fala galera tudo certo to voltando com o ultimo texto da serie do e60 pra voces nos primeiros artigos tentei mostrar como e o processo de desenvolvimento de um formula sae partindo do zero alem de um pouco de como nos aqui na eesc usp formula sae gerenciamos nosso dinheiro e o pessoal que trabalha aqui depois disso nada mais que comentar sobre como fizemos o carro andar ne finalizado o carro na oficina nos sobra pouca opçao de saber se ele esta rodando bem e na realidade seguimos um procedimento bem basico e eficiente colocou no chao e nada quebrou check empurramos para frente e para tras e nada quebrou check o motor ligou certinho e nao apresenta problemas e aparentemente pode andar check bora correr os primeiros testes que fazemos com o carro na realidade sao feitos com extrema cautela e bem no começo do tempo de vida do carro que as piores quebras acontecem e temos que tomar bastante cuidado com isso afinal e um de nos que esta la dentro do carro pilotando e estamos fazendo isso dentro da universidade sim nossos primeiros testes acontecem dentro do nosso campus em uma area que eles gentilmente nos deixam utilizar se conseguirmos sinalizar apropriadamente nesses primeiros testes puxamos um pouco o carro testamos a direçao vemos se as marchas estao entrando certinho e se os freios estao funcionando bem durante esse teste paramos o carro algumas vezes pra checar as peças mais criticas e ver se elas estao ok baixar os dados do motor no computador e ver se o funcionamento dele ta no padrao e se tudo isso confere deixamos ele sair de novo pra rodar essa primeira fase tem uma duraçao muito relativa enquanto o carro nao estiver rendendo um tempo bom na pista leia se parando por conta de pequenos problemas nos continuamos testando dentro do nosso campus afinal em 10 minutos estamos na area de testes com tudo pronto para o carro rodar nossa segunda fase de testes acontece em locais maiores nas quais podemos exigir mais do carro para coloca lo em uma situaçao semelhante a da competiçao por exemplo temos o apoio do kartodromo de araraquara para realizarmos nossos testes la o pessoal do kartodromo e um apoio muito forte que a gente tem la conseguimos botar o carro numa condiçao muito parecida a da competiçao que acontece na pista de kart la do ecpa acontecia visto que em 2014 a competiçao mudou da pista de karts para o autodromo so que ir para o kartodromo envolve uma logistica bem maior pra gente temos que arranjar o caminhao que vai levar o carro e as ferramentas o carro pra galera da equipe conseguir ir e pra fechar os dias que o kartodromo consegue nos ceder sao so de segunda a quinta ou seja temos que matar aula tambem hehehe entao ir no kartodromo significa botar na balança dois fatores muito importantes para a gente precisamos botar o carro na pista para que ele seja testado de verdade com as situaçoes de stress que as peças entram quando o carro ta andando a 100% mas ao mesmo tempo precisamos ponderar se o carro esta realmente pronto pra ir la considerando toda logistica por tras com tudo isso na conta conseguimos botar o e60 em araraquara algumas consideraveis vezes e e muito bom passar o dia com o carro testando mudando alguns parametros no motor mudando a suspensao abaixando tempo e rezando pra nada quebrar e nao atrapalhar a vibe hahah agora com um fast foward para a semana da competiçao oficialmente a competiçao começou na quinta feira e como piracicaba fica apenas a duas horas de sao carlos decidimos que iriamos para la na quinta feira cedo mesmo com isso podiamos usar os outros dias da semana para fazer alguns testes finais no carro e tentar refinar tudo mas nem tudo acontece como planejado segunda feira decidimos que seria bom fazer uma simulaçao da competiçao botar o carro nas condiçoes que ele estaria logo no final da semana e ver se todos os setups e calibraçoes estavam ok e tambem dar outro dia para os pilotos treinarem e melhorarem os tempos chegamos na pista e depois de arrumar tudo botamos o e60 para andar logo na primeira volta ouvimos um barulho muito alto de engrenagem travando e o carro parando fomos correndo para ver se estava tudo ok com o piloto e claro com o carro segundo o relato do piloto o motor simplesmente deu um tranco muito forte e desligou situaçao que a gente nunca tinha visto tentamos ligar algumas vezes ainda no kartodromo mas em vao depois de colocar o carro de volta nos boxes e conversar bastante decidimos voltar para nossa oficina e averiguar o que tinha acontecido assim que chegamos com o carro convocamos todo mundo que precisava trabalhar para retirar o motor do carro e o pessoal responsavel conseguir ver o que tinha acontecido depois de algumas horas trabalhando em cima do motor ja madrugada adentro descobrimos que o problema era mais serio do que pensavamos os rolamentos do pistao tinham esfarelado totalmente o desespero que bateu na gente naquela hora foi algo que e dificil explicar o projeto pelo qual nos dedicamos por quase 1 ano inteiro nao tinha condiçoes de correr por conta de uma falha provavelmente nossa nos reunimos e discutimos bastante as opçoes que tinhamos e nessa hora o senso de equipe fez muita diferença ja que a ultima ideia que nos veio a cabeça foi desistir da competiçao decidimos que alguns ficariam responsaveis por acordar cedo logo na terça feira e ir correr atras de peças que pudessemos usar para remontar o motor a tempo da competiçao ja que ainda tinhamos 4 dias inteiros para fazer o carro voltar a rodar e foi ai que tivemos uma ajuda imensuravel o pessoal da usicomp essa empresa que esta escrita nas nossas asas e foi esse o grande motivo de colocarmos alem de toda ajuda durante o ano disse que iria fabricar os rolamentos pra gente e alem de tudo iriam fornecer pra gente os equipamentos pra conseguimos montar tudo de volta o pessoal responsavel pelo motor foi pra santa barbara d’oeste local onde fica a empresa no mesmo dia e la passaram o dia montando tudo quinta feira chegamos em piracicaba para a competiçao e o motor chegou logo depois montamos tudo de volta no carro e partimos para a inspeçao tecnica era importante garantirmos que estavamos em ordem com as regras da competiçao e no pior dos casos iriamos mexer no carro enquanto ligavamos o motor afinal nao tinhamos nem testado ainda e60 na baia de inspeçao tecnica voltamos para a chacara e la nos dedicamos em duas frentes a primeira era reviver o motor recem montado e ver se conseguiriamos correr com o carro a segunda era deixar o pessoal que iria apresentar as provas estaticas estudar e ensaiar sem se preocupar tanto fomos sexta feira de volta para o ecpa e la cumprimos com a agenda apresentamos todas as provas que estavam marcadas e mandamos muito bem fomos para as finais da prova de design e ficamos em segundo na prova de marketing tudo devidamente apresentado voltamos para a chacara agora com o objetivo de ligar o carro todos estavamos mexendo com isso desde segunda feira com horas de sono reduzidas a nada mas ainda sem desistir nao ate o ultimo momento possivel e foi sabado que tivemos nossa alegria no penultimo dia de competiçao temos tres de quartro provas dinamicas aceleraçao skid pad e autocross juntas elas somam quase 30% dos pontos que podemos conquistar e a meta era correr em todas e mandar bem as 10 30 da manha nosso motor estava vivo corremos para botar tudo no caminhao e chegar na competiçao para poder passar nas outras provas de segurança que nao tinhamos passado por conta de nao estar com o motor funcionando depois de conseguir todos adesivos corremos para os locais de prova porem nao a tempo de pegar a pista aberta para aceleraçao e skid pad tudo bem voltamos para os boxes e fizemos o setup do carro para rodar no autocross a tarde entramos na pista e o e60 mostrou para o que veio botamos o segundo melhor tempo da prova com o carro e a nossa felicidade naquele momento era impossivel de medir para tentar dar um gostinho pra voces segue o video da volta [youtube id= zanjychlrpk width= 620 height= 350 ] depois disso era aguardar o que tinha para acontecer no enduro o desafio dos 22km sem quebrar e grande temos que tentar andar com o carro sempre no limite para tentar o menor tempo possivel sem que ele apresente nenhuma falha caso contrario nao pontuamos na prova e o primeiro lugar se torna impossivel e chegou domingo chegamos bem cedo no ecpa para preparar tudo com calma fazer setup no carro deixar os pilotos fazerem a caminhada na pista e estar preparado para os 22km botamos o carro na fila e esperamos ate que o e60 foi para a pista e completou a primeira volta e enquanto comemoravamos o carro parou e o barulho nao foi agradavel aos nossos ouvidos mais uma vez o motor havia travado e dessa vez o barulho era bem pior do que o do inicio da semana e ali soubemos que o e60 nao iria terminar o enduro pois bem chegamos ao final da competiçao e da saga do e60 terminamos a competiçao em 6º lugar uma posiçao que conseguimos garantir graças ao nosso bom desempenho nas outras provas sabiamos que o carro tinha um potencial imenso para correr muito bem e que foi pela sequencia de falhas com o motor que nao pudemos ver ele dar 100% durante toda a competiçao no final de tudo levamos otimas experiencias para a vida aprender a fazer um carro inteiro em um ano com mudança de projeto do motor no meio do caminho implementar aerodinamica controlar gastos tudo isso adiciona demais a graduaçao fazendo juz ao nome de atividade extra curricular e alem das experiencias temos claro a equipe a amizade entre os membros e o sentimento de familia que compartilhamos e algo unico bom galera e isso gostaria de agradecer ao pessoal do flatout pela oportunidade de poder contar um pouco do projeto aqui e tambem ao pessoal que comentou e ajudou a construir os textos tomara que tenham curtido um pouco e visto como e um pouco do nosso universo do formula sae no brasil existem outros otimos projetos sendo divulgados aqui no site vale a pena conferir abraçao por danilo porto project cars #100 uma mensagem do flatout danilo apesar de ainda serem estudantes voce e sua equipe nos deram uma verdadeira aula de como se projeta e constroi um carro de corrida do zero uma pena que nao conseguiram terminar o enduro mas o simples fato de começar com uma ideia e um arquivo de computador e sair com um carro de corridas com motor suspensao freio direçao carroceria e areodinamica desenvolvidos por conta propria ja e uma imensa vitoria parabens a todos da equipe e sucesso na carreira
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