FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #109

Project Cars #109: instalando as novas peças no meu Honda CRX 1989

E aí, pessoal? Tudo certo? Este provavelmente será meu último post do ano e quero aproveitar para deixá-los 100% por dentro do estado atual do carro. No post anterior eu prometi que neste falaríamos sobre a restauração das partes plásticas do tranqueira, mas vou deixar essa para o próximo post. Não consegui terminar todos os testes que quero fazer e ainda não ficou como uma peça nova, ou seja, ainda estou em busca do produto “perfeito”.

 

Sistema de Som

Não lembro se comentei com vocês, mas o rádio toca-fitas esáa funcionando quase perfeitamente. Mas o áudio só saia do lado esquerdo e por isso resolvi desmontar os alto-falantes e ver se não era algum problema na fiação. Para minha surpresa os alto-falantes estão praticamente se decompondo.

E inacreditavelmente são os originais de 1989. Isso me deixou com uma enorme dúvida, trocar ou mandar restaurar? Apesar de querer montar esse carro para pista, eu quero manter o máximo de originalidade visível. Praticamente um lobo em pele de cordeiro. No momento eles continuam guardados no guarda-roupas de casa esperando uma decisão de o que fazer com eles.

 

Suspensão

Como o carro está “andando” novamente, levei ele até uma oficina próxima a casa dos meus pais para dar uma olhada na parte de baixo do tranqueira. Conheço o pessoal lá há muitos anos e por isso eles me deixaram usar o elevador um pouco.

post 4 - Image 5

No estado geral o carro por baixo não está dos piores. Apesar do carro não ter uma bucha estourada sequer, elas já estão muito ressecadas e vou precisar substituir todas. Os braços, bandejas, molas, amortecedores, pinças e cubo de freios também precisam ser substituídos para garantir uma segurança aceitável. Em algumas peças será possível só dar um jateamento e fazer uma nova pintura a seco, mas vou avaliar caso a caso quando for desmontar toda a suspensão.

Infelizmente o assoalho está um pouco ralado, mas já tive um VTi que estava bem mais ralado que o tranqueira, por isso não vejo como um problema muito grande. Vou tentar desamassar o máximo possível e talvez fazer alguns reforços, mas isso só será feito quando eu for construir o novo túnel para o cardã.

post 4 - Image 6 post 4 - Image 7

Neste primeiro momento eu pretendo reaproveitar ao máximo as peças do meu outro carro. Além do tranqueira estou preparando também um Civic Coupe 96 e terei que fazer um up nos freios e suspensão dele, por isso quero reaproveitar essas peças aqui no tranqueira. É fato que vou precisar trocar tudo quando for montar o F20C, por isso a meta no momento é gastar o mínimo possível para o carro voltar a ser funcional e usável no dia-a-dia.

 

A novela dos faróis

Um ponto que fiquei devendo no último post era sobre os finados faróis de Marea. Queria dividir com vocês uma novela que passei neste ano de 2014 e que resultou na minha completa aversão a empresa de entrega postais brasileira.

Ainda no começo do ano eu achei no ebay um par de faróis para o CRX por um preço baixíssimo e em estado razoável. Era fato que precisaria desmontar tudo, fazer um novo cromo e remontar, mas pelo preço de US$ 50 o par eu não podia perder esta oportunidade. Outro fator que me deixou espantado era o fato de ser um par de faróis no estilo dos Denji. Sei que muita gente não gosta desse estilo de farol, mas eu acho a ideia muito legal e ajudariam na iluminação precária de um carro 1989.

Após a compra imediata no ebay, solicitei o envio para a P.O Box da Shipito em Nevada/EUA e cometi o maior erro da minha vida. Enviei pelo frete “mais barato”. Após três meses acompanhando o pacote enviado ele finalmente saiu do Rio de Janeiro e foi enviado para São Paulo. Em uma semana o pacote mudou seu status para extraviado. Entrei em contato com a empresa e fui informado que o pacote havia se perdido e que estavam procurando ele no fluxo postal. Dois dias depois entrei em contato novamente e tive que ouvir a frase mais absurda possível:

“Senhor, o pacote foi dilacerado por roedores”

Isso mesmo: “ratos comeram um farol”. Já viu rato comer vidro e plástico? No Brasil pelo jeito a dieta deles é meio diferente.

Por causa deste episódio o tranqueira continua até hoje sem faróis. Após esta palhaçada este incidente, não trouxe mais nada por esta empresa. Tudo agora vem via DHL que custa um pouco mais caro, mas em cinco dias esta na minha casa.

Enquanto esperava o farol chegar eu resolvi remover as “adaptações” feitas no tranqueira. Removi os enxertos no capô e para-choque dele, que tinham sido acrescentados para poder usar o farol de Marea.

Não cortei 100% das chapas soldadas, pois não sei se vou precisar fazer algum ajuste quando finalmente colocar o farol no lugar, mas ele já não tem mais aquela cara de Frankenstein.

 

Novas peças

Apesar desse episódio bizarro, não desanimei e continuei na caçada por peças novas. Atualmente está muito difícil achar peças para o tranqueira, afinal de contas ele já saiu de linha há 23 anos. Ainda tenho achado peças nas concessionárias da Honda nos EUA, mas normalmente são travinhas, parafusos ou suportes que são compartilhados com outros carros também.

Praticamente todo mês eu entro nos sites para ver se acho algo, compro algumas coisas e envio para a P.O. Box em Nevada. Depois que compro uma quantidade considerável, peço para eles juntarem em um pacote só e me enviar.

Essa foi uma das caixas que trouxe com diversos suportes, parafusos, travas, suporte para placa, luz de placa, borracha do para-brisa, capa para cobrir o carro e as famosas side marker do CRX EF8 (que são usadas, mas estão inacreditavelmente novas).

 

Economia

Vocês lembram do ponto de ferrugem que achei na traseira do tranqueira?

post 4 - Image 20

Por incrível que pareça achei a chapa nova e na concessionária da honda nos estados unidos. Será praticamente tirar a antiga e soldar a nova no lugar. E isto irá gerar uma boa economia, pois refazer a peça podre iria sair bem caro e levaria muito tempo também.

Outra economia que fiz também foi na restauração dos acabamentos em forma de triangulo. Essas peças são originalmente brilhantes a ponto de parecer vidro. A ideia é que fossem se integrassem ao vidro traseiro e parecesse uma peça única. Mas com o passar dos anos a peça original foi riscando e se desgastando, a ponto de ficar completamente fosca.

post 4 - Image 24

Essas peças não existem mais em estoque nas concessionárias e por isso o preço delas em ótimo estado é um tanto absurdo. Conclusão? Hora de polir as peças.

Utilizei as lixas, 1200, 1500, 2000, 3000 e 5000. Sempre fazendo o processo na mão, pois a peça é pequena para usar máquina, mas o resultado foi esse:

post 4 - Image 26 post 4 - Image 25

Ainda não estou 100% satisfeito com o resultado, pois ainda tem alguns riscos aparecendo, mas quando finalmente estiver para montá-las de volta no carro, faço mais uma bateria de polimento.

Outro ponto que consegui economizar alguns reais foi no soquete das lanternas. Essa peça também é meio difícil de achar em estado de novo e custam alguns trocados que pude economizar, já que um grande amigo me arrumou os soquetes de lanterna do Civic 92-95.

O encaixe não é exatamente o mesmo, pois no CRX possui três pinos e no Civic são quatro. Como resolver? Muito fácil, só precisei cortar fora um dos pinos e reduzir o maior deles em aproximadamente 1 mm. Ficou perfeito e se um dia achar um par baratinho eu troco, mas por enquanto ficará assim.

 

Novas Rodas

Agora chegamos ao ponto que deverá gerar mais controvérsia.

Eu curto muito as rodas Super Advan e a meta é importa-las para montar no tranqueira. Acho que o design delas lembram muito os carros dos anos 80/90 (época das rodas “esfiha”) e isso me fez querer mais ainda essas rodas. O problema é que o valor dessas rodas nunca foi baixo e trazer um jogo desses de fora também não é uma tarefa fácil.

Foi ai que surgiu uma ótima oportunidade. Um grande amigo achou um jogo de rodas antigas e no bom e velho estilo esfirra, porém um pouco diferente do desenho padrão. O desenho delas lembra (talvez de longe, mas para mim lembra muito) o estilo das Super Advan e não pensei duas vezes em arrematar o jogo dele.

Claro que ainda vou fazer alguns detalhes nela, para que lembrem as Super Advan, mas já da para ter uma idéia de como o carro irá ficar quando finalmente conseguir trazer as verdadeiras para o Brasil.

Outro detalhe é que elas ainda não estão montadas no carro, pois ainda não consegui grana para os pneus. Sabe como é, fim de ano é sempre mais complicado sobrar algum dinheiro.

É isso aí pessoal, esse post foi um pouco mais longo, mas agora vocês estão 100% atualizados com o estado atual do tranqueira e acompanharam tudo o que eu fiz neste ano com ele. Se tiverem um pouco de paciência fica ai um videozinho com um resumão de como foi 2014 para o tranqueira.

Ótimas festas para vocês e se preparem, pois esta será a meta para 2015:

Por Leandro Garcia, Project Cars #109

0pcdisclaimer2