ola galera do flatout primeiro me desculpem pela demora com o segundo post agradeço a participaçao de voces no primeiro e gostaria de dizer que a equipe gostou muito de todos os elogios criticas duvidas e sugestoes acredito que o project cars tem conseguido aliar paixao e conhecimento de uma forma muito interessante e a participaçao de voces contribui bastante para que haja esse clima queremos que essa interaçao continue bom pensei em continuar esse nosso bate papo falando de algo que normalmente e de grande interesse para nos o sistema de escape seja pelo som pela performance ou ate pela beleza acredito que esse assunto desperta o interesse de todos que se dizem gearheads e a questao e que o sistema de escape envolve bem mais do que um ronco hipnotizante ou um tubo de grande diametro mas para que possamos começar a falar disso gostaria de falar um pouco sobre motores de forma geral simplificando um pouco as coisas a engenharia por tras de um motor a combustao e absurda e nao daria para falar de forma detalhada em um post mas vamos simplificar a situaçao e buscar a essencia da coisa de forma simples eu vejo assim um motor e basicamente um eixo sobre o qual e aplicada uma força que provoca nele um movimento de rotaçao o eixo a que me refiro e o virabrequim e em um motor a combustao a força aplicada e resultado da combustao da mistura ar combustivel porem como os movimentos realizados pelo virabrequim e pelo pistao sao de naturezas diferentes existe um terceiro componente que se encarrega de converte los a biela dito isto gostaria de relembrar dois conceitos a respeito da dinamica de rotaçoes ja adaptados ao caso de um motor a combustao o primeiro potencia = torque x rpm o segundo torque = força x raio entao de forma simples para que se gere potencia o ideal e que eu tenha mais torque e mais rotaçoes normalmente por questoes de durabilidade espaço fisico e custos e necessario que se defina uma prioridade mas o que quero e que voces se atentem a esses conceitos se nos focarmos na força que gera o torque perceberemos que para conseguir aumentar sua intensidade e necessario que a energia liberada pelo processo de combustao seja maior uma das formas de se conseguir isso e adicionando mais reagentes ao processo de forma balanceada mas socar combustivel la dentro e facil o negocio e ter oxigenio suficiente para queima lo de forma eficiente e e justamente aqui que entra a importancia dos coletores uma das coisas que influenciam o fluxo de ar e o diferencial de pressao criado no cabeçote quanto maior o diferencial maior o fluxo por isso quando preparamos um cabeçote por exemplo e necessario que saibamos nao so o quanto obtivemos de fluxo maximo mas tambem em qual diferencial de pressao isso foi medido visto isso uma das coisas mais importantes na preparaçao de um motor aspirado e conseguir gerar um grande diferencial de pressao uma das formas de se obter isso e gerando uma pressao positiva no sistema de admissao e uma pressao negativa no sistema de escape aproveitando isso no momento que ocorre o overlap falaremos disso a seguir sistema de escape alguns parametros importantes feita esta introduçao podemos focar no coletor de escape quando a valvula de escape se abre os gases resultantes da combustao saem rapidamente pelos dutos de escape mesmo antes do pistao iniciar o movimento de subida isto e chamado de blowdown e ocorre devido a pressao no cilindro apos a combustao ser consideravelmente maior do que a pressao no sistema de escapamento quando ocorre o blowdown e gerado um pulso de pressao positiva no sistema de escapamento quando este pulso encontra uma mudança na seçao transversal do tubo em uma dada proporçao ou a atmosfera que seria uma mudança de sessao tendendo ao infinito ocorre um fenomeno de reflexao de onda este pulso de pressao e refletido como um pulso de pressao negativa que agora viaja de volta em direçao a valvula de escape a partir disso temos uma questao importante para o dimensionamento do sistema de escape qual deve ser o momento em que esse pulso de pressao negativa deve chegar na valvula de escape para que ele ajude a limpeza dos cilindros e ainda contribua para o enchimento com mistura nova aumentando consequentemente a eficiencia volumetrica naquele momento e a resposta e overlap overlap nada mais e do que a superposiçao das valvulas de admissao e escape exatamente no final do ciclo de escape e inicio do ciclo de admissao neste momento e possivel aproveitar essa pressao negativa gerada no escapamento para criar um maior diferencial de pressao entre o cilindro e a admissao e ajudar no enchimento dos cilindros e se eu tenho mais oxigenio entrando posso tambem colocar mais combustivel e contribuir para uma maior liberaçao de energia na combustao [youtube id= calw9rptz4i width= 620 height= 350 ] neste video feito pela fabricante de comandos comp cams eles conseguem demonstrar no video o overlap alem de outras caracteristicas de um comando entao a primeira coisa que fazemos e definir o momento otimo para que isso ocorra para isso eu devo me atentar a tres coisas a velocidade da onda o espaço que ela percorrera e tambem o tempo necessario para percorrer este espaço a velocidade e algo dificil de se influenciar pois depende apenas das propriedades do meio como temperatura densidade dos gases etc o tempo e o meu alvo de acordo com uma rotaçao pre determinada eu tenho o tempo exato do periodo de overlap quanto maior a rotaçao menor o tempo de duraçao de overlap a partir disso o unico fator que eu realmente consigo controlar e o comprimento do tubo que e o espaço que a onda deve percorrer ou seja se a velocidade e uma constante e o tempo e determinado de acordo com a faixa de rotaçao do motor que estou privilegiando o que eu devo fazer e definir o comprimento do tubo para que a onda chegue de volta a valvula de escape exatamente no momento do overlap objetivo antigamente quando este estudo foi desenvolvido os profissionais se preocupavam basicamente em definir uma rotaçao alvo e trabalhar em funçao dela acreditava se que a reflexao de onda acontecia somente no encontro do pulso de escape com a atmosfera e por isso teria que se definir um so comprimento para o tubo mais tarde com o desenvolvimento desta teoria constatou se que mudanças na seçao do tubo em uma determinada proporçao tambem eram capazes de gerar essa reflexao de onda dessa forma e possivel criar varias reflexoes ao longo do sistema de escapamento cada uma com foco em um certo regime de trabalho e por isso que em alguns motores de formula 1 aspirados nota se uma variaçao na seçao do tubo ao longo dos coletores como podemos ver no video a seguir [youtube id= qerdezh6w4w width= 620 height= 350 ] fazendo um certo benchmark nos da apuama tambem iremos utilizar este metodo desta forma poderemos trabalhar nao em funçao de uma rotaçao especifica mas em funçao de uma faixa que sera a mais utilizada gostaria muito de colocar alguma imagem do projeto em cad do nosso coletor de escape mas ainda estamos terminando os desenhos para poder iniciar a fase de simulaçao e construçao dos coletores devido alguns problemas no processo de produçao acabamos adiando esta parte do projeto e nos preocupamos com a construçao do resto do carro antes mas fiquem tranquilos de acordo com meu planejamento o proximo post sera sobre os coletores de admissao e juntamente a ele tentarei colocar imagens do coletor de escape para que voces possam ver o resultado final disso tudo como muitos de voces que leem este post agora sou um grande admirador de ayrton senna e o tenho como referencial em muitas coisas uma vez vi um video do mika hakkinen falando a respeito dele e ele disse que o grande diferencial dele era sua preocupaçao com os detalhes como disse no primeiro post acredito que o mesmo e valido para carros de corrida os verdadeiros diferenciais se encontram nos detalhes no equilibrio de tudo com o sistema de escape nao e diferente espero que possa ter passado um pouco do que esta envolvido em tudo isso existem algumas coisas a mais que tambem estao relacionadas a este assunto como o proprio escoamento dos gases de escape formas de manipular os picos de pressao e depressao obtidos e o arranjo dos coletores mas daria assunto para mais alguns posts e acho que ja estou no limite obrigado mais uma vez pela atençao ao conhecer um pouco mais da nossa historia gostaria de informa los que estamos pensando em prestar consultoria para entusiastas em alguns projetos pessoais com o fim de arrecadar dinheiro para podermos melhorar nosso carro se algum de voces tiver interesse por favor curta nossa pagina no facebook e mande uma mensagem a respeito disso grande abraço e ate a proxima por guilherme oliveira project cars #05
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