FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #102

Project Cars #102 – como foi projetada e construída a transmissão do Baja SAE Imperador da UFTPR

Olá, FlatOuters! Estamos de volta para contar a segunda parte do Project Cars #102, o Baja SAE da equipe Imperador da UTFPR. No primeiro post vocês viram a apresentação geral do modelo. Agora, vamos falar sobre o processo de projeto e construção da transmissão. Vamos nessa? O trem-de-força de um veículo tipo Baja usualmente é composto pelo motor, um conjunto de redução por Transmissão Continuamente Variável (CVT), e uma caixa de redução com relação fixa. O nosso novo projeto, assim como os anteriores, continuará seguindo este layout. Descreveremos neste post algumas decisões e atividades relacionadas ao dimensionamento deste conjunto, para descrever a fabricação nos posts seguintes. Layout de transmissão, do motor aos pneus Começando pelo começo, o motor utilizado é o mais potente permitido na categoria – sem modificações, despeja invejáveis 10 cv num puxar de cordinha! Trata-se do motor estacionário monocilíndrico da Briggs & Stratton, Série 20. Na realidade é