ola novamente pessoal do flatout antes de tudo gostaria de agradecer pelos comentarios e elogios ao primeiro post onde contei como tudo começou e meus primeiros quilometros com o today realmente nao esperava uma repercussao tao positiva nesta segunda parte da historia vou falar um pouco mais sobre o carro e a algumas das modificaçoes que ocorreram nos meses seguintes vamos la minha meta era fazer do today um kart para as ruas um carro que pudesse ser tao rapido quanto os da galera que frequenta a touge orange road nos fins de semana nao importava que fosse apenas um simples kei o virus hashiriya tinha me pegado e eu enxergava potencial no meu carro beleza mas por onde começar pneus suspensao alivio de peso turbo achei que a melhor forma de descobrir seria conhecendo detalhadamente o carro como dirigindo o [youtube id= i p1uo2tfbc width= 620 height= 350 ] taca le pau nesse carrinho reparem na escapada aos 6 54 ainda com o carro praticamente todo original — com exceçao das rodas e pneus — tentei explorar seu limite nas curvas da orange road e logo percebi a importancia de ter pneus melhores alem disso a suspensao original era mole como tofu o que fazia a carroceria rolar bastante e criar uma notavel tendencia ao understeer de qualquer modo mesmo sem qualquer alteraçao mecanica era divertido entrar nas curvas quase no limite da aderencia [youtube id= 1nj k6dsjpc width= 620 height= 350 ] com o carro modificado ou nao isso sera sempre divertido com o feedback pronto era hora de pesquisar o que poderia ser feito sem muitos amigos por perto que entendessem ou se interessassem por carros me limitei a internet como principal fonte de informaçao onde a maior dificuldade era o idioma japones o qual nao domino totalmente pouco a pouco fui juntando tudo que encontrava de interessante e as possibilidades foram surgindo embora nao seja um carro realmente popular notei que havia uma quantidade consideravel de peças aftermarket para o today desde acessorios esteticos ate peças de performance como amortecedores e molas esportivas barras anti torçao coletores e escapamentos o carrinho inclusive e bastante usado ate hoje em competiçoes esportivas mesmo nas versoes mais basicas o pequeno hatch mostrando que tambem tem potencial para as pistas isso aumentou meu animo com o projeto pois nao seria o unico a querer preparar um ja4 e poderia achar peças especialmente desenvolvidas para ele ao inves de ter que adaptar dentre as tantas opçoes de peças disponiveis o que me chamou a atençao inicialmente foram as coilover — ou suspensao de rosca como e conhecida no brasil — com suas dezenas de possibilidades de ajustes o que melhoraria bastante a suspensao fragil do carrinho o problema e que um kit de coilovers nao e exatamente barato — mesmo no japao — e eu nao queria apenas trocar as molas originais entao se quisesse um daqueles precisaria começar a guardar dinheiro enquanto isso continuei indo a touge para dirigir e praticar durante a noite afinal nao adiantaria melhorar o carro se nao soubesse como controla lo aos poucos fui desenvolvendo um estilo proprio e ficando mais agressivo na direçao — o que me custou os dois pneus da frente em apenas alguns meses os pneus no entanto nao foram o unico gasto com o qual tive que lidar; na mesma epoca sofri um acidente ao ser fechado por um caminhao enquanto voltava do trabalho em um dia chuvoso felizmente nao me machuquei e os danos no carro nao foram grandes precisando apenas de um pequeno serviço de funilaria pra recupera lo sorry about that today so que havia ainda outro problema talvez por consequencia das constantes vezes em que o dirigia de forma um pouco mais agressiva na touge ou simplesmente pela idade do carro o rodado motor e07a apresentou um vazamento de oleo na junta da tampa de valvula la se foi mais uma parte do dinheiro que eu vinha guardando mas fazer o que ossos do oficio recuperados os gastos com funilaria e reparos mecanicos eu podia finalmente ir em busca dos upgrades que desejava bastava apenas encontrar o que procurava pelo valor que pudesse pagar entao eu fui a internet e encontrei isso sao minhas p#&@% foi a primeira coisa que pensei ao abrir a caixa um kit usado de coilovers para honda today ja4 fabricados pela jic magic em bom estado e por um preço atraente nao pensei muito e fiz o que pude para arremata las na pagina de leiloes do yahoo dias depois eles estavam entregues no meu apartamento e que coilovers tanto as molas como os amortecedores tinham varios niveis de ajustes de altura pressao e curso; um grande salto em relaçao a suspensao original do carro como no japao nao e preciso alterar nada no documento antes de fazer alguma modificaçao no mesmo dia fui a oficina de um conhecido para instala las quando voltei para buscar o carro no dia seguinte a surpresa ele estava estupidamente baixo eu sabia que com as coilovers ele ficaria mais baixo mas nao esperava que fosse tanto — entre a borda dos paralamas e os pneus mal havia espaço para 2 dedos da pra regular mais baixo ainda se quiser foi o que disse o mecanico mas meu objetivo nunca foi andar socado e sim melhorar o comportamento nas curvas; logo disse a ele que daquele jeito estava otimo e que se fosse pra fazer alguma alteraçao seria pra deixar o carro mais alto e de fato depois de fazer o primeiro shakedown constatei que os pneus dianteiros estavam pegando na parte interna dos paralamas nas frenagens mais fortes alem disso os pneus cantavam demasiadamente nas curvas indicando talvez um problema no alinhamento insatisfeito levei novamente o carro a oficina e relatei sobre os ocorridos a suspensao foi realinhada e regulada novamente ficando alguns milimetros mais alta e recebendo um ajuste mais duro nas molas dianteiras isso deveria ser o suficiente pra corrigir os problemas e permitir que as coilovers fossem melhor aproveitadas #choraboy e rosca lol conforme fui me acostumando com a mudança pude notar as principais diferenças entre antes e depois de instaladas as coilovers a direçao ficava ligeiramente mais pesada com o retorno mais rapido do volante apos o esterçamento tambem era notavel como carroceria rolava menos nas curvas e o carro todo em si estava mais duro com a suspensao passando mais as imperfeiçoes e ondulaçoes para o motorista — dava pra sentir o carro pela bunda como diria o personagem de niki lauda em rush se por um lado isso comprometia o conforto por outro estava um pouco mais proximo do comportamento de kart que eu buscava apesar de ter torrado uma boa grana o investimento tinha valido a pena o carro estava mais divertido de guiar e visualmente mais bonito; mas era so o inicio da transformaçao alguns colegas na tentativa de querer deixar o carro um pouco mais chamativo me convenceram a fazer uma brincadeira no melhor estilo automobilismo moleque tirar o escapamento do ja4 e sair por ai dirigindo sem ele o resultado como e de se imaginar foi bem barulhento e nada civilizado mas nao nego que foi tambem divertido e rendeu algumas risadas — as pessoas olhavam para o carro como se fosse algum bosozoku ou coisa do tipo [youtube id= 1uh5805xks4 width= 620 height= 350 ] ensurdecedor e impraticavel e o que define andar com um carro assim naturalmente nao dava pra deixar o carro daquele jeito entao no dia seguinte colocamos o escapamento de volta dias depois um dos colegas me liga dizendo que havia encontrado um escapamento esportivo para meu carro a venda numa das lojas da rede up garage a peça em si ao contrario do que eu esperava nao era apenas um abafador final mas um escapamento completo desde a saida do catalisador o qual pertencia anteriormente a um honda life ja4 — que compartilha a mesma plataforma do today — sendo assim compativel com meu carro eu nao pretendia gastar com um escape ainda mas o valor era relativamente baixo e meu colega insistiu tanto que acabei levando como era uma peça artesanal e portanto sem marca nao tive como obter dados exatos sobre sua origem e medidas mas em comparaçao com o original o diametro do cano era ligeiramente maior a peça tambem possuia um silenciador intermediario e um abafador lata de neston na ponta por conta disso o ruido depois de instalado nao era tao ensurdecedor como quando tirei o escape mas ainda assim nitidamente mais grave e alto do que antes [youtube id= yflu8wmoc8y width= 620 height= 350 ] ronquinho de esportivo ele tem ja dizia o famoso programa de tv o enorme abafador aparecendo embaixo do parachoque traseiro era mais poser do que condizente com a potencia do carro mas no final das contas acabei gostando mesmo sem qualquer ganho significativo de potencia no entanto seria apenas dessa vez que compraria algo fora dos planos para o carro a partir dali voltaria a me focar nas peças que realmente fariam diferença algo importantissimo que nao estava recebendo a devida atençao por exemplo eram os pneus — nao adiantaria melhorar a suspensao se continuasse usando pneus convencionais porem ao pesquisar preços e opçoes percebi uma certa dificuldade em encontrar pneus de melhor desempenho com medidas compativeis com as minhas rodas para facilitar as coisas pensei entao em deixar um pouco o capricho de lado e trocar minhas rs watanabe por rodas mais baratas apenas para calçar pneus melhores e mais largos algo em torno de 14x6j o suficiente para usar 185/55/r14 medidas mais comuns em pneus esportivos seria uma tarefa simples se nao fosse por um detalhe eu estava de viagem marcada para o brasil onde ficaria alguns meses impedido de progredir com o projeto como nao pretendia simplesmente deixa lo parado por tanto tempo entreguei as chaves para meu pai e pedi a ele que cuidasse do carro para mim pois ja havia planejado muita coisa para quando retornasse ao japao no proximo post contarei um pouco mais sobre as ideias e os planos futuros para o today o quanto ainda posso investir nele o que sera feito ou nao e as vantagens e desvantagens de preparar um kei obrigado a todos abraços e ate a proxima pois o projeto esta so começando por kenji ashimi project cars #107
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