ola amigos do flatout peço desculpas pela demora deste terceiro post estava esperando montar o carro o que ainda nao aconteceu para escrever mas antes de falarmos novamente em motor e todas os detalhes do carro tenho que parabenizar e agradecer ao flatout e aos leitores que fazem dessa comunidade um espaço democratico uma reuniao de apaixonados por coisas menos convencionais e muitas vezes um grupo de auto ajuda nao imaginava a dimensao que o site tinha ate ser diversas vezes parado no sinal de transito estacionamentos postos de gasolina encontros por pessoas me perguntando se era o t jet do project cars e pedindo dicas e informaçoes tambem pelo facebook agora so falta um adesivo do site pra identificar o projeto nao foi uma indireta mas vamos la falar do que interessa hoje o post vai ser mais curto vou so apresentar o que estar por vir ja que o carro nao teve quase nenhum upgrade desde o ultimo post pra alegria dos meus pais na ocasiao falei sobre a dinamica do carro com as molas eibach da melhora significativa em estabilidade e dos infelizes fim de curso em algumas situaçoes para resolver este problema a opçao era utilizar amortecedores esportivos com mais carga e hastes menores mas pesquisando um pouco melhor no brasil deparei com opçoes pouco confiaveis ja que a maioria das marcas dos chamados amortecedores preparados oferecem amortecedores recondicionados e comentando com amigos que utilizam disseram que vazamentos sao uma constante decidi entao procurar por alguns amortecedores aftermarket de verdade e fui logo a procura de peças bilstein mas o custo com frete e taxa de importaçao assustam ate os mais dispostos ha tambem a opçao de amortecedores koni os mesmos do abarth europeu mais acessiveis mas tambem sao muito caros optei por uma alternativa que confesso me deixou muito incredulo no começo e sei que muitos vao chamar de gambiarra mas acreditem funciona depois de muita conversa e pesquisa parti para os chamados urethane buffer ou urethane cushion sao peças de uretano um tipo de polimero que sao colocadas entre um elo das molas e fazem com que as pancadas tenham fim e preservem o conjunto original diminuindo consideravelmente o risco de estourar os amortecedores surpreendentemente a estabilidade tambem melhorou resolvido o problema dos amortecedores era hora de buscar mais folego pro pequeno a ideia inicial era utilizar uma turbina plug and play e por isso logo veio a mente a garrett gt1446 mesma de alguns modelos abarth como 500 e do proprio punto e uma turbina com dimensoes um pouco maiores do que a ihi original e que teria uma excelente pegada com um aumento pouco perceptivel no lag mas para render o que estou buscando em torno de 230/240cv ela teria que trabalhar bem proxima do limite e talvez nem fosse possivel chegar nisso sempre fui curioso por mais detalhes da preparaçao dos carros da copa linea e sabia que apos a primeira temporada quando rodaram com as garrett gt 1446 passaram a utilizar um modelo da master power feita exclusivamente para a competiçao depois de conversar com diversas pessoas preparadores e amigos cheguei ao ricardo dilser que muitos aqui ja devem conhecer pelas diversas apariçoes na tv na fullpower e presença em muitos eventos pelos autodromos brasil afora fui extremamente bem recebido por ele o cara e gente finissima gosta como nos entende muito de preparaçao e ainda sabe todos os pontos fracos e fortes desse motor afinal foi um dos idealizadores da copa pois bem depois de um longo cafe em que me contou toda a historia da categoria dos seus carros e com detalhes me deu uma bela consultoria novamente muito obrigado chegamos a receita ideal basicamente a mesma utilizada por ele no seu bravo t jet daily driver e dos lineas mas claro com um acerto mais conservador a turbina que vou usar e a master power utilizada na segunda temporada da competiçao ar 42/ 49 totalmente plug and play sem necessidade de adaptaçao em coletor linha de arrefecimento ou lubrificaçao a unica peça nova que sera desenvolvida e o downpipe pois a fixaçao na caixa quente e diferente coisa simples mas que tive a fundamental ajuda do pedro amigo de infancia que esta fazendo um belo trabalho na construçao do formula sae na ufmg para desenhar a flange do escape em autocad para suprir a massa de ar extra serao usados bicos injetores marelli racing de 60lbs e para tirar os 230cv de motor com cerca de 1 1kg de pressao o acerto sera feito no alcool e85 15% de gasolina e 85% de alcool facilitando assim as partidas a frio sem necessidade do tanquinho a bomba de combustivel original sera mantida bem como o miolo do motor e intercooler apesar de ter uma turbina com potencial para cerca de 285cv ficarei longe disso por enquanto pois acima dos 230 cv sao necessarios pelo menos pistoes forjados o cambio sera tratado com muito carinho antes que me perguntem rs vou mante lo original e ver como sera o comportamento ao longo do tempo se as engrenagens nao suportarem a força maior terei que buscar uma opçao forjada a principio estou considerando somente a substituiçao da embreagem por uma de 4 discos e de ceramica a montagem do carro esta agendada para este mes e na primeira semana de fevereiro sera feito o acerto na propria central novamente pelo overspeed e em dinamometro volto em breve com boas novas e com o cofre mais ou menos assim ate la por henrique oliveira project cars #113
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