e ai galera gearhead chegamos no meu sexto post depois de quatro meses do ultimo quando contei sobre a troca do cambio automatico pelo manual desde o ultimo post fiz algumas mudanças visuais no carro consegui o parachoque dianteiro original do modelo 2003 2005 um lip da c one de poliuretano um spoiler original trd com a terceira luz de freio por que o que eu tinha era uma replica em fibra de vidro e a tampa trd que foi muito dificil de encontrar para esconder a terceira luz de freio original ja que o spoiler traz a terceira luz de freio [gallery columns= 5 link= file ids= 111735 111736 111737 111739 111740 ] como ficou depois da pintura [gallery link= file ids= 111741 111742 111743 ] outra modificaçao visual que fiz foi as luzes de neblina que optei por nao usar as originais e fazer uma modificaçao que encontrei em alguns celica europeus que e a utilizaçao das luzes de neblina do ford focus mk1 elas encaixam como se fossem feitas para o celica [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 111744 111745 ] tambem decidi fazer uma melhora nos freios ja que minhas pastilhas estavam terminando comprei as ebc yellowstuff e tambem troquei as linhas de freio originais pelas linhas de freio de aço inox da stoptech e trocar todo o fluido de freio dot3 por um dot4 sintetico da castrol [gallery link= file ids= 111746 111747 111748 ] desde que fiz o swap de transmissao quase todos os fins de semana tenho pegado a estrada com alguns amigos do celica group paraguay para aproveitar tudo o que o cambio manual tem de divertido e desestresar um pouco em uma dessas viagens o motor começou a consumir oleo de forma exagerada outra vez como eu ja tinha comentado no primeiro post sobre o problema cronico de consumo de oleo dos 1zz fe que afetou os celicas e mrs de 2000 a 2002 como eu na epoca nao sabia que para solucionar isso tinha que trocar os pistoes foi feito somente a retifica do do motor cinco anos mais tarde o problema voltou a aparecer e foi um susto quando dei uma revisada no oleo e ele estava um pouco abaixo do minimo em menos de 100km rodados depois disso dei algumas voltas pela cidade com o carro mas o motor ja começava a esquentar e cada saida era quase meio litro de oleo entao decidi deixar de usar o carro que ficou parado por umas duas ou tres semanas ate que decidi pasar para o proximo paso do projeto — que ainda nao estava nos planos mas teve que ser adiantado — que era forjar o motor para futuramente instalar um turbo primeiramente fiz uma reuniao com meu amigo e mecanico eduardo gonzalez para ver tudo o que precisavamos de peças e o que ele tambem recomendava trocar ja que queriamos deixar o motor como novo e tambem pelo motor ter andado varias vezes com o oleo baixo a lista de peças ficou assim pistoes forjados wiseco 10 1 de 79 5 mm o pistao original tem 79 mm bielas bronzinas de virabrequin 0 25 mm e bronzinas de bielas 0 25 mm forjadas da monkey wrench racing jogo de parafusos do bloco e do cabeçote do motor corrente guia tensor bomba de agua bomba de oleo e o kit de juntas originas da toyota e tambem valvulas e guias de valvulas dokuro [gallery columns= 4 link= file ids= 111749 111757 111756 111755 111754 111753 111752 111751 111750 111761 111760 111759 111758 111764 111763 111762 ] quando todas as peças chegaram dos eua começamos a desmontar tudo [gallery columns= 4 link= file ids= 111765 111769 111768 111767 111766 111770 111771 ] detalhe das bronzinas retiradas bem desgastadas [gallery columns= 2 link= file ids= 111772 111773 ] aproveitando que o vao do motor estava totalmente livre dei uma boa lavada e tambem troquei os canos da fiaçao e muitos parafusos que estavam começando a enferrujar por parafusos de inox [gallery columns= 4 link= file ids= 111774 111777 111776 111775 ] a tampa de valvulas recebeu uma pintura eletrostatica preto fosco micro texturado pistoes e valvulas depois de voltar da retifica os cilindros foram aumentados em 0 5mm aumentando um pouquinho a cilindrada trabalho quase terminado [gallery columns= 4 link= file ids= 111782 111783 111784 111785 ] depois de tudo montado em seu lugar chegou a hora da verdade a primeira partida depois de ter lido varios pc aqui no flatout segui os passos de um pc que eu tinha gostado muito o pc #146 do misubishi eclipse gsx com motor forjado do cesar mazzocato [youtube id= oeachx5c78k width= 620 height= 350 ] segui os procedimentos exatamente igual pois como ele disse em seu pc e muito investimento para querer economizar uns litros de oleo e alguns filtros dei a partida e em cinco minutos esgotamos o oleo que saiu meio cinza purpurinado mais meia hora com o motor ligado e outra troca de oleo e filtro e depois outra troca quando o motor chegou a 100km e finalmente a ultima em 1 000km para depois seguir a manutençao normal de 5 000 km ou seis meses como sempre faço trabalho terminado e novo filtro de ar aem dryflow [gallery link= file ids= 111786 111787 111788 ] fiz os primeiros 100km sem passar dos 3000 rpm os 400km seguintes sem pasar dos 4500rpm e assim progressivamente ate os 1000km onde tudo funcionou perfeitamente sem nenhum problema agora e aproveitar o carro ate conseguir juntar a grana para o kit turbo e isso ai pessoal ficamos por aqui e ate o proximo post abraço [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 111791 111792 111794 111795 111796 111797 111800 111790 ] por junior gaboardi project cars #114
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