ola pessoal meu nome e vanessa e divido minha moradia entre as cidades de santa cruz do sul e agudo rs minha historia começa um pouco diferente das demais por ser mulher e por que nao ter um mentor — meu pai irmao e primos nao curtem carros da mesma forma que eu por muito tempo eu me perguntei por que afinal gosto de carros a unica explicaçao que encontro e que essa paixao e como o daltonismo uma doença que atinge ambos os sexos apenas e mais comum entre homens o que tenho em comum com os demais gearheads e que essa paixao vem desde que me conheço por gente algumas das minhas lembranças mais antigas estao relacionadas com carros como o fiat 147 branco que meu pai vendeu quanto eu tinha 2 anos e a belina marrom que o substituiu e eu chorei horrores quando foi a vez dela ser vendida adorava um carrinho em especial que meu irmao tinha acredito que era uma miniatura de um pontiac trans am mas ao me aproximar de um grupo de homens onde a conversa era motores nao raro via todos mudarem de assunto como se falassem de um tema altamente improprio para uma menina ouvir mas como voces ja devem saber essa doença nao tem cura pode ficar latente por algum periodo mas ao menor estimulo volta com toda força ao ir morar em outra cidade para estudar aos 14 anos finalmente tive a liberdade de comprar as revistas que queria na banca e as quatro rodas que eu tinha acesso em casa deram lugar as mais variadas revistas nacionais e importadas na epoca era mais uma jogadora de super trunfo por nao ter nenhuma experiencia pratica so me restava ficar decorando as fichas tecnicas dos carros e compara los entre si so comecei a conversar com pessoas como eu com o advento da internet foruns e listas de discussao mas se por um lado aprendi muito e conheci pessoas legais com quem converso ate hoje por outro mulher que gosta de carro nao raro e tratada como maria gasolina e isso eu dispenso enfim por ser timida e para evitar aborrecimentos com os machistas de plantao comecei a participar cada vez menos destes circulos e ate me registrei em alguns foruns com nomes masculinos como e comum os meus gostos foram mudando com o tempo como cresci no campo em meio a camionetes comecei gostando delas e babava nas banheironas americanas e ficava indignada ao compara las com as carroças peladas vendidas aqui por incrivel que pareça meu sonho de consumo ja foi uma ford excursion e confesso que ate hoje tenho uma certa simpatia pela syclone mas a medida que fui me tornando mais experiente ao volante percebi que o que eu gosto mesmo e de andar perto do chao tambem fui me tornando fa de carros pequenos e leves tanto que hoje meu sonho de consumo e um lotus elise que combina comigo ate no nome se no passado fui uma jogadora de super trunfo hoje nao dou muita importancia para numeros o importante e o prazer que o carro proporciona o primeiro o meu primeiro carro nao foi muito entusiasta e entrou na minha vida por um acaso minha mae precisava de um carro para trabalhar seria algo temporario entao falei para o meu pai compra um escort prata vai ser facil de vender depois na epoca eu ja morava em outra cidade e fazia faculdade mas nao tinha idade para fazer cnh quando finalmente completei os 18 anos comecei a pegar o escort emprestado quando precisava carregar alguma coisa e assim ele foi ficando cada vez mais comigo e foi me conquistando relativamente agil bebe pouquissimo para um carro 1 8 e com os bancos rebatidos carrega de tudo esse carro era o unico da minha turma da faculdade na maior parte do tempo e como voces podem imaginar aprontou altas aventuras com uma galera do barulho muitas vezes pensei em troca lo por algo mais novo mais bonito ah a aborrecencia mas tudo que eu comparava com ele perdia em desempenho ou consumo hoje depois de 15 anos e mais de 270 mil km rodados nao consigo me imaginar vendendo ele vai ser o começo da coleçao que eu e o namorado planejamos por falar em namorado ai começa um novo capitulo na minha historia com os carros para resumir uma historia altamente bizarra e complexa diria que eu e o jonas fomos apresentados por um amigo em comum que achou que tinhamos tudo a ver inclusive o gosto por carros bem nas primeiras conversas foi realmente estranho ver como somos parecidos nao so gostavamos dos mesmos carros como odiavamos os mesmos melhor nao falar disso por aqui como eu ele tambem tinha um carro que ele nao curtia — vectra b 2 0 8v mas foi o que teve a oportunidade de comprar e acabou aprendendo a admirar com o tempo como bons petrolheads sempre gostamos de vasculhar anuncios de carros e uma das nossas caminhadas preferidas e uma volta pelo bairro das revendas de usados da cidade em uma dessas caminhadas encontramos uma paixao nossa de adolescencia um bmw 330i e46 pre lci que para mim e uma das carrocerias mais harmoniosas ja feitas um tempo depois ele apareceu de surpresa no meu trabalho segurando feliz o classico chaveiro da serie 3 o silber eule como nos o chamavamos foi um sonho realizado e so aumentou nossa admiraçao pela marca bavara infelizmente a nossa historia com o carro acabou meses depois em um acidente que nao vale a pena desperdiçar caracteres tentando explicar so lembro que eu estava no onibus indo para a casa dos meus pais quando recebi a ligaçao eu estou bem mas o carro ja era depois disso o jonas ficou tao triste por ter destruido o carro dos sonhos que ate hoje nao comprou outro ate entao eu nao tinha a menor intençao de comprar mais um carro mas mesmo assim continuava com o vicio de vasculhar sites de revendas totalmente por acaso encontrei um 130i manual em uma loja de uma cidade vizinha embora eu nao seja uma fa da era bangle um hot hatch bmw com o tradicional straight six e traçao traseira e algo que desperta a atençao de qualquer gearhead marcamos uma visita movidos puramente pela curiosidade como o jonas mede 2 03m nao e em qualquer carro que ele consegue entrar milagrosamente ele coube no carro nao e o mais espaçoso do mundo mas serviu embora nao fosse minha prioridade no momento aquele carrinho preto me empolgou surgiu um forte candidato a companheiro do escort depois de algumas semanas fazendo as contas decidi rodar o estado atras dos 130i manuais disponiveis felizmente haviam cinco a venda no estado destes fui ver quatro minha primeira ideia era encontrar um carro em bom estado e o mais original possivel na minha opiniao alteraçoes em carros como este devem ser feitas com muito cuidado para nao estragar o que ja e excelente mas isso se mostrou bem dificil quase todos os carros tinham alertas bobos no painel ou seja nao visitavam uma oficina especializada ha um bom tempo e ainda tinham donos desleixados ja me mesmo uma quase loira com boa vontade consegue entrar no youtube e descobrir como apaga los enfim eram carros na mao de pessoas que nao sabiam com o que estavam lidando acabei batendo o martelo no ultimo que vi justamente o menos original de todos veio com o pacote escape chip filtro e som mas era o unico com bom historico de manutençoes firme alinhado sem nada de barulhinhos desabonadores nem no interior nem no motor depois de uma primeira volta protocolar ainda meio nervosa decidi que a busca havia terminado pouco depois liguei para o meu pai e contei que havia fechado negocio ele perguntou que carro era e eu disse que era um 130i dois minutos depois ele liga de volta que carro tu disse mesmo quero colocar no google para ver o que e entre o dia que fechei negocio e quando finalmente pude subir a serra para buscar o carro passou se uma daquelas semanas que parecem ter 20 dias o carro estava em gramado com pessoal da supercarros quem nao conhece vale a googlada detalhe interessante e que de brinde eu pude escolher qualquer carro da loja para dar uma voltinha entao foi assim que eu dirigi um gallardo sim como se nao fosse felicidade suficiente para um dia so comprar um bmw ainda dirigi um lamborghini dois itens riscados da minha wish list no mesmo dia na volta para casa quando finalmente pude chama lo de meu coloquei as maos naquele volante firme de couro perfurado e empunhadura grossa com a helice azul e branca ao centro e encarei a linda estrada da descida de serra rumo a minha casa nao posso negar que meus olhos suaram tudo passa uma sensaçao de firmeza precisao direçao suspensao o carro se comunica de uma forma fantastica enfim tudo o que sempre sonhei em um carro em um nivel que eu nem me atrevia a sonhar ate hoje mais de um ano depois ainda sinto uma felicidade idiota e irracional ao dirigi lo escolho o caminho mais longo faço viagens que nao preciso como aprendi com o silber eule um bmw e um carro que conquista o dono com a convivencia no dia a dia e continua surpreendendo mesmo quando a gente pensa que ja o conhece bem nesse ano com o wiesel foram 15 mil km rodados muitas alegrias novos amigos e claro muita pesquisa gasolina e um belo rombo na conta bancaria para tentar mante lo sempre em dia mas isso ja e historia para o proximo post ate la por vanessa elisa project cars #110
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.