fala galera gearhead do flatout meu nome e junior gaboardi tenho 26 anos e sou de medianeira parana mas moro em asuncion no paraguai faz mais ou menos uns 12 anos neste primeiro post gostaria de apresentar a voces meu toyota celica gt ano 2002 mas antes como de costume vou falar como sobre minha ligaçao com os carros tudo começou ainda quando eu era pequeno sempre colecionando revistas carros em escala e assistindo as corridas de formula 1 meu primeiro carro foi um toyota corolla 1999 automatico que comprei em 2009 era um carro muito bom no ano e meio que tive ele nao tive problema algum depois de um tempo mais precisamente no final de 2010 consegui juntar uma grana e comecei a procurar um carro que tinha visto pela primeira vez ao vivo em 2008 um toyota celica de setima geraçao que foi fabricada entre 2000 e 2005 como alguns de voces devem saber no paraguai ha muitos carros japoneses e americanos entao nao foi dificil encontrar o que eu queria as opçoes eram variadas so nao estava encontrando a versao gts por que nessa epoca quase todos os celica que foram importados eram da versao gt por isso acabei comprando um gt 2002 azul americano com 86 000 milhas o carro o celica e um liftback equipado com o motor 1 8 1zz fe aspirado de quatro cilindros com comando variavel que produz 143 cv a 6 400 rpm 17 mkgf a 4 300 nao e muito mas ele e um carro bem leve e tem uma boa aceleraçao de zero a 100 km/h 8 7 segundos e chega a 220 km/h alem disso na cidade ele roda mais ou menos 10 km/l e na estrada fica na casa dos 12 km/l a transmissao e automatica ect de quatro velocidades o projeto quando comprei o carro ele estava totalmente original nao tinha nada modificado no visual e nem na parte mecanica ate as rodas eram as originais de fabrica ainda inicialmente eu nao tinha intençao de modifica lo mas com o tempo comecei a ter ideias pra pequenas mudanças — principalmente na parte visual a primeira coisa que fiz foi trocar as rodas originais de 15 polegadas com pneus 195/60 por umas enkei de 17 polegadas e pneus bridgestone 225/45 o passo seguinte foi a instalaçao do bodykit trd toyota racing development que era o unico que eu gostava por ser original e nao ficar com cara de tuning na verdade inicialmente so coloquei as saias na lateral e na traseira em seguida tambem pintei as rodas de preto e instalei farois de xenonio 6 000 k entao começaram os problemas os celica gt e alguns outros carros da toyota com motor vvt i fabricados de 2000 ate 2002 tem um problema ou uma caracteristica como dizem aqui no flatout que com o tempo faz com que o motor comece a consumir oleo — algo em torno de um litro cada 5 000 km mas com uso em rotaçoes mais altas esse consumo ainda aumenta um pouco isso nao seria um problema se eu olhasse sempre o nivel do oleo mas como eu nao tinha esse costume acabei aprendendo da pior maneira possivel eu estava viajando muito e pisando muito com todas as viagens que eu fiz sem perceber que o nivel do oleo estava baixo e a alta quilometragem do motor ele começou a roncar e o resultado foi fazer uma retifica no fim ficou ate barato perto do que poderia ter acontecido enquanto o motor era consertado aproveitei para trocar o radiador que tinha algumas perdas e as lanternas traseiras por outras do modelo 2003 a 2005 depois de terminada a retificaçao do motor consegui o parachoque dianteiro do bodykit trd tambem troquei o escape por um esportivo onde obtive um pequeno ganho de rendimento foi ai que apareceu outro problema a transmissao automatica começou a falhar nao entrava mais a quarta marcha depois ja nao entrava a terceira marcha resultado tive que reconstruir a transmissao completa quando aconteceu isso nao queria mais saber do carro fiquei meio desanimado pelos problemas que ele teve em tao pouco tempo e ate acabei botando o carro para vender mas uma semana depois pensei muito e acabei mudando de ideia afinal o carro estava inteirao tinha motor radiador e transmissao novinhos entao dei continuidade ao projeto consegui uma entrada de ar maior um presente do meu mecanico e hood pins da sparco que acabei nao gostando muito e trocando pelos aerocatch que e usado em muitos carros de corrida dando um toque bem racing consegui farois originais hid que eram opcionais do modelo 2003 2005 e finalmente o que faltava do bodykit trd a asa traseira alta o motor a primeira modificaçao que fiz no motor foi retirar a caixa do filtro de ar e colocar um filtro de admissao conico da k&n que ajuda a melhorar o rendimento do celica tornando o carro melhor em altas rotaçoes alem de dar um ronco bem mais legal tambem coloquei o escudo anti calor da injen no filtro uma barra anti torçao de aluminio na frente tampa do reservatorio de oleo de aluminio da trd e filtro de oleo k&n as ultimas modificaçoes que fiz foi trocar as luzes de neblina originais que nao ficavam legais com o parachoque trd por umas hella de quatro polegadas que ficarao muito melhores e trocar os repetidores dos piscas dos para lamas por um modelo menor usado nos celica europeus as proximas modificaçoes que eu pretendo fazer serao a troca da polia original do alternador por uma de aluminio da mwr ajudando a minimizar a perda mecanica e aumentando a vida util do alternador tambem quero colocar parafusos de aluminio nas rodas e alguns detalhes em fibra de carbono da carbign craft como sempre estou mudando alguma coisa as proximas eu mostrarei nos posts seguintes ate la por junior gaboardi project cars #114
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