nunca fui muito ligado em mecanica apesar de sempre gostar de carros sou daquele tipo que desmonta um carrinho de controle remoto e apos remontar sobram mais peças fora do que dentro sempre levei meus carros na concessionaria com medo de errar e o maximo que desmontei em um carro foi o porta luvas do meu golzinho com meu mega kit de ferramentas que compreendia uma chave philips e um martelo de borracha e isso e um baita complicador quando se resolve assumir um projeto como este no começo eu olhava aquilo e pensava coisa simples so faltam uma caixinhas ali e aqui um treco do outro lado e bora andar com a bichinha sabe de nada inocente e digo que a grandona foi uma das maiores incentivadoras para que eu mudasse essa situaçao boa parte das das oito mudanças de projeto foram decorrentes dessa simplicidade imaginaria que eu tinha como certa aos poucos fui me inteirando dos projetos e em cada barreira tentava ajudar de alguma maneira — seja conseguindo os manuais tecnicos da dme a ecu do bmw ou ainda o diagrama eletrico e olhando aquelas minhoquinhas eletricas com cara de wtf ou em momentos de desespero para tentar entrar em contato com a bosch e meio mundo em busca de ajuda nesse caminho consegui alguns contatos de pessoas que fizeram swaps similares e pessoas com muito conhecimento tecnico que me ajudaram a entender o que eu efetivamente tinha assumido ao partir pra esse projeto entendi que o que eu queria fazer era algo digamos complexo fui chamado de louco pelos americanos e insano pelo alemaes mas o recado era claro isso vai dar trabalho e muito nesse dia liguei pro meu mecanico que assim como eu estava conversando com meio mundo tentando resolver o enigma dme vs 850i ja fazia alguns meses como comentei no post anterior o modulo eletronico da 850i e mais simples — especialmente a minha que e 1991 o carro nao tem codigos nem part numbers pra tudo o que e componente em compensaçao a 750i doadora do motor tem part numbers ate aonde nao deveria ja estava desacreditado e resolvi ir na oficina quando sentamos e conversamos nesse dia definimos o primeiro passo para conclusao da grandona infelizmente a dme seria historia — uma injeçao programavel era imperativa tirar a dme resolvia todo problema do hardware vs software como ela e uma das maiores partes da conversa entre motor cambio ews o sistema imobilizador pela chave codificada e outros pormenores como o painel fazer toda essa conversa funcionar seria algo caro e pouco pratico teriamos que codificar todos os modulos novamente achar um painel de 850ci acima de 1996 e tambem configura lo depois rezar mas entao todos aqueles contatos que me chamaram de doido foram de boa valia fomos para a soluçao usada nos outros swaps de m73 no mundo taca le pau na programavel receita ja testada e aprovada apesar do meu subconsciente gritar not original claro teriamos que começar um chicote do zero e eu perderia controle de traçao mas teria suas vantagens sendo a melhor delas o adeus a possibilidade de ele virar uma samambaia de garagem mas mesmo sem dme o cambio automatico ainda seria um pepino um pepino de 120kg mas contornavel sem cruzamento de componentes vinculados a dme e com a nova injeçao possivelmente com um modulo cru de cambio em teoria seria possivel fazer ele funcionar mas a vida e uma caixinha de suspresas por sorte do destino em um grupo de whatsapp de um forum que participo alguem comentou que encontrou uma sucata de 540 v8 manual com o cambio getrag 420g da m5 o deus dos pirados por carros sorriu para mim depois de varios incentivos e ajudas dos amigos que foram ver o cambio e ate desistiram da compra para ajudar a grandona começou a negociaçao o cambio estava no rio grande do sul e como eu estava mudando para curitiba na epoca o fluxo de caixa estava apertado com isso precisava pagar no cartao a la casas bahia coisa que o vendedor nao estava muito animado em fazer foram tres dias de negociçao e afliçao ate finalmente ele aceitar dessa vez o e se do projeto veio da minha parte liguei pro meu mecanico e avisei da boa noticia ele parecia criança em epoca de natal ou como ele mesmo diz gordo de camisa nova passaram duas semanas ate finalmente receber cambio agregados pedais manopla embreagem volante ate o console central das serie 5 veio no pacote fui em um sabado com o carro entupido de coisa levar toda parafernalia depois de quase desenvolver uma hernia de levantar aquele peso todo do apartamento ate o porta malas a injeçao ja estava definida e comprada hora de por a mao na massa — processo este que ainda esta em andamento voltei a busca de alguns acabamentos pequenos que estavam faltando que consegui encomendar na concessionaria a preços relativamente baratos os que nao achei aqui no brasil encomendei por uma concessionaria dos eua uma das grandes vantagens da marca e isso mesmo sendo um carro fora de linha a mais de 18 anos ainda existe disponibilidade de peças pela propria fabrica em qualquer loja da marca apesar de demorar 30 dias e a preço factivel ja tendo achado um bando de bit’s n pieces ainda faltava um tchan do carro algo que sempre olhava nas series 7 e 8 e adorava mas que nao equipou a minha o telefone por que ter um icone da golden age e nao ter o item que te faz parecido com michael douglas em wall street comprei o telefone que por ser do seculo xx nem pode mais ser habilitado so depois fui entender como fazer ele funcionar nos dias de hoje — algo que so vou ter certeza com o carro ja funcionando digo que cortei alguns nokias 5110 tentando fazer um enjambre no motorola caquetico do carro torço que tenha dado certo — e se nao der vou manter do mesmo jeito alem disso na mesma epoca surge uma oportunidade quanto as rodas as rodas atuais dela sao 17 polegadas do modelo style 65 que e a roda que mais gosto da bmw tanto que as outras meninas exceto uma tem as mesmas rodas eu disse no primeiro post criatividade pra carro nao e meu forte e apesar de gostar muito do modelo achava a 17 com mesma tala muito simples para ela nao fechava o carro sobravam espaços nos para lamas eis que reformando um jogo de rodas encontro uma style 32 de 18 polegadas staggered com tala traseira maior novamente me apertei daqui e ali e comprei o jogo de rodas pois era uma grande oportunidade os pneus ainda nao vieram sera algo a ser definido no final do projeto aos poucos as coisas vao tomando rumo apesar do projeto ja estar definido e sendo executado ainda assim surgem alguns pepinos tivemos que construir uma flange para o cambio adaptar roda fonica para eliminar alguns sensores duzinfernu que os engenheiros fizeram para funcionar apenas na serie 7 — e com cambio automatico — alem de todos os suportes de motor e cambio alem disso o cambio manual e menor e literalmente daria nos dedo a cada troca de 1ª 3ª e 5ª marchas estamos fazendo uma adaptaçao tecnica para resolver isso faltam ainda carda e escape sem contar outros detalhes e um quebra cabeça gigante mas esta chegando ao fim com tudo se encaixando nesse meio tempo cabe a mim controlar a ansiedade ate ela poder finalmente deixar sua marca literalmente no asfalto de curitiba o que espero seja a primeira foto do proximo post ate la por marco centa project cars #9
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