de estar muito enroscado na faculdade e por estar com a cabeça em outro mundo por conta de minha mae tenho visto varias desistencias do project cars aqui no site muitos por desistirem dos seus projetos dos seus sonhos por conta de problemas financeiros ou por perder a esperança em si mesmos em terminar o projeto passamos por isso muitas vezes na construçao do veleiro problemas financeiros foram a maior parte do tempo os culpados por isso mas nunca desistimos sonho e sonho voce tem que correr atras com todas as suas garras correr atras daquilo que voce quer nao deixar ninguem falar que voce nao e capaz a vida e dura vai querer te derrubar a todo o momento nessa caminhada atras daquilo que quer mas voce nunca pode desistir por mais dificil que seja e o seu sonho e so voce pode correr atras dele nao deu pra agora joga uma lona em cima e vai acertar tua vida seu projeto vai estar la te esperando pra quando voce voltar e jogar todo seu amor e persistencia em cima dele voce pode fazer o que quiser tudo e possivel com dedicaçao e foco agora voltamos a historia oito anos de poeira e um transporte ousado apos o nascimento de quem vos fala meus pais decidiram parar a construçao do barco devido a condiçao financeira e o susto dos custos seguintes do projeto como disse no fim do outro post o custo que nos passaram estava bem longe do real e meu pai decidiu dar prioridade a familia meus pais acabaram comprando um terreno em cotia na granja viana la construiram a muito custo o que e nossa casa hoje e onde tenho todas as minhas lembranças pois quando nos mudamos eu tinha por volta de 1 ano [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 123651 123652 ] meus pais jogaram a lona em cima do casco com conves ja fechado por volta do final de 1995 apos 8 anos de repouso esperando as condiçoes certas para voltar a se desenvolver tiramos a pesada e empoeirada lona e decidimos trazer o augenblick pra casa o transporte foi realizado por uma transportadora especializada em retirar maquinas graficas de seus respectivos locais de trabalho o que significa aqui em sao paulo que na maioria das vezes sera um local ruim apertado e complicado exatamente o local onde o augenblick estava sendo construido [gallery link= file ids= 123653 123654 123655 ] retirando o telhado do galpao o veleiro foi içado pelo munck do caminhao por cima do muro da casas e colocado em seu respectivo local de transporte tivemos que pedir uma autorizaçao especial de trafego para traze lo da brasilandia ate cotia no feriado do dia 25 de janeiro e pagar batedores para acompanhar o transporte esses quais nao compareceram e tivemos que fazer o transporte sem eles começamos a carregar as 8h e as 16h o augenblick ja estava em sua nova casa toda a mudança foi filmada e aparecemos no canal 21 numa entrevista sobre a historia do barco segue o video abaixo para voces poderem acompanhar a empreitada que foi sim meu nome e do meu pai sairam errados mas nao tem problema [youtube id= mrlcma3ovlc width= 620 height= 350 ] [gallery columns= 5 link= file ids= 123656 123668 123667 123666 123665 123664 123663 123662 123661 123660 123658 123657 123670 123669 123671 ] novos desafios e a facilidade do projeto no quintal de casa a primeira coisa que fizemos foi a lavagem geral do veleiro para tirar 8 anos de po acumulado sobre ele a pessoa que vos fala aqui ja estava ajudando logo apos foi construido o primeiro barracao da granja viana onde poderiamos trabalhar sobre uma cobertura evitando o sol e a chuva com o projeto no quintal de casa aceso a internet e novos contatos partimos para a proxima etapa hora de fibrar o conves o processo foi bem simples primeiro se passa uma camada de resina epoxi onde se vai colocar o tecido de fibra de vidro nao a manta apos colocar a fibra e nao deixar nenhuma bolha de ar apos isso passa se uma nova camada de epoxi por cima repetindo esse mesmo processo por todo o conves e por quantas camadas se achar necessario no nosso caso foram 2 camadas de fibra de vidro tivemos a imensa ajuda do nosso amigo geraldo que ja era experiente no processo e nos ajudou em quase toda essa etapa da construçao achamos mais confortavel retirar a cobertura do barracao para ter mais mobilidade nesse processo [gallery columns= 5 link= file ids= 123673 123684 123683 123682 123681 123680 123679 123678 123677 123676 123675 123674 123688 123687 123686 123685 123690 123689 ] com esse processo de compensado naval + fibra de vidro o conves passou a resistir a 3t tres toneladas por m² suficiente para uma onda quebrar em cima dele e nada acontecer nesse meio tempo fomos trabalhando internamente do veleiro tambem itens de acabamento foram comprados as gaiutas foram instaladas provisoriamente e mantivemos o andamento do projeto em ambos os ambientes interno e externamente a doença e a pancada emocional em toda a familia nesse meio tempo veio uma noticia nada facil para mim e toda a minha familia minha mae foi diagnosticada com um cancer de mama metastatico agressivo e avançado o luto foi generalizado em minha casa os amigos se perguntavam do barco o que seria dele minha mae por sua vez nao abaixou a cabeça e a todo momento falava que o augenblick iria pra agua sim minha mae iniciou o tratamento todo realizado em hospital publico aqui fica o meu eterno agradecimento a equipe de oncologia do hospital perola byington por sempre tratar de minha mae com dignidade e nunca abandona la provando que nosso sistema de saude publico ainda tem salvaçao no outro lado dessa historia meu pai começou a se dedicar integralmente ao projeto se desapegando de varios bens materiais a fim de terminar aquele sonho dele e de minha mae acompanhei de perto o que o amor de um ser humano por outro pode fazer ele e capaz de mover montanhas afim de trazer um singelo sorriso no rosto de uma mulher que luta bravamente todos os dias por sua vida uma mulher que nunca desistiu de continuar vivendo mesmo com todas as barreiras impostas por nosso sistema de saude eu passei a transiçao de minha adolescencia para a vida adulta vendo meus pais lutando por aquilo que sempre sonharam acompanhei meu pai trabalhando dia e noite no projeto enquanto minha mae descansava de quimioterapia ajudei meu pai a raspar a cabeça de minha mae quando o cabelo começou a cair ajudei ele a posicionar cortar medir e executar cada nova etapa no projeto e sabe o que aprendi com isso tudo voce nunca deve desistir dos seus sonhos cada barreira vai surgir pra te derrubar a vida e assim a todo momento vai querer te jogar no chao mas voce nao deve desistir voce deve encara la de frente com garra e ir atras daquilo que sempre quis nao deixe uma doença te derrubar voce tem o direito a viver tem o direito de seguir seus sonhos e correr atras do que quer voce e capaz foi isso que aprendi com meus pais nesse momento e vejo que essa foi a maior prova de amor que eu ja verei na vida nesse meio tempo carros se foram em prol do barco dinheiro que nao tinhamos foi utilizado tudo para colocar o augenblick na agua foi nessa hora que surgem os principais amigos e nesse caso eu deixo um especial abraço para o amigo marcos wollmer que nos presenteou com o que seria a futura pintura do veleiro augenblick a pintura do casco chegamos a uma parte que animou a todos tanto quem ja conhecia o projeto como quem passava na rua e sempre via aquele monte de madeira escuro e sem vida que comece a pintura o processo foi bem trabalhoso totalizando sete camadas de pintura tudo com tinta propria para essa aplicaçao e mais uma vez tudo feito por nos temos um compressor grande o suficiente para o serviço e adquirimos pistolas de pintura para tal feito abaixo irei numerar os passos e tipos de tintas utilizados uma camada de prime de aderencia sobre toda a superficie duas camadas de prime epoxi entre cada camada foi passado massa de correçao nos pontos onde precisava em algumas fotos irao notar essa etapa pois a massa se distingue na cor do branco do prime 4 camadas de p u para chegar a cor desejada no conves foi utilizado p u branco e no caso foi aplicado p u verde escuro cor escolhida pelos meus pais para o veleiro nota se tambem a faixa branca no casco onde se delimita a linha d’agua de projeto do veleiro desta linha para baixo sera a parte submersa do casco essa linha e algo aproximado podendo variar ao se colocar o veleiro na agua [gallery columns= 4 link= file ids= 123692 123708 123707 123706 123705 123704 123703 123702 123701 123700 123699 123698 123697 123696 123695 123694 123693 123720 123719 123718 123717 123716 123715 123714 123713 123712 123711 123710 123709 123731 123730 123729 123728 123727 123726 123725 123723 123722 123721 ] apos a pintura começamos a instalaçao definitiva das gaiutas fizemos a fixaçao dos fuzis dos brandais chapas de inox de espessura 10mm fixadas no conves ao lado das vigias laterais sao os fuzis que farao a fixaçao dos cabos de aço do mastro os estais ao barco as chapas de inox passa para dentro do veleiro e sao fixados ao esqueleto do augenblick em sincronismo com a pintura preparamos o pulpito da roda de leme especialmente projetado por meu pai para aguentar o peso de uma pessoa adulta caso precise se segurar e com a manete do motor integrada algo dificil de se ver em um veleiro junto ja foi preparado a area para colocar a bussola e o gps tudo pensado para a praticidade de quem vai estar no comando do veleiro tambem foi preparado o piso do salao pensado por minha mae para conseguir um ambiente relaxante com as faixas brancas mas ao mesmo tempo aderente caso entre com o pe molhado [gallery columns= 5 link= file ids= 123732 123745 123744 123743 123742 123741 123740 123739 123738 123737 123736 123735 123734 123733 ] a roda de leme e toda hidraulica com valvula ante retorno no sistema isso significa que se pode largar o leme durante a velejada que o veleiro ira manter o mesmo rumo em conjunto foi instalado o chuveirinho do cockpit muito utilizado para lavar o local ou alguem que acabou de sair da agua outros detalhes e os proximos passos citar cada pequeno detalhe feito no barco tornaria esse texto exaustante por isso certas coisas acabo nao citando com tantos detalhes nesse meio tempo o painel de instrumentos foi instalado na saida do cockpit para o salao o escape do motor foi confeccionado o eixo da helice junto com a mesma foi instalado e o motor começou a dar as suas partidas com o sistema ja montado [youtube id= nedz9xcw1ag width= 620 height= 350 ] nesse video um pouco antes da pintura do casco foi feito o teste de funcionamento da helice em conjunto com o motor a agua saindo do escape e ocasionada pelo tipo de arrefecimento do motor ele coleta agua do mar para seu arrefecimento e libera a mesma pelo escape ajudando a tambem diminuir o barulho do mesmo ainda falta muita coisa para o augenblick finalmente ver agua mas no proximo post mostrarei e finalizarei sua construçao ate a partida para o litoral precisarei voltar uns anos para explicar a saga da aquisiçao do mastro e comentarei como foi ter que projetar do zero a planta eletrica do veleiro me desculpem mais uma vez o atraso sei que nada justifica mas peço que entendam a vida de universitario de engenharia mecanica o proximo post vira lotado de fotos e processos detalhados de construçao e mais uma vez barata e leo mil desculpas sei que a vida do project cars nao esta facil mas espero que com essa serie de post do augenblick os outros participantes parem de desistir de seus sonhos lembre se foram 25 anos de construçao desse projeto varias paradas por falta de verba tempo ou doença nao deixe que a vida derrube seus sonhos eles sao mais fortes do que qualquer coisa basta acreditar por patrick galera project cars #342
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