Por Júnior Gaboardi, Project Cars #114
E aí, Flatouters! Post número 13 com muitos upgrades e problemas na primeira etapa do time attack 2019! Para começar, logo depois da última etapa do ano passado levei o carro para instalação da eletrônica. A escolhida foi a Injepro S4000, mais Dashpro, mais Peak & Hold 4. Também foi instalado um wideband Bosch e sensores de pressão de óleo e combustível.
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Foi uma decisão um pouco difícil no começo porque eu pretendia comprar uma Apexi Power FC, que é plug and play, e manter a originalidade do carro. Mas como o projeto foi mudando com o tempo, principalmente depois que entrei no time attack, acabei mudando de ideia e peguei a Injepro.
Depois de instalada a eletrônica, começamos a preparar o carro para receber o turbo, mas no caminho decidimos fazer algo mais radical. A primeira coisa foi eliminar todo o sistema de ar-condicionado because racecar!
O seguinte passo foi desmontar tudo no vão do motor, lavar, pintar, reorganizar toda a fiação, passar a bateria para atrás e as caixas de fusiveis para baixo do painel.
Instalamos uma chave corta-corrente e pintamos a caixa de direção.
No meio do caminho decidi comprar uma transmissão de seis velocidades de Toyota Runx Z, já que a relação de marchas dela é muito mais curta que a transmissão de Corolla que eu tinha. Aqui deixo uma pagina bem legal para quem quiser fazer comparativos, essa página, Cargister, me ajudou muito na minha decisão de trocar a transmissão.
Colocamos a transmissão no lugar para ver se tudo era igual e para saber se não precisava modificar nada. Tudo encaixou certinho e também fizemos a troca do diferencial aberto pelo LSD que eu tinha na outra transmissão.
Depois de terminado o trabalho no vão do motor, desmontamos parte do motor para solucionar alguma fugas de óleo e também pintar tudo e deixar como novo outra vez.
Também pintamos a transmissão, tensor da correa, alternador, motor de arranque e bomba hidráulica.
Ao desmontar tudo acabamos descobrindo que a minha embreagem estava morta. Acabei comprando uma embreagem da Competition Clutch de quatro pastilhas Stage 5.
Também modificamos uma admissão de 2ZZ-GE para encaixar no meu motor, ja que a admissão original do meu motor é de plástico e não aguenta a pressão do turbo.
Outra melhora foi o modificar a flauta de combustível com retorno e tambem um regulador de pressão de combustível externo.
Já que no Paraguai as temperaturas são extremas e a parte de refrigeração sempre sofre bastante também comprei um termostato racing da Mishimoto que abre em 68º C.
Depois de 20 dias de trabalho e muitos contratempos conseguimos montar tudo denovo em seu lugar.
A ideia era que enquanto estávamos fazendo tudo isso (em janeiro) o kit turbo e os freios novos chegassem, mas o contâiner q trazia minhas coisas teve um problema e acabou atrasando dois meses, mudando todo o planejamento para a primeira etapa do time attack, que seria dia 24 de março.
Esperamos até duas semanas antes do time attack e decidi que ia correr aspirado pela última vez, já que não ia dar tempo de instalar tudo, testar e levar ao dinamómetro em duas semanas.
Então levamos o carro ao dinamômetro uma semana antes do time attack e o resultado foi um pouco abaixo do esperado, mas acredito que foi por causa da admissão modificada que instalamos que acabou baixando um pouco a potência por ser mais curta que a original e ter um plenum mais pequeno.
A potência ficou em 146,7 cv (3,7 cv a mais que a potência original), e 18,9kgm (1,5kgm mais do que o torque original).
Dois dias antes dos treinos para o time attack chegou o contâiner com o kit turbo que já estava descartado pelo pouco tempo, meus discos de freio e as pastilhas novas.
O freio escolhido foi do Subaru Impreza STI GC8 de quatro pistões, discos slotted da DBA, e pastilhas Hawk DTC. Tivemos q modificar o suporte das pinças e fazer um calço para centralizar os discos para poder adaptar ao meu carro os freios da Subaru.
Terminamos o carro a somente horas do inicio dos treinos e sem dormir nada.
Time Attack Paraguay 2019 – Primeira Etapa
Chegando nos treinos, vou à pista dar umas voltas para reconhecimento e na segunda volta faço uma redução de terceira para segunda, mas a segunda não entrava. Tento de todo jeito até que depois de várias tentativas não entravam mais a primeira, segunda, quinta e sexta.
Boto em terceira, já que só terceira e quarta entravam, e fui para os boxes. Lá revisamos e uma das presilhas dos cabos tinha caído.
Saí dos treinos e fui buscar a 30 km dali a presilha que um amigo tinha. Quando voltei ao treino tinha acontecido um acidente bem feio e os treinos foram suspensos. Também foi agregada uma chicane na reta para diminuir a velocidade dos carros no dia do evento.
Instalamos a presilha, testamos, e tudo funcionava normal. Achamos que era só o seguro que tinha saído do lugar e ficamos tranquilos.
Domingo, no dia do evento, na primeira saída à pista e no mesmo lugar, faço a redução de terceira a segunda e a mesma coisa acontece. Coloco a terceira e volto para os boxes. Revisamos outra vez e o prendedor do cabo estava no lugar. Acabamos achando que o problema era a transmissão e abandonei a prova.
Fiquei meio puto por termos trabalhamos tanto e não ter como correr. Quando esfriei a cabeça pensei e fui ver com o pessoal da organização. Não tinha registrado nenhum tempo com o Celica, já que não tinha passado pela linha de chegada. Então perguntei se dava para mudar o carro inscrito e me disseram que sim.
Então peguei meu daily driver, um BMW E46 320i automatico totalmente stock e, sem nunca ter andado com ele em pista, pensei: vou tentar ao menos ganhar alguns pontos para o campeonato, já que não podia correr com o Celica. De repente alguém também tem algum problema e não consegue correr e tal, ou tem poucos inscritos nessa etapa e consigo, sei lá, uns 10 pontos.
Fiz só umas nove voltas com ele e depois parei para não voltar a pé para casa. Quando fui ver os tempos descobri que só tinha três inscritos nessa etapa na categoria, então acabei ficando em terceiro lugar e somando 60 pontos!
Livre:
- Miguel Larreinegabe (Mitsubishi Evo VII) 55.780
- Allan Aquino (Mitsubishi Evo X) 57.660
- Jose Zelaya (Misubishi Evo IV) 59.045
TS RS:
- Victor Muñoz (Fiat Linea TC2000) 59.950
- Emil Mendoza (Volkswagen Gol MI Turbo) 1:05.904
- Airton Gaboardi Jr. (BMW e46 320i) 1:08.082
AWD RS:
- Torky Amarilla (Subaru Impreza STI) 59.972
- Fabian Valdez (Subaru Impreza STI) 1:00.481
- Michel Mendoza (Subaru Impreza STI) 1:00.648
Super Sports:
- Wilfrido Samudio (Porsche 911 GT3) 56.052
- Luis Rios (Porsche 911 Turbo S) 59.087
- Nadia Aranda (Nissan GTR) 1:03.285
AWD:
- Victor Chavez (Mitsubishi Evo X) 1:00.258
- Cesar Lobos (Mitsubishi Evo IX) 1:00.598
- Justo Pedretti (Subaru Impreza STI) 1:02.130
TS-B:
- Ariel Agüero (Nissan 350z) 59.961
- Oscar Fernandez (BMW Z4) 1:03.161
- Oscar Fernandez (Mercedes SLK) 1:06.723
TS-A:
- Eduardo de Puerto (Toyota Celica Sports M) 1:01.150
- Eduardo Adorno (Honda CRX SIR) 1:02.459
- Oscar Torales (Toyota Runx Z) 1:03.719
No proximo post finalmente a instalação do turbo!!! Até mais pessoal!!!