ola amigos do flatout bem vindos de volta ao project car #06 no qual conto a historia da preparaçao de epoca de meu bmw 2002 ja se passaram quatro meses desde o primeiro post no qual falei sobre a origem do neue klasse a feliz conspiraçao gearhead por tras do desenvolvimento do 2002 e sua curiosa associaçao com um grupo terrorista que se financiava fazendo filmes pornograficos estrelados pelas integrantes do proprio grupo no segundo post falamos sobre o projeto de preparaçao as modificaçoes e o inicio dificil dos trabalhos algo que e natural em se tratando de um carro com quase 50 anos mas mesmo assim chato a ma noticia deste terceiro post e que o carro nao esta pronto a foto da abertura e antiga do passaporte fiva federaçao internacional de veiculos antigos na sigla em frances e mais do que apenas ilustrar o post ela serve para matar minha saudade da frida aquela ideia de um projeto simples rapido e equilibrado se transformou na pratica em um projeto nao tao simples e bem demorado mas ao menos ele segue equilibrado na verdade o carro esta assim apos muita discussao reflexao e contribuiçoes dos comentaristas aqui no flatout a decisao sobre a alimentaçao pendeu para a injeçao eletronica mais precisamente uma megasquirt ii sequencer basicamente uma injeçao do tipo faça voce mesmo com placa de alta performance capaz de controlar diversos parametros e sensores alem de funcionar em sincronia com a ordem de igniçao dos cilindros a decisao levou em consideraçao tres fatores principais performance custo e a possibilidade de trabalhar hardware e software de acordo com minhas preferencias nao foi uma decisao facil e embora o carro ja nao tivesse mais o carburador original a mudança para a injeçao implica em alteraçoes esteticas e tecnicas maiores por isso a modificaçao esta sendo minuciosamente realizada de forma a ser reversivel e visualmente similar as injeçoes mecanicas usadas nas alpina e schnitzer nos anos 60/70 nao esta sendo facil nem simples mas esta ficando cada vez mais proximo do que considero ideal para a frida da mesma forma a troca da igniçao original com platinado por uma eletronica ja estava planejada e um kit da petronix esta sendo instalado dentro do distribuidor mantendo o visual original e permitindo reversao simples caso necessario a bobina original sera ao menos inicialmente mantida com o motor funcionando os testes no dinamometro vao indicar se uma mais potente pode trazer algum vantagem alem destes aspectos aproveitei a espera pelos trabalhos no motor para definir com calma os lubrificantes e fluidos no motor considerando que havera aumento de potencia rpm e temperatura sera utilizado um oleo sintetico base esther com indice de viscosidade dentro do padrao original 10w40 porem com maior viscosidade especifica entre 100◦ e 140◦ e uma quantidade generosa de zddp bastante recomendado em motores de concepçao mais antiga o motul 300v road racing reune as caracteristicas que procuro por ser um oleo desenvolvido para motos ele ainda contem zddp em sua formulaçao e a base esther permite melhor lubricidade e estabilidade em condiçoes mais duras sem abrir mao das necessidades de detergencia e dispersao em um motor de uso civil que nao deve ser aberto com frequencia e um oleo caro mas considerando os compromissos e investimentos no motor o custo adicional se justifica na transmissao as especificaçoes originais tambem serao mantidas embora nao tenha encontrado informaçoes precisas sobre a caixa de cinco marchas sera usado o motul gear 300 75w90 de concepçao moderna sintetico e voltado para aplicaçoes de alta performance permitindo segurança em situaçoes de maior exigencia decorrentes da preparaçao por ser compativel com diferencial do tipo hypoid o mesmo fluido sera usado no diferencial estes produtos nao sao faceis de encontrar no brasil mas com alguma insistencia e cuidados para evitar falsificaçoes podem ser comprados dificil mesmo foi conseguir o refil do filtro de oleo original a bmw historicamente utiliza em seus motores uma especie de capa para abrigar os filtros de oleo por razoes esteticas estas peças podem ser substituidas por filtros convencionais mas eu queria manter a capa original e tive que insistir para que uma distribuidora importasse os elementos originais da mahle especialmente para a frida o spoiler esta pronto os amortecedores estao prontos a revisao nos freios esta pronta mas o motor nao esta e as proximas etapas dependem dele precisamos montar o motor para dar sequencia ao novo coletor o mesmo com escapamento e o volante sem o motor tambem nao podemos avançar na suspensao ja que precisamos de tudo montado para conferir as medidas e definir a pressao dos amortecedores em resumo nao tem muito mais para fazer agora ou contar nada esta parado mas o avanço e lento embora minha ansiedade seja grande se este post tem algum valor ele esta justamente na constataçao do quanto e dificil a tarefa de preparar um carro em especial antigo por mais que o projeto seja bem planejado por mais dedicado gearhead e entusiasta que alguem seja o tempo nao para e o trabalho familia assim como outros problemas outros projetos e prioridades todos competem por recursos limitados e cada pequeno avanço exige dedicaçao obstinaçao e sacrificios muito maiores do que se pode imaginar nao me entenda mal nao estou reclamando e muito menos me desculpando na verdade estou apenas externando minha admiraçao pelos pcs principalmente os que ao contrario de mim conseguem manter tudo sempre interessante post apos post mas minha admiraçao e por todos dos mais sofisticados aos mais simples dos preparados aos originais dos mais caros aos mais economicos dos que ja estao prontos ate os que tiveram que parar e assim com grande expectativa de trazer muito mais no proximo encerro este terceiro post como sempre convido todos as usar os comentarios para duvidas e ideias desejando a comunidade flatout um otimo final de ano e que o papai noel traga as peças que estao faltando em seus projetos por marcelo r project cars #06
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