fala galera estamos de volta para o terceiro texto da serie para quem nao leu os primeiros e/ou nao lembra a primeira parte esta neste link e a segunda neste aqui antes de continuar peço desculpas pela demora em publicar a continuaçao e gostaria de agradecer ao victor rios faria e mais todo o pessoal que colaborou pra o texto de hoje sair bom hoje resolvi falar um pouco da dinamica do e60 tentar mostrar alguns desafios que tivemos pra conceber o conceito e tambem falar um pouco do geral do projeto dar uma ideia de como a gente se organiza por aqui como sempre todos os comentarios e sugestoes sao bem vindos como falei la no começo e o pessoal de outros pcs de formula sae comentaram podemos ganhar um total de 1000 pontos na nossa competiçao e disso praticamente 70% dos pontos sao atribuidos as provas dinamicas por isso e muito importante que nosso carro seja projetado com a dinamica veicular ideal para o nosso caso tipo de carro tipo de pista tipo de piloto como definido pelo autor renomado no dominio william f milliken dinamica veicular e o ramo da engenharia que relaciona as forças aerodinamicas e dos pneus as aceleraçoes as velocidades e aos movimentos do veiculo aplicando as leis de newton sistema de suspensao e direçao do e60 o victor participou da nossa equipe como um dos membros da suspensao e direçao de 2011 a 2013 sendo neste ultimo o chefe responsavel pelo projeto do e60 o grande desafio do ano era a principio preparar o carro para receber um pacote aerodinamico que melhorasse sua performance no fim como falei la no primeiro texto tambem tivemos que adaptar o projeto ao nosso novo motor e isso inclui adaptar a nossa suspensao e deixar a dinamica do carro 100% alinhada com nossa meta na nossa competiçao tivemos o prazer de ter a presença do claude rouelle grande especialista em dinamica veicular julgando os carros da competiçao foi esse justamente o momento que o victor estava sendo bombardeado de perguntas pelo belga como dito no começo os grandes responsaveis por gerarem as forças que colocarao o carro em movimento sao os pneus logo nada mais logico que se começar o projeto estudando as caracteristicas desses corpos de outro mundo de comportamento nada previsivel e preciso saber qual o comportamento dos diferentes pneus nas mais diversas situaçoes e qual deles e o mais adequado para o seu caso no nosso caso podiamos escolher entre os pneus de aro 13 da continental goodyear e hoosier e os de aro 10 da hoosier com dois tipos de compostos diferentes r25b e lc0 esses dois compostos sao bem macios sendo o lc0 o mais macio entre os dois; alem disso a gente podia variar um pouco a tala dos pneus e a montagem nas rodas no final acabamos escolhendo o hoosier aro 10 por conta das propriedades de inercia quanto menos massa rolante a gente tiver no carro melhor e escolhemos o composto r25b que e um composto um pouco mais rigido que o lc0 ideal pra carros que tem uma aerodinamica um pouco mais forte assim como o nosso escolher o pneu foi facil agora trazer ele pro brasil foi outra historia alem da burocracia da pf com relaçao a importaçao de pneus tivemos que enfrentar algumas burocracias dentro da propria universidade justificar porque nao utilizavamos pneus de carros normais no lugar desses e juntar uma boa grana felizmente no final deu tudo certo e estavamos com os pneus na epoca certa na nossa oficina pneus novos no carro e prontos para gastar para uma boa performance tao essencial quanto ter pneus coerentes para as caracteristicas do veiculo e garantir que eles trabalharao sempre nas condiçoes ideais e a resposta para isso nao poderia ser outra uma boa suspensao tem como objetivo manter o pneu em contato otimo com o asfalto tanto quanto possivel um conceito muito importante em dinamica veicular e o de balanço e estabilidade que estao diretamente ligados a capacidade dos pneus de gerar força um carro pode apresentar um comportamento sub esterçante understeer o equivalente a sair de dianteira ou sobre esterçante oversteer sair de traseira a condiçao de sub esterçamento e uma condiçao estavel que pode ser corrigida intuitivamente pelo piloto enquanto o sobre esterçamento e uma condiçao instavel e de dificil correçao a escolha apropriada dos pneus a transferencia de carga em uma curva e as variaçoes da geometria de suspensao sao exemplos de fatores determinantes dessas condiçoes e todos estes sao simulados e projetados para chegarmos a combinaçao ideal pra quem quiser ver um exemplo pratico dos varios na internet a redbull explica bem [youtube id= jcthjw_ehzq width= 620 height= 350 ] podemos entao dizer que a suspensao tem que manter o carro balanceado isto e com um comportamento neutro com leve tendencia ao sub esterçamento entretanto devido ao melhor tempo de resposta de um carro sobre esterçante aproveita se da traçao traseira para possibilitar que o piloto controle o comportamento do carro com o acelerador podendo levar o carro a essa condiçao em uma saida de curva por exemplo para ganhar tempo alem das condiçoes em pista temos que tambem passar em provas de segurança e garantir que nosso carro trabalhe dentro das regras inclusive ter o centro de gravidade baixo o suficiente para que o carro nao levante as rodas em uma curva de alta nessa foto o carro esta inclinado em um angulo de 60 graus em relaçao ao chao sendo que nenhum fluido pode vazar e o carro nao pode levantar as rodas da mesa tudo se torna ainda mais interessante quando chega o periodo de testes a possibilidade de variar os setups do carro das mais diversas maneiras abre um leque de alternativas para buscar deixar o carro o mais proximo do ideal para cada prova e impressionante ver como pequenos ajustes podem fazer grandes diferenças diferentemente de carros de turismo nos podemos muito facilmente alterar parametros como cambagem altura do carro pre carga das molas e ajustes do amortecedor fazemos isso tanto para deixar o carro do jeito que o piloto deseja quanto para conseguirmos melhores tempos analisando os dados da telemetria os testes nao sao enfim so importantes para familiarizar os pilotos com o prototipo o que alias e muito importante afinal sao eles que vao botar o tempo em pista mas tambem para otimizar sua performance ao maximo e validar o projeto obtido em simulaçao o carro precisa ser equilibrado ter um bom tempo de resposta e alto desempenho em curva fora o piloto bem sincronizado com o carro e aproveitando ao maximo dele em todo momento claro ajustes sao muito importantes antes do teste infelizmente pra prolongar um pouco o assunto eu teria que começar a entrar nos detalhes mais intimos do projeto falar das variaveis quais tipos de ajustes e simulaçoes fazemos e tudo mais e acredito que o texto poderia começar a ficar um pouco chato quem tiver alguma duvida ou quiser saber alguma coisa a mais deixa nos comentarios que a gente tenta responder e como conseguir organizar 60 estudantes para conceber um carro em menos de um ano organizar todo mundo pra projetar suspensoes aerodinamica chassi motor modulos da eletronica e ainda ter gente para cuidar de marketing rh e finanças nao e facil ainda mais quando todo mundo tem provas e trabalhos durante o semestre com o passar dos anos conseguimos desenvolver um organograma que funciona bem pra gente e dessa forma sempre e possivel alocar o pessoal da equipe em alguma area especifica pra cada um ter uma cota de trabalho bem justa aqui temos como os cargos sao divididos na equipe e para cada cargo de chefes da area tecnica temos alguns membros participando assim como para cada gerente administrativo ha pelo menos um membro em cada area alem de organizar o pessoal todo em estrutura de cargos precisamos nos organizar tambem com relaçao ao tempo precisamos de alguns meses para fazer todo o projeto que inclui simulaçoes e montagens no computador pra ver se nada vai se chocar mais alguns meses para que as peças possam ser feitas e cheguem na oficina na qualidade que precisamos e ai começa o processo de montar o carro tentar andar a primeira vez quebrar arrumar andar quebrar e repetindo o ciclo ate o carro ficar bem estavel sem peças quebrando por falhas de projeto e ai sim a gente consegue começar a treinar pilotos e diminuir tempo de volta o nosso grande desafio com relaçao ao cronograma foi a troca do motor temos aproximadamente 11 meses para sair do conceito para o carro andando e a decisao final de trocarmos o motor aconteceu 3 meses depois do inicio dos nossos trabalhos ou seja teriamos oito meses para fazer o carro literalmente do zero e foi ai que tivemos que ajustar nosso cronograma para caber tudo mas principalmente para nao tirarmos o tempo do carro na pista afinal era muito importante que nossos pilotos se acostumassem com o novo carro que contava com um tipo novo de motor um 450cc e bem diferente de um 600cc na pista e toda ajuda da aerodinamica e era essencial que todos soubessem tirar o maximo proveito dessa downforce extra tentamos nos organizar para que todas as etapas sejam realizadas na epoca certa porque a data final esta sempre bem definida a competiçao e claro que durante esse processo encontramos muitas barreiras que temos que enfrentar falta de material pra fazer peças reservas problemas aparentemente impossiveis de solucionar cansaço tempo etc basicamente os problemas que o pessoal dos outros pc nao so de fsae enfrentam antes de poder correr na pista o e60 passou por muitas horas de oficina e e muito importante que todas nossas decisoes de projeto sejam bem fundamentadas pois alem do fato de que iremos gastar tempo/dinheiro/material na manufatura e/ou compra da peça serem julgados por essas decisoes la no dia da competiçao mas claro nem sempre tudo sai como o planejado e alguns pequenos problemas acontecem como por exemplo a sua flange quebrar ouch mas no final essa trabalheira toda compensa obvio ver o filho dar os primeiros passos e depois ver ele correndo e um dos melhores momentos do ano e claro ter a companhia de todo mundo que participa da equipe todos os dias na oficina e como se fosse uma segunda familia dando suporte para que todos consigam fazer sua parte pro carro andar equipe eesc usp formula sae no lançamento do e60 em setembro de 2013 galera tentei passar pra voces mais um pouco de como foi nossa experiencia construindo o e60 para o proximo texto vou falar dos dias antes da competiçao e da propria competiçao mostrar como desempenhamos la e os resultados dos nossos trabalhos agradeço a atençao e qualquer duvida ou sugestao so deixar nos comentarios pra gente valeu por danilo porto project cars #100
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