ola pessoal dando continuidade com o pc #105 este ja e o quarto da serie e como voces verao ao longo da leitura irei precisar de pelo menos mais uns dois posts ate que o carro fique concluido leia se andando depois de aproximadamente um ano e meio posso dizer que adquiri cerca de 80 a 90% das peças que exigem um maior investimento sem contar o custo da restauraçao para voce que esta chegando agora e nao sabe do que estou falando apos a leitura desta materia de uma olhada nos meus project cars anteriores post 1 post 2 e post 3 antes de mais nada quero agradecer pela qualidade dos feedbacks que tenho recebido nos comentarios dos posts anteriores dignos de verdadeiros amantes do automobilismo onde nao ha espaço para haters salvo um ou dois que apareceram pelo facebook começando ao que realmente interessa quero apresentar mais alguns componentes que tem chegado para mim nas ultimas semanas em ordem cronologica de fevereiro ate agora modulo de injeçao fueltech ft400 + cabo conversor usb can condicionador fueltech wideband o2 meter slim sonda lambda bosch lsu 4 2 suspensao tipo ladder bar + coilovers imohr pinças de freio wilwood forged dynalite + pastilhas wilwood polymatrix e inicialmente eu havia comprado a ft350 em outubro de 2014 mas depois que fiz o curso pela ft education em janeiro acabei tendo uma queda pela ft400 as diferenças entre ambas nao sao tao expressivas como ocorre por exemplo entre a ft400 e a ft500 mas o que mais me chamou a atençao pela ft400 foi o suporte a malha fechada pode ser algo desprezivel se considerarmos que o carro sera de rua mas querendo ou nao e um brinquedinho a mais pra se divertir e sabendo que o orçamento permitia a troca nao pensei duas vezes em devolver e pegar ft400 como eu ja havia comentado no post anterior uma modificaçao mais complexa seria imprescindivel para que as rodas de 10 5 de tala e 140 mm de offset fossem encaixadas no opala a começar pela suspensao que acabei optando por substituir a suspensao original por uma do tipo ladder bar em conjunto com amortecedores coilover ambos nacionais da gaucha imohr que por sinal me surpreenderam com a qualidade da fabricaçao das peças discutirei um pouco mais sobre a suspensao mais abaixo como todo pro touring que se preze um bom conjunto de freios e primordial para acompanhar toda a potencia entregue nas rodas num curto espaço de tempo idealmente eu gostaria de colocar pinças de 6 pistoes na dianteira e de 4 pistoes na traseira como o orçamento daqui para o fim do projeto esta um pouco no limite começarei com pinças de 4 pistoes na dianteira e pinças originais do omega ainda nao compradas na traseira as pinças escolhidas foram as famosas wilwood forged dynalite que sao as pinças mais comumente utilizadas em projetos de alta performance de medio custo aqui no brasil as peças sao muito bonitas mas ainda nao sao tao imponentes quanto as pinças do mesmo modelo de 6 pistoes que num futuro proximo quero coloca las na frente passando essas de 4 pistoes para a traseira modelos de pastilhas para este modelo de pinça sao diversos a propria wilwood oferece um conjunto de alta performance da serie polymatrix existem pastilhas para todos os gostos e aplicaçoes de acordo com a curva de coeficiente de atrito que mais lhe agrade o modelo que escolhi foi a polymatrix e dentre as que a propria wilwood recomenda para aplicaçao em rua esta foi a que mais me agradou se repararem no grafico acima verao que esta e a que possui um maior cf coefficient of friction ou coeficiente de atrito em baixas temperaturas e mantem uma curva bastante plana conforme ocorre o aumento da temperatura isso propicia uma frenagem eficiente em baixas temperaturas e no caso de uma frenagem mais longa bastante linearidade coletores de admissao ajustes iniciais [gallery link= file ids= 57517 57516 57518 ] como apresentado do segundo post os coletores de admissao foram confeccionados por meio de fundiçao de aluminio depois deste processo fizemos uma pre usinagem na flange do lado do cabeçote para que a mesma casasse com a flange do coletor de escape assim possibilitando fazer os devidos alinhamentos antes de mandar para o torneiro terminar o trabalho de usinagem da flange do lado do corpo de borboleta e os furos para bicos injetores encurtamento do diferencial entrando um pouco na parte de suspensao traseira o primeiro passo antes de começar a trabalhar a carroceria foi realizar o encurtamento do diferencial pensem em um trabalho arduo de ser realizado apesar das pontas nao serem forjadas deu um certo trabalho para realizar o corte e mais trabalho ainda para refazer as estrias foram necessarias 3 ferramentas de torno no total cada semieixo e canela do diferencial foi encurtado em 50 mm como este dana 44 veio de um maverick a furaçao 5x114 3 tambem nao batia com as rodas entao aproveitamos para refazer os furos que passaram a ser o mesmo do omega 5x110 bastou encher os furos originais com solda e posteriormente refazer os furos com as novas medidas peço desculpas pela ma qualidade destas fotos que gentilmente foram enviadas pelos torneiros que fizeram o trabalho restauraçao o jateamento com o carro nas maos do funileiro o primeiro passo foi realizar o jateamento de microesferas de vidro nos pontos aparentemente mais apodrecidos este processo e primordial para que se encontre todos os possiveis podres escondidos por baixo de gambiarras feitas ao longo de 37 anos de existencia do carro como era de se imaginar foram encontradas diversas partes corroidas e que estavam cobertas por quilos de massa lugares como os cantos do vidro traseiro assoalhos internos e do porta malas caixas de ar e para lamas foram os campeoes de corrosao as imagens abaixo apresentam de forma clara o que eu quero dizer [gallery columns= 4 link= file ids= 57540 57539 57538 57537 57536 57531 57532 57533 57534 57535 57530 57529 57528 57527 57526 57525 57524 57523 57542 57543 ] restauraçao o recomeço seguindo uma sequencia logica de execuçao do trabalho agora e o momento de começar a reparaçao e todas as possiveis adaptaçoes da carroceria em paralelo com o trabalho que estava sendo feito no diferencial bil o restaurador junto com seu irmao e funcionario diogo preparou as caixas de rodas para que posteriormente pudessemos encaixar o diferencial ja com as rodas e assim realizar os devidos alinhamentos para a adaptaçao da nova suspensao no sistema original de suspensao do opala as molas sao alojadas nas longarinas superiores interligadas com as caixas de roda porem para que as rodas pudessem ter espaço suficiente as longarinas foram cortadas pela metade neste caso o estreitamento da longarina nao ira comprometer a estrutura do carro ja que os pontos de apoio da nova suspensao nao serao mais ali bastando agora fechar a longarina com uma nova chapa e fazer o devido acabamento segue abaixo algumas fotos do trabalho realizado ate o momento colocaçao dos novos remendos dos para lamas traseiro chapa interna e externa e tambem do trabalho artesanal feito no alojamento da borracha da tampa do porta malas [gallery columns= 5 link= file ids= 57547 57548 57549 57550 57551 57552 57553 57554 57555 57556 57557 57558 57559 57560 57561 ] ladder bar iniciando a instalaçao aqui e onde o carro começa a tomar a forma de um legitimo pro touring [gallery columns= 4 link= file ids= 57562 57563 57564 57565 ] existe um consenso entre muitos preparadores aqui no brasil de que ladder bar e feita para arrancada e ponto final e que se voce coloca la em carro de rua ele ficara muito duro coilover para ladder bar tem pouco curso vai ficar muito ruim etc etc etc concordo com grande parte destas afirmaçoes mas ainda assim tenho alguns fortes motivos para instalar uma ladder bar ao inves de projetar um novo conjunto em cima da suspensao original tenho visto diversos projetos gringos utilizando ladder bar em carros de rua independentemente do tipo de suspensao que eu fosse utilizar conforto nao e a prioridade a maioria dos carros de arrancada utilizam coilovers muito proximos uns aos outros fazendo com que o efeito de rolagem da carroceria seja praticamente anulado otimo para carro de arrancada mas nao preciso instalar os coilovers desta maneira posso espaça los como nos amortecedores originais simples de instalar se fosse confeccionar uma suspensao especialmente para o meu projeto daria muito mais trabalho e o custo seria o mesmo do que comprar uma ladder bar junto com os coilovers com a ladder bar posso ajustar a altura com facilidade e fazer o ajuste fino da carga nos coilovers os coilovers da imohr possuem mais curso do que os normalmente utilizados na arracada ate o momento fizemos uma pre instalaçao das barras principais da ladder bar utilizando a tecnica de enquadramento em x usando dois pontos frontais como referencia e traçando duas linhas em x ate a traseira ja que nao possuimos um gabarito segundo jim obalek piloto de um top alcohol e especialista em chassis basta utilizar 1 5 mm de precisao nas medidas e a qualidade sera tao boa quanto uma suspensao gabaritada ja que o proprio gabarito pode ter um erro nesta escala mais algumas fotos das barras ja alinhadas e ponteadas no diferencial [gallery columns= 4 link= file ids= 57566 57567 57568 57569 ] a partir de agora meu projeto que ate entao era so investimentos e muito estudo passou a se tornar algo mais palpavel permitindo me sentir o prazer de realizar a construçao de um carro de competiçao a minha forma sem recursos e equipamentos especiais que as grandes oficinas de preparaçao possuem aquele sonho de moleque de estar envolvido no meio de uma paixao ja faz tudo valer a pena se vou errar em algum momento muito provavelmente mas isso nao importa mas a experiencia adquirida aqui sim se isso de alguma forma te serve de motivaçao ou inspiraçao so te digo uma coisa nao tenha medo de errar ou se arrepender mas na duvida continue de pe cravado mesmo por rafael oragio project cars #105
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